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Publicado em maio 29th, 2019 | por Renato J. Lopes

Review PaperGames Pocket: Claim, Brave Rats e Quem Foi?

Review PaperGames Pocket: Claim, Brave Rats e Quem Foi? Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.2


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Sabe aquele momento em que você quer jogar algo e não tem muito tempo? Ou está indo para uma viagem e não tem espaço para levar um jogo grande? Vai deixar de se divertir por isso? Não! Conheça a linha PaperGames Pocket, uma coleção de pequenos jogos que cumprem com excelência esse papel. Os primeiros lançados foram Claim, Brave Rats e Quem Foi? Vamos falar sobre eles!

 PaperGames Pocket

Claim é um jogo de cartas para 2 jogadores que disputam o lugar do rei que foi encontrado morto. Para isso, os players irão utilizar das 5 facções do reino. Você precisa ter os votos da maioria das facções para clamar o título de novo rei.

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As cinco facções do jogo base

O jogo

Claim acontece em duas fases: recrutar seguidores e reunir apoiadores. Tudo isso com o objetivo de conquistar votos das facções do reino. No final, quem tiver o apoio de 3 ou mais facções vence o jogo.

A primeira é basicamente um combate de cartas, para disputar cartas que são reveladas. Primeiro cada jogador recebe 13 cartas, depois se revela uma carta do monte. O primeiro jogador joga uma carta de uma facção e o outro precisa jogar da mesma facção. Quem jogar a maior carta da facção inicial ganha e fica com a carta do meio. Ela é colocada ao lado, virada para baixo e forma um novo monte. O jogador que perdeu pega uma carta do baralho, que pode ver, mas sem mostrar para o outro.

A segunda parte acontece a mesma coisa, mas com as cartas de apoiadores, que serão 13. As regras são as mesmas da primeira fase, mas dessa vez, o jogador que vencer, fica com as duas cartas.

Ao final, são reveladas as cartas que cada um ganhou e quem tiver mais cartas de uma facção, ganha o voto daquela facção. No caso de empate, vence quem tem a carta de maior valor. Quem conseguir votos de ao menos 3 facções, vence o jogo e é declarado o novo rei.

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O Cavaleiro elimina o Goblin, se jogado depois dele

Nem tão simples assim

Antes que me esqueça, Claim tem um toque de novidade nas cartas que o fazem mais interessante. A regra diz que ganha quem tiver a maior carta da facção jogada vence, mas isso pode mudar. Cada facção tem uma habilidade diferente, que pode mudar toda a rodada. Sim!

Os Goblins é a única facção que não tem poder. Os Cavaleiros sempre vencem um Goblin se jogados depois dele, independente do número. Os Mortos-vivos não são descartados na fase um, mas colocados no baralho do vencedor da rodada. Na fase dois, os Anões jogados na rodada vão para o baralho do perdedor. Os Doppelgängers são considerados coringas e podem ser jogados mesmo que o jogador possuir uma carta da facção atual, mas não adquirem os poderes especiais.

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Os Mortos-vivos e os Anões também têm habilidades

O que achei do jogo?

É um divertido e interessante jogo de vaza. As habilidades dão o “tcham” do jogo e o tempo dele é bem interessante. Para a proposta oferecida é um excelente jogo. O lance para ir bem no jogo e saber dominar as habilidades das facções. São elas que vão fazer a diferença, saber usá-las vão te beneficiar e muito.

Por outro lado, isso pode fazer com que a pessoa que já conheça as habilidades vença mais facilmente. Mas, nada que algumas rodadas não resolvam. Depois de um tempo, vai estar todo mundo se divertindo. O jogo é legal, mas senti falta de uma opção com mais jogadores. Pensando nisso, me lembrei um pouco de Ethnos, apesar de ser bem diferente. Senti a falta de uma iconografia com as habilidades da facção, pois até pegar o jeito, é preciso ficar recorrendo ao manual. Mas um jogo leve para 2 jogadores muito interessante.

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Os fantasmas são promos com habilidades únicas

Brave Rats

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Brave Rats é outro jogo divertido para 2 jogadores, ainda mais rápido. Em apenas 5 minutos você consegue jogar uma partida. O que vai te levar a jogar várias seguidas. Mais uma história de sumiço de rei e dois clãs disputando a coroa. Os primeiros são os Yargs, os bárbaros de azul e os Applewoods, os civilizados de vermelho. A questão é que os dois príncipes estão apaixonados pelas princesas do clã rival.

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As cartas do clã Applewoods

O jogo

Cada jogador recebe um conjunto igual de 9 cartas, com personagens iguais e as mesmas habilidades. Os jogadores escolhem secretamente uma carta para jogar e revelam simultaneamente. Vence quem tiver a maior força (número da carta), mas isso pode mudar de acordo com os poderes das cartas. No caso de empate, a rodada é suspensa e o vencedor da próxima rodada, vence também a anterior.

O jogo termina quando um dos jogadores vencer 4 rodadas, as cartas acabar (um empate é declarado) ou alguém jogar a princesa contra o príncipe do outro jogador. No caso deste último, o jogador não somente vence a rodada, mas a partida.

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Ao jogar a Princesa, o jogador vence não somente a rodada, mas a partida

Habilidades

Cada carta, tem uma habilidade que pode alterar o resultado da rodada. O Príncipe sempre vence a rodada, exceto contra o Músico e a Princesa. O General dá +2 de força para a carta da próxima rodada. O Feiticeiro anula o poder especial da carta do oponente. O Embaixador quando vence, vale como 2 rodadas. O Assassino faz com que a menor força vença, exceto pelo Príncipe. Com o Espião, na próxima rodada o seu oponente revela a carta, antes de você escolher a sua. Já a Princesa faz você vencer o jogo, no caso do seu oponente jogar o Príncipe. O Músico coloca a rodada em suspensão e o Imitador copia a habilidade da carta jogada pelo oponente na rodada anterior.

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O Feiticeiro neutraliza a habilidade de outros personagens

Variantes

O manual oferece algumas variantes. O modo Traidor permite que os jogadores troquem uma carta aleatória entre si. No modo Compra de Sorte, os jogadores embaralham as cartas e ficam com 3, jogando 1 e repondo no final do turno. No Rato Rápido, basta vencer 3 rodadas ao invés de 4. Já com a Seleção, os jogadores fazem um draft, revezando quem começa comprando.Na Distribuição Aleatória, todas as cartas são embaralhadas e distribuídas de forma aleatória. No Ataque da Princesa, um jogador troca a Princesa pelo Príncipe do outro jogador, ficando um com 2 Príncipes e o outro com 2 Princesas. Por último, o modo Imperador abre a possibilidade de várias partidas, com o vencedor ganhando 2 partidas ao invés de somente 1.

O que achei do jogo?

Achei ele um jogo mais infantil que o Clam e mais simples. De certa forma, ele exige mais dedução e menos estratégia. Porque você tem que tentar adivinhar qual é a carta que seu adversário vai jogar, para jogar a sua. Uma das coisas difíceis de acontecer é alguém jogar a Princesa no Príncipe, mas acontece. Geralmente, o jogo termina com o final das cartas, ou com um dos players vencendo 4 rodadas.

Ele traz uma boa experiência, mas é realmente um jogo bem simples. Se você busca por jogos mais complexos, fuja dele. Se você busca algo muito rápido e divertido para 2 jogadores, essa é a sua pedida. Muito recomendado para jogar com crianças a partir de uns 6, 7 anos.

Quem Foi?

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Quem Foi? Tem uma pegada de jogo da memória com agilidade em encontrar a carta certa. Nele, alguém fez um “cocozinho” no meio da sala e precisamos encontrar o animal responsável. Mas o lance é que ninguém quer deixar que a culpa caia sobre o seu bichinho, então vence quem conseguir levar menos culpa durante as rodadas.

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Os seis animais do jogo base e a promo do canguru

O jogo

Os jogadores recebem um conjunto de 6 cartas da sua cor, de diferentes animais: gato, coelho, tartaruga, peixe, hamster e arara. A edição nacional veio ainda com a promo do canguru, que não acrescenta regras, é somente um novo bicho.

Começando pelo primeiro jogador, ele coloca uma carta de um animal seu no centro da mesa e diz “não foi o meu coelho”, foi uma tartaruga.

Em seguida, os outros jogadores tem que encontrar a tartaruga em sua mão e colocar na mesa falando “não foi a minha tartaruga” e indicar outro animal. A questão é que somente o primeiro jogador a colocar a carta, pode deixar a carta ali.

Isso acontece até que somente um jogador tenha cartas em mão, ou quando um jogador for acusar um animal e ninguém tiver mais daquele animal. Esse jogador levar a culpa e pega uma carta de coco.

O jogo termina quando um dos jogadores possuir 3 cartas de coco. O jogador que tiver menos cartas, vence o jogo, no caso de empate, eles compartilham a vitória.

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Não foi o meu hamster, foi uma arara!
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Não foi minha arara, foi um coelho!
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Não foi meu coelho, foi um…

O que achei do jogo?

É um jogo aparentemente bobinho, mas muito divertido. É um jogo da memória com emoção, em que você tentará não levar a culpa. Não há muitas estratégias, nem deveria ser assim, afinal de contas, é um jogo de bolso para divertir o pessoal. É ótimo para crianças e tem um tema engraçado.

Jogando ele algumas vezes, percebi que não sou muito bom com a memorização e leva um tempo até você decorar os seis animais. Isso pode evitar você de ser o culpado, o que aconteceu comigo algumas vezes. Depois que decorei os animais, ficou mais fácil não pegar as cartas de coco.

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Quem tiver menos cocos, vence!

Vale a pena ter a coleção PaperGames Pocket?

Depois de jogar os três, vale a pena tê-los na sua coleção? A resposta é sim e não. Se você gosta de jogos família rápidos e divertidos, diria que vale a pena ter os três. Se você quer ter um jogo mais leve para jogar às vezes com 3 pessoas ou mais, recomendaria o Quem Foi? Se tiver que escolher um para 2 jogadores, recomendaria o Claim.

Se você procura um jogo altamente estratégico e competitivo, evite esses jogos. São 3 divertidos jogos que vão levar muito diversão em pequenas caixas. No final das contas, comprando esses jogos, você terá jogos bem produzidos com belas artes e que vão garantir a diversão de toda a família!

Indicados para:

Fãs de party games, jogos leves e family games.


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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