Publicado em dezembro 18th, 2016 | por Renato J. Lopes
Review – Parade: desfilando no país das maravilhas
Summary:
3.6
Atenção! Prepare-se para o grande desfile. Coloque os personagens um atrás do outro, andando em linha e de forma organizada. Para isso você terá que utilizar as cartas, colocando-as em jogo tomando muito cuidado, pois como nesse mundo tudo é ao contrário, ganha quem tiver menos pontos. Evite pegar cartas, ou pegue-as na hora certa, e seja o grande vencedor em Parade!
Componentes
A Fire On Board Jogos conseguiu lançar mais um jogo com componentes da mais alta qualidade. Lançaram a versão de luxo de Parade com cartas de alta qualidade. Um insert em que cabem as cartas com sleeve e uma caixinha pequena, mas resistente e bonita. Não é à toa que recebeu a nota máxima nesse critério!
Na caixa vem: 66 cartas, 1 livro de regras e 1 bloco de notas.
Preparação
A preparação do jogo começa com a escolha de um jogador inicial (no manual pede pra ser quem foi por último em um chá) que vai distribuir 5 cartas para cada jogador viradas para baixo. Em seguida, abre 6 cartas com a face para cima, formando uma fila. Coloca-se a caixa de jogo na frente para indicar o início da parada, o resto das cartas formam o monte de compra.
Objetivo do jogo
O objetivo em Parade é ficar com menos pontos no final do jogo. Ele termina em duas situações: quando um dos jogadores possuir cartas das 6 cores que existem no jogo ou quando o monte de compras terminar.
A rodada
A rodada funciona da seguinte forma: na sua vez o jogador realiza algumas ações em ordem. Primeiro, ele escolhe uma das cartas da mão e a coloca no final da fila. Em seguida ele confere quais cartas terão que ser retiradas do jogo: primeiro as cartas de número menor ou igual a que ele jogou e depois as da mesma cor, que não estejam protegidas.
O número da carta que ele jogou, protege a mesma quantidade de cartas do final da fila para o início. Ou seja, se ele jogou um 4, as primeiras quatro cartas do final da fila, não sofrem o efeito de retirar as cartas. Depois de verificar isso, ele retira as cartas, caso necessário.
As cartas que forem sendo adquiridas da fila, são colocadas abertas em frente ao jogador em colunas, uma para cada cor, aparecendo apenas os números de cada uma.
Depois disso, ele compra 1 carta e termina o seu turno. O jogador à esquerda continua o jogo fazendo as mesmas ações e assim sucessivamente.
Final de jogo e pontuação
Como já foi dito lá o início, ele termina em duas situações: quando um dos jogadores tem cartas de todas as seis cores do jogo ou quando o monte de compras termina.
No primeiro caso, o final de partida é dado, mas todos os jogadores, inclusive o que pegou a carta jogam uma última vez. No segundo caso, quando as cartas acabarem, os jogadores jogam um último turno, até todos terem quatro cartas na mão. Nos dois casos, duas cartas são descartadas e duas são colocadas na coleção do jogador.
Para terminar o jogo, é feita a contagem de pontos. Para isso, primeiro se define qual jogador tem mais cartas de uma determinada cor. Ele vira todas as cartas para baixo e cada uma delas vai valer apenas um ponto, ignorando sua numeração. Em caso de empate, os jogadores que empataram viram as cartas. Em partidas para dois jogadores, é considerado o jogador com mais cartas de uma cor aquele que possuir duas cartas a mais que o outro daquela cor.
Depois de fazer esse processo com as seis cores, conta-se a pontuação de cada jogador. As cartas viradas valem um ponto e as cartas que não foram viradas, tem o valor do número indicado nos cantos. Quem fez menos pontos é o grande vencedor!
Considerações
Um jogo elegante! Apesar de sua simplicidade e beleza, Paradeé altamente estratégico e tem pouca sorte, ou a sorte de todos são iguais, ao pegar as cartas. Você precisa jogar as cartas com sabedoria e pensar bem antes de baixar uma carta. Pois você vai ter que ser rápido o suficiente para pegar as cartas certas ou apenas se proteger de pegar as cartas desnecessárias. Nas primeiras partidas você vai acabar fazendo mais pontos do que deseja, mas aos poucos vai conseguindo se planejar e saber utilizar as cartas da sua mão.
O que gostei
- Arte linda;
- Componentes de qualidade;
- Curva de aprendizado interessante;
- Partidas com duração média.
O que não gostei
- Tema indiferente. Parade poderia ser um desfile de qualquer coisa.
.Indicado para
Fãs de jogos estratégicos, party games lovers, fãs do tema Alice No País das Maravilhas.