Publicado em fevereiro 27th, 2017 | por Renato J. Lopes
Review – Orléans: domine a França medieval
Summary:
4.5
Em Orléans da dlp games você volta à época medieval a região de “Orleans” na França. Você precisará recrutar de seguidores para expandir seu domínio. É um jogo com muitos caminhos para a vitória, em que você vai tentar realizar o máximo de ações possíveis em cada rodada, de forma a aproveitar bem os trabalhadores e realizar uma estratégia vencedora. Chama a moçada da vila que o jogo vai começar.
Componentes
Coisa linda de se ver e jogar. A produção europeia como sempre dando de dez a zero nas nacionais. Os tabuleiros de jogador não são muito grossos, mas não envergam e tem uma qualidade de impressão indiscutível. A maioria das peças são de marcadores de papel, de diversos formatos, mas ainda assim de qualidade ótima. Os marcadores de madeira e as casinhas também são de qualidade muito boa. Só não levou a nota máxima, porque descobri que existe uma versão de luxo com meeples para os seguidores. E pelas imagens, ficam muito mais bonitos.
O jogo
Orléans possui uma mecânica muito interessante de jogo. É basicamente um pool building, em que você vai recrutando seguidores, colocando eles num saco de pano. Para fazer ações, você precisa alocar os seguidores em determinados locais do seu tabuleiro individual. De lá você pode realizar as ações que estão localizadas no tabuleiro central. Em toda rodada existem eventos que podem fazer você descartar mercadorias, pagar dinheiro, ou até sacrificar algum seguidor ao jogo.
Existe ainda um mapa com uma trilha que dá mercadorias e faz uma das formas mais fortes de pontuação do jogo, que são as casas de comércio. Muitas das ações são simultâneas, o que dá um charme a mais ao jogo. Tudo isso em 18 rodadas marcadas pela ampulheta.
Objetivo do jogo
Seu objetivo em Orléans será desenvolver a sua vila, recrutando seguidores e viajando para construir casas de comércio e receber mercadorias. No final do jogo é feita uma contagem de pontos para ver quem conseguiu a maior quantidade de desenvolvimento. Essa pontuação é dada por moedas, mercadorias, e a multiplicação de desenvolvimento pela soma de casas de comércio e marcadores de cidadão.
A rodada
A rodada acontece em 7 etapas que vamos explicar a seguir.
1- Ampulheta: o jogador inicial pega um marcador de ampulheta e verifica com todos qual será o evento daquela rodada.
2- Census: caso haja um jogador sozinho liderando a trilha do fazendeiro, ele ganha uma moeda. Caso um esteja por último, paga uma moeda. Em caso de empate, não acontece o pagamento. Em dois jogadores o último não paga, mas o primeiro recebe.
3- Retirar seguidores: cada jogador retira do seu saco a quantidade de seguidores, de acordo com o número de seu marcador na trilha do castelo e coloca no seu tabuleiro do espaço do mercado. Essa fase pode acontecer simultaneamente entre os jogadores. Caso o jogador queira puxar um trabalhador alocado no tabuleiro, ele pode pegar seguidores a menos do caso, para retirá-los de lugares do tabuleiro. Ele não pode retirar mais seguidores do que os espaços de mercado que ele possui.
4- Planejamento: os jogadores deslocam os seguidores do mercado e colocam nas ações do seu tabuleiro individual. Essa fase também pode ser realizada simultaneamente. O jogador pode alocar quantos seguidores ele quiser, ou nenhum se for o caso.
5- Ações: a partir do primeiro jogador, cada jogador realiza uma das ações escolhidas no tabuleiro. Após realizar a ação, o jogador retira os seguidores utilizados e os coloca de volta no saco. Caso um jogador passe, ele não pode mais fazer ações naquele turno. Quando todos passarem, finaliza essa fase.
6- Evento: o efeito do evento é realizado.
7- Primeiro Jogador: o marcador passa para o jogador à esquerda do primeiro jogador da rodada atual.
As ações e lugares
Cada lugar do tabuleiro de Orleáns mostra uma ação, sendo que é necessário ao menos dois seguidores para realizar cada ação. O jogador por alocar o seguidor sem ser em um espaço que naquela rodada vai ser ativado. Ele pode, inclusive deixar todos os trabalhadores necessários para realizar uma ação no lugar e ativar na rodada seguinte. As ações são limitadas pelos marcadores de seguidores e pelas trilhas, quando um jogador chegar ao final daquela trilha, não pode mais realizar aquela ação. Caso não haja mais daquele tipo de seguidor, também não é possível fazer mais aquela ação.
a) Fazenda: ao realizar a ação, o jogador pega um fazendeiro e coloca no saco, em seguida ele anda um na trilha do fazendeiro e ganha o bem indicado na trilha.
b) Vilarejo: é possível pegar um navegador, artesão ou comerciante e ganhar o benefício de acordo com cada um.
Navegador: pega um navegador e coloca no pool e em seguida anda na trilha, recebendo a recompensa indicada em dinheiro. O jogador que alcançar primeiro o marcador de cidadão, pega ele para si.
Artesão: pega um artesão, o coloca no saco e anda na trilha, recebendo um marcador de tecnologia. Esse marcador funciona como um seguidor permanente, ocupando seu lugar, sem precisar descartar. Ele não pode ser colocado no lugar de um monge, nem em lugares com apenas um espaço de ação, ou dois marcadores numa mesma localidade e nem pode mudar de localidade o marcador depois que colocou.
Comerciante: pega-se um comerciante e o coloca no saco. Em seguida, anda-se na respectiva trilha, sendo que no primeiro espaço é possível construir uma localidade de nível 1. Nos espaços seguintes, é possível construir uma das localidades de nível 1 ou 2.
c) Universidade: pegue um estudioso, coloque no saco e ande na trilha do mesmo, em seguida, ande na trilha de desenvolvimento o número de espaços indicados.
d) Castelo: pegue um cavaleiro, coloque no saco e ande na sua trilha, aumentando a quantidade de seguidores que são retirados do pool por rodada. O primeiro jogador a passar pelo marcador de cidadão, pega aquele marcador para si.
e) Monastério: pegue um monte e coloque no saco. Ele serve como um coringa e pode substituir qualquer tipo de seguidor.
f) Navio: faça uma viagem entre uma trilha de água (azul), podendo pegar um dos bens que esteja no seu caminho.
g) Carroça: mesma coisa do navio, mas pelas estradas de terra.
h) Casa de Comércio: pode colocar na cidade em que seu mercador se encontra, uma casa de comércio. Só pode construir caso não haja ali nenhuma outra casa. Só em Orléans é permitido a todos os jogadores construírem.
i) Escriptorum: ande um espaço na trilha de desenvolvimento.
j) Prefeitura: durante o planejamento pode ser colocado 1 ou 2 seguidores (menos os iniciais dos jogadores). Na hora de realizar a ação é possível colocar um ou todos os seguidores no tabuleiro de benefícios e receber aquele benefício na hora. O jogador que colocar o último seguidor e completar um dos espaços, pega o marcador de cidadão respectivo.
A trilha de desenvolvimento
Na trilha existem alguns símbolos que representam benefícios concedidos aos jogadores. Quando passar por um espaço com número de moedas, o jogador recebe aquela quantidade de dinheiro, que só acontece na primeira vez que passa. Existem ainda alguns marcadores de cidadão que são dados para o jogador (ou jogadores) que passar primeiro pelo espaço indicado. As estrelas amarelas indicam o estatus de desenvolvimento, que vai determinar quantas moedas o jogador recebe no evento renda e na ação Hospital. Também é o multiplicador de pontos no final de jogo, como veremos a seguir.
Tortura
Caso você precise pagar algo durante o jogo e não tenha dinheiro, será preciso passar pela tortura. Para cada moeda que você tiver que pagar, pode substituir por uma casa de comércio (construída ou do estoque), um seguidor da bolsa (se retirou um personagem inicial, deve retorná-lo à bolsa e retirar outro até que satisfaça a ação, um ponto de desenvolvimento, uma mercadoria, uma construção, ou um marcador de tecnologia. Todos os itens perdidos nesse processo são removidos do jogo.
Final de jogo e pontuação
Depois de 18 rodadas, o jogo termina. Isso coincidirá com o final dos marcadores de ampulheta. Antes da pontuação, determina-se quem construiu mais casas de comércio. Este jogador ganhará um marcador de cidadão sobressalente. Em caso de empate, ninguém recebe. Em seguida serão pontuados os seguintes critérios:
Cada moeda vale 1 ponto e mercadorias valem os seguintes pontos: brocado: 5, lã: 4, vinho: 3, queijo: 2 e grãos: 1.
Por último é feita a contagem das casas de comércio, marcadores de cidadão e do estatus de desenvolvimento. Somam-se o total de casas e cidadãos, o resultado é multiplicado pelo valor do status de desenvolvimento de cada jogador.
Quem conseguir a maior pontuação depois disso, é o grande vencedor.
Considerações
Um jogo incrível! Orléans despertou em mim um interesse assim que ouvi falar dele e corri atrás de jogar ou se possível tê-lo em minha coleção. Consegui trocá-lo pelo meu Agrícola (doeu o coração, mas faz parte) e não me arrependi. Um jogo complexo, intrincado e te dá a sensação de ver o que está acontecendo.
É o tipo de jogo que você tem que prestar atenção em todos os jogadores. As fases de ação simultânea não podem te enganar e querer fazer seu jogo sem analisar o que os outros jogadores estão fazendo. Como os tiles são limitados, você tem que cuidar pra não ser travado ou desperdiçar suas ações.
Sobre as ações, é um charme do jogo a forma como elas acontecem. Você vai se ver no começo podendo realizar poucas ações, e ao longo das rodadas conseguindo mais e mais. Em alguns momentos será estratégico deixar algumas ações preparadas, mas só realizá-la nra próxima rodada. Ou de repente você preparar isso e ver que compensa fazer aquela ação ainda na rodada ativa.
Mais considerações
A sacola de seguidores que no começo é bem vazia, no final do jogo vai parecer um saco de balinha de Papai Noel. Do meio do jogo para a frente, não tenha medo de “perder” trabalhadores para a ação da Prefeitura, pelo contrário. Ali é uma ótima forma de conseguir mais marcadores de cidadão. Isso ainda vai ajudar a limpar o seu pool.
As mercadorias podem dar muitos pontos, mas mesmo que não seja esse o seu foco, tenha sempre alguma coisa, para pagar nos eventos solicitados. Não compensa pagar 5 moedas ao invés de uma mercadoria.
As casas de comércio e a trilha de desenvolvimento são as melhores formas de pontuar, em conjunto com os marcadores de cidadão. Investir nessa combinação é praticamente uma forma de garantir uma boa pontuação.
Outra forma de conseguir muitos pontos é investindo nas construções. Existem coisas ali que dão muitos benefícios durante o jogo e uma boa estratégia nessa parte pode garantir a vitória. Até o jogo oferece um modo de jogar com cada jogador eliminando uma construção, para tentar equilibrar isso.
Essa complexidade e muitos caminhos para se ganhar o jogo acaba se tornando ele obrigatório em qualquer coleção. Vamos torcer para que a parceira da TMG aqui no Brasil lance esse jogo logo.
O único quesito negativo, é que você pode ser obrigado a realizar certas ações, de acordo com o que os outros jogadores está fazendo. Se você vê todo mundo pegando construções, você vai ter que ir lá também. De certa forma é algo que pode acontecer, mas nada que atrapalhe também.
Um jogo que cada vez que jogo, dá mais vontade de jogar!
O que gostei em Orléans
- Mecânica simples e envolvente;
- Arte e componentes ótimos;
- Muitas possibilidades de pontuar;
- Um jogo que oferece diversas formas de ganhar.
O que não gostei em Orléans
- Alguns momentos do jogo te forçam a fazer determinadas ações.
Orléans é indicado para:
Fãs de eurogames médios e pesados, de jogos de pool building, jogadores experientes e que gostam de salada de pontos no final.