Reviews

Publicado em maio 1st, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Port Royal: sorte, pessoas e expedições

Review – Port Royal: sorte, pessoas e expedições Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.9


User Rating: 3.5 (1 votes)

A vida em Port Royal, na época em que a Jamaica era somente uma colônia espanhola, era rodeada de aventura e emoção. Mercadores precisavam contar com a sorte ao negociar com piratas, cidadãos e autoridades. É o que você vai fazer nesse divertido jogo de cartas de mesmo nome, lançado aqui no Brasil pela PaperGames. Mais um jogo do designer queridinho do momento, Alexander Pfister e ilustrações do já conhecido Klemens Franz.

Ficha Tecnica Port Royal-01

Componentes

Já virou rotina, jogos da PaperGames vêm sempre com ótima qualidade. Cartas bem feitas, caixa resistente com verniz localizado e uma caminha de papel que acomoda todas as cartas com sleeves. Mais um acerto para a editora! Que enviou junto do jogo as promos “o Jogador”, com uma nova pessoa e um bloco de anotação de pontos.

O que vem na caixa: 120 cartas e 1 manual de regras.

_FRA8014

Os componentes da versão da PaperGames ficaram ótimos

O jogo

Faça mais pontos que seus adversários conseguindo completar expedições e contratando pessoas. O jogo é basicamente isso, mas o mecanismo de forçar a sorte pode atrapalhar um pouco os planos. Para fazer isso, será preciso ter dinheiro, o que não é muito abundante no jogo, forçando você a fazer decisões que podem custar alguns pontos.

Preparação do jogo

É bem simples a preparação. Todas as cartas são embaralhadas e cada jogador recebe 3 moedas (verso das cartas). Se for em uma partida com 5 jogadores, existe uma carta de expedição que já começa aberta. Se for em menos, o jogo começa, sendo o primeiro jogador o último jogador a visitar um porto.

_FRA8023

Tudo pronto para começar a disputa em Port Royal

O turno do jogador

A rodada é dividida em duas partes: 1 – Descobrir e 2 – Negociar e Contratar. Vamos ver como cada uma das partes funciona.

1. Descobrir

o jogador da vez revela cartas do monte, uma a uma, formando a área de porto. Ele pode fazer isso até ele decidir parar ou quando abrir duas cartas de navio da mesma cor. Neste caso, todas as cartas são descartadas e ninguém pega nada (a não ser que tenha uma carta de ladino, quem tiver essa carta, pega uma moeda).

As cartas

Existem 4 tipos de cartas: Pessoas, Navios, Expedições e Aumentos de Impostos.

Pessoas

Essas cartas quando reveladas vão para a área de porto. Cada pessoa tem um custo indicado na parte inferior, pontos de vitória (dentro de um escudo) no canto superior direito que pode variar de 0 a 3, e uma habilidade no lado esquedo.

Colono, Capitão, Sacerdote e Faz Tudo: eles possuem símbolos que serão utilizados para completar as expedições.

Comerciante: permite ganhar uma moeda a mais do navio da cor indicada na hora de negociar.

Marinheiro e Pirata: possuem espadas que vão ser utilizadas para afugentar navios.

Almirante: você ganha 2 moedas toda vez que for pegar uma carta na fase 2, se houver 5 cartas ou mais na área de porto, mesmo que você não for o jogador da vez.

Ladino: ganha uma moeda se na sua vez de pegar cartas não houver nenhuma na área de porto. Também ganha uma moeda, toda vez que não acontecer a fase 2.

Governador: na sua vez pegar cartas, pode pegar uma a mais. Se for na vez do outro jogador, precisará pagar o custo da segunda carta.

Senhorita: toda vez que contratar uma pessoa, tem 1 moeda de desconto.

_FRA8019

As pessoas de Port Royal

Navios

Quando um navio é revelado, entra na área de porto e se torna uma possível fonte de renda. Eles também podem ser afugentados, caso você possua marinheiros ou piratas com espadas, na quantidade indicada na carta. Aqui, houve um erro na tradução, mas já corrigido pela PaperGames. Você pode afugentar um navio, mesmo depois de revelado, antes de estourar o limite de dois iguais. A primeira versão dizia que estourava antes de ser possível afugentar. Lembrando que os navios com uma caveira não podem ser afugentados. Se saírem 2 navios da mesma cor e você não puder afugentá-los, todas as cartas são descartadas e ninguém pega carta.

_FRA8018

Existem 5 cores diferentes de navios

Expedições: essa carta entra separada da área de porto e fica aberta esperando ser completada. Para completar, o jogador da vez precisa descartar a mesma quantidade de símbolos indicados na carta, em qualquer momento do seu turno.

_FRA8028

Completando uma expedição

Aumento de Impostos

No momento em que a carta é aberta, ela é resolvida. Todos os jogadores que tiverem 12 ou mais moedas, têm que descartar metade, arredondado para baixo. As cartas também vão 1 moeda para jogadores de acordo com o indicado. Pode ser quem tiver mais ou menos pontos, ou até mais espadas. Em caso de empate, todos os jogadores recebem uma moeda.

_FRA8016

Os aumentos de impostos

2. Negociar e Contratar

O jogador da vez poderá pegar de 1 a 3 cartas, de acordo com a quantidade de cores de cartas de navio abertas. Até 3, pega 1. Se saírem 4 cores, pega 2, se forem 5, pega 3. Depois disso, os outros jogadores poderão pegar 1 carta cada, pagando uma moeda para o jogador da vez.

Negociar: o jogador pega uma carta de navio e descarta para ganhar a quantidade de moedas indicada. As moedas são adquiridas do monte de compras.

_FRA8025

Uma das formas mais fáceis de pegar dinheiro é negociando

Contratar: o jogador paga o valor indicado e contrata somente uma pessoa.

Depois disso, é possível que os outros jogadores adquiram uma carta, pagando 1 moeda de custo para o jogador da vez. As cartas que sobrarem são descartadas.

_FRA8026

Pague o custo de 3 e contrate o marinheiro

Final de jogo e pontuação

Port Royal termina assim que um dos jogadores completar 12 pontos. A rodada atual termina até o último jogador jogar. Quem terminar com mais pontos, é o vencedor. No caso de empate, ganha quem tiver mais moedas. Se persistir o empate, a vitória é compartilhada. Existe uma variante que o jogo termina assim que um jogador fazer 12 pontos e ter pelo menos uma expedição completa.

_FRA8030

O jogador 1 ganhou, com 13 pontos, seguido do jogador 2, com 12 e do jogador 3, com 10

Considerações

Port Royal é um push your luck de raiz, no estilo de Dead Man’s Draw. Aqui ele tem uma pegada mais euro, com a necessidade de fazer pontos de vitória, combar habilidades e completar as expedições (objetivos). Isso o torna superior ao citado anteriormente.

As pessoas são cartas que além de dar pontos, vão fazer toda a diferença no seu jogo. Se você for rápido o bastante e conseguir fazer a coleção de pessoas corretas, vai conseguir ganhar muito dinheiro e pegar mais cartas que os outros jogadores.

As expedições são as formas mais fáceis de se fazer pontos, mas em partidas em que elas não vêm, o jeito é investir nas pessoas. Em alguns momentos você vai ter pouco dinheiro e vai ter que pesar bem se vale a pena gastar tudo agora, ou esperar uma rodada para pegar cartas melhores. Lembre-se, se for pegar uma carta na vez do outro jogador, você vai dar a ele 1 moeda, então tem que ser algo que você realmente precise.

Claro, sempre que puder, pegue pessoas com os símbolos, para tentar fechar as expedições assim que sair, pois são as formas mais vantajosas de pontuar.

A escolha da carta ou o momento de parar também é importante. Você pode querer parar uma rodada que ainda não veio o que você quer para evitar que os outros jogadores peguem cartas boas. Então, fique atento!

Pensamentos finais

Gostei muito da dinâmica e possibilidades de ganhar o jogo. Quem não consegue pegar expedições logo de cara, tem uma possibilidade de ganhar o jogo só com as pessoas. Claro que a possibilidade é menor que as expedições, mas ainda assim, é uma chance.

O fato das cartas serem as moedas, dá uma boa rejogabilidade ao jogo, visto que muitas das cartas vão ficar indisponíveis durante uma partida, pois vão ser dinheiro. Pode acontecer de todas as cartas de expedição ficarem ali e forçar os jogadores a investirem nas pessoas. Ou seja, cada partida, vai ser bem diferente da outra.

A questão da sorte do jogo com certeza vai incomodar muitas pessoas. E claro, se alguém consegue começar muito bem no jogo, vai ser difícil você alcançá-lo. Então fique ligado em todas as rodadas.

O que gostei em Port Royal

  • Bom controle da sorte no jogo;
  • Várias possibilidades de ganhar;
  • Boa rejogabilidade;
  • Simples de explicar;
  • Fácil de levar por aí e ótimo custo/benefício;
  • Combos interessantes de habilidades das pessoas.

O que não gostei em Port Royal

  • A sorte pode incomodar algumas pessoas;
  • Difícil alcançar um jogador que consegue começar o jogo muito a frente.

Indicado para

Fãs de jogos carta estratégicos e com duração curta. Admiradores de push your luck e dos jogos de Alexander Pfister. Jogadores iniciantes e experientes.

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑