Reviews

Publicado em julho 4th, 2016 | por Renato J. Lopes

Review – Puerto Rico: uma incrível ilha tropical

Review – Puerto Rico: uma incrível ilha tropical Renato J. Lopes
Complexidade das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4


User Rating: 4.7 (2 votes)

A época das grandes navegações chegou e agora é a sua vez de colonizar uma ilha: Puerto Rico. Aqui você vai desempenhar diversos papéis de forma a ser o governante a melhor desenvolver sua ilha.

O jogo é muito conceituado com mais de 20 indicações e premiações, incluindo o jogo do ano de 2015 pela Ludopedia. A edição brasileira da Grow chegou com muita qualidade, um preço incrível e a popularização do jogo. Atualmente o jogo não está tão barato, mas a prática e conhecimento do jogo continuam crescendo. Vamos ver o que tem de tão encantador nesse jogo de Andreas Seyfarth.

ficha tecnica puerto rico

Componentes

A versão lançada ano passado no Brasil pela Grow, ficou muito bem feita. Não é tão boa quanto a versão de 10 anos, mas é melhor que a sua versão normal da Rio Grande Games, com um design mais bonito e uma arte nova. Os componentes são nos padrões da Grow, ou seja, não espere que os tiles e marcadores venham numa espessura super grossa e acabamento perfeito, nada disso. No início, o custo benefício era muito alto, mas recentemente os valores subiram um pouco, diminuindo um pouco essa vantagem, mas ainda está nos padrões dos lançamentos nacionais. Vale ressaltar que a caixa vem com duas expansões: Novas Construções e Os Nobres.

Jogo base

5 tabuleiros de ilha;

58 fichas do campo;

1 tabuleiro central ;

6 navios;

1 cartela Casa de Comércio;

100 colonos;

1 cartela Governador;

50 barris de mercadorias;

8 cartelas de função;

50 fichas de pontos de vitória (PV);

49 fichas da cidade;

54 moedas.

 

Expansão I – Novas Construções

24 construções bege e pequenas (2x 12 tipos);

2 construções bege e grandes.

 

Expansão II – Os Nobres

12 construções bege e pequenas (2x 6 tipos);

1 construção bege e grande;

2 construções rosa pequenas;

20 nobres (peças de madeira vermelhas, redondas).

 

IMG_7395

O jogo vem com muitos componentes

Preparação

Os jogadores receberão seu tabuleiro individual, dobrões (que variam de acordo com o número de jogadores) e uma ficha de colheita, sendo que o último jogador sempre recebe uma ficha de milho e os demais uma de índigo.

São separados os componentes daquela partida: pontos de vitória, cartas de função, navios de carga, navio de colonos e colonos, de acordo com o número de jogadores, os componentes que sobrarem, voltam pra caixa.

IMG_7397

Preparação para uma partida para 3 jogadores

 

Objetivo de jogo

Em Puerto Rico, o seu objetivo será conseguir o máximo de pontos de vitórias, nas (aproximadamente)15 rodadas do jogo. Você ganha pontos de vitória com a função do Capitão, ao exportar mercadorias e com bônus de algumas construções.

IMG_7415

O playmat de cada jogador representa sua ilha

 

Como funciona uma rodada?

No início do jogo é escolhido um Governador. Ele será o primeiro a escolher sua função, pegar a ficha correspondente e colocá-la a sua frente, e realizar a ação com um bônus por ter escolhido ela. Em seguida, todos os outros jogadores realizam a mesma ação, mas sem o bônus, no sentido horário. Quando todos realizarem aquela ação, o jogador à esquerda do Governador vai escolher uma função e realizar a ação com um bônus, em seguida os outros jogadores também realizam a mesma ação sem o bônus. Depois que todos os jogadores tiverem escolhido uma função uma vez a rodada se encerra. A ficha de Governador passa para o jogador da esquerda que vai ser o novo Governador que naquela rodada vai começar escolhendo uma função. As funções que não foram escolhidas naquela rodada recebem uma moeda para incentivar os jogadores a escolherem elas nas próximas rodadas.

Em alguns momentos você vai escolher uma função apenas pela quantidade de moedas que ela acumulou

Como em cada rodada as fichas vão saindo, o primeiro jogador sempre tem a vantagem de poder escolher entre todas as funções e os outros as que sobrarem. Mas, é importante tomar cuidado, pois sem perceber, você pode escolher uma ação que vai beneficiar mais seus oponentes que lhe ajudar. Então sempre preste muita atenção no que os outros jogadores estão fazendo para escolher a função certa na hora certa.

IMG_7398

O primeiro jogador da rodada começa com a ficha do Governador e escolhe a função de Comerciante

 

As funções

Existem 8 cartelas de função, sendo que duas delas são repetidas (Minerador) e elas serão usadas de acordo com o número de jogadores (partidas com 4 sai um minerador, com 3 saem os dois). Confira o que cada uma delas faz.

Colono: a ação dele é escolher uma das fichas de plantação abertas (que são o número de jogadores mais 1) e colocar em um dos espaços do campo da sua ilha. Quem escolhe essa função tem como privilégio pegar uma ficha de pedreira ao invés de pegar uma ficha de plantação, essa ficha vai dar desconto na compra de construções. As fichas  que sobrarem são descartadas.

Construtor: ao escolhê-lo você pode comprar uma construção em um espaço de cidade em sua ilha. O bônus é o desconto de um dobrão.

IMG_7403

Escolhendo o construtor, o jogador ganhará 1 dobrão de benefício, que junto do desconto da pedreira e seu dinheiro, será o bastante pra comprar a Aduana por 10 dobrões

Prefeito: cada um dos jogadores pega um colono do navio, em sentido horário, nesse momento e apenas nesse momento, os jogadores podem reposicionar todos os seus colonos. O bônus da função é receber um colono adicional do estoque geral, no início da fase.

Produtor: são produzidas mercadorias de acordo com suas plantações e construções de manufatura. A partir do jogador que escolheu a ação, os jogadores vão pegar barris de acordo com sua produção. Após todos os jogadores produzirem seus bens, o jogador da vez pega um barril adicional como bônus, a sua escolha. O milho é a única mercadoria que é produzida sem uma construção. Todas as outras precisam ter construções e para produzir, é preciso ter colonos na plantação e na construção.

IMG_7409

Ao escolher a função do produtor, o jogador produzirá mercadorias diversas, de acordo com a plantação e as construções, além de ganhar uma mercadoria extra

Comerciante: é possível vender mercadorias na Casa de Comércio, recebendo dinheiro de acordo com o valor. Quem escolheu a ação ganha um dobrão a mais. Só pode ser vendido um tipo de mercadoria por espaço. Quando a casa estiver cheia, os 4 barris voltam para o estoque geral.

Capitão: embarque mercadorias em troca de PV. A partir do jogador que escolheu a ação, ele vai embarcar um tipo de mercadoria em um navio. Depois, em sentido horário os outros jogadores vão fazer o mesmo. Depois, a partir do jogador que fez essa ação primeiro, se houver espaços disponíveis, os jogadores podem embarcar outro tipo de mercadoria. Não pode haver dois navios com o mesmo produto e só cabe exatamente a quantidade indicada. No final da fase, as mercadorias não embarcadas dos jogadores são descartadas, podendo guardar apenas 1 barril. Antes da próxima fase, o Capitão esvazia os navios cheios.

Minerador: ele dá um dobrão para quem escolhê-lo e somente para este jogador.

IMG_7406

As fichas de funções do jogo

 

As construções

Existem 2 tipos de construções: as de produção e as comerciais, podendo ser pequenas ou grandes. Todas possuem as mesmas característica gráfica, identificando o custo (canto inferior esquerdo), o benefício que dá (texto na parte inferior), os PVs que darão no final do jogo (canto superior direito) e o lugar para colocar os colonos (em cima do valor de custo e ao lado)..

As construções de produção são utilizadas para produzir bens. Para isso, é preciso colocar um colono na ficha de plantação e outro na construção. As pequenas produzem apenas uma mercadoria e as grandes produzem até 3, sendo que para produzir mais, devem existir plantações com colonos, na mesma quantidade de espaços da construção ocupados.

IMG_7413

As construções de produção

As construções comerciais pequenas vão render ao jogador benefícios nas diversas funções e ações do jogo, de acordo com o que está indicado. Como por exemplo, dar dobrões a mais na fase do comerciante, dar PVs a mais na fase do Capitão, ou até colonos e plantações a mais. Escolha com sabedoria as construções que vão lhe dar benefícios, de acordo com o que você procura naquele momento do jogo.

As construções comerciais grandes vão dar PVs no final da partida, de acordo com construções, colonos, plantações, etc.

IMG_7412

Existem dois tipos de construção comercial: pequenas e grandes

Final de jogo

O jogo vai acabar quando no final de uma rodada acontecer ao menos uma dessas coisas:

  1. No final da fase do Prefeito não houver colonos para embarcar no navio;
  2. No final da fase do Construtor, um ou mais jogadores ocuparem todos os espaços de construção;
  3. Durante a fase do Capitão, acabarem as fichas de PV, os jogadores continuam recebendo seus PVs, anotando separadamente.

Em seguida, todos os jogadores vão somar seus pontos para ver quantos fizeram somando: a quantidade de PVs (incluindo os anotados no papel), a quantidade de PVs de cada construção (não importando se ela está ocupada ou desocupada), os PVs das construções grandes ocupadas na sua ilha. Quem fizer a maior quantidade de pontos, vence o jogo. No caso de empate, ganha quem tiver mais dobrões e mercadorias (cada barril vai valer 1 moeda).

IMG_7405

O jogador fez 41 pontos nos PVs, mais 16 pontos nas construções e 10 pontos com a Aduana, totalizando 77 pontos

 

Considerações

Apesar de simples e possuir poucas mecânicas/regras é um jogo altamente estratégico e divertido. Com o tempo você já vai conseguindo traçar suas forma de maximizar os pontos e o dinheiro no jogo. É um jogo para apresentar euros para quem ainda não conhece e ao mesmo tempo vai ajudar a pensar em estratégias mais profundas durante suas partidas.

Para quem ainda não tem noção do que fazer no jogo, recomendo este artigo traduzido pelo Fabrício Roque na Ludopedia, que vai dar uma boa ideia do que fazer nas suas primeiras partidas. Lá é ressaltado a necessidade de se fazer dinheiro no início do jogo, para adquirir construções que produzam que vão fazer com que você consiga ter uma forma regular de conseguir dinheiro e pontos, ressaltando a importância de se ter uma pedreira nas primeiras rodadas (a não ser que você comece com milho). Mas, vale a pena dar uma lida lá e se aprofundar neste jogão.

Em relação à versão nacional, apesar de alguns problemas no manual, não houveram muitas reclamações. Claro, a qualidade dos tabuleiros individuais não são lá aquelas coisas, pois elas envergam facilmente, mesmo em caixas lacradas. Não testei as duas expansões que vêm na caixa, pois não esgotei totalmente ainda a jogabilidade do jogo base (jogando sempre com jogadores diferentes), mas pelo que vi, pode trazer um pouco de desequilíbrio ao jogo.

Enfim, o jogo faz jus ao posto de um dos melhores jogos de tabuleiro do mundo, tanto pela jogabilidade, quanto pela profundidade estratégica, mesmo que o tema possa não agradar a muitos (confesso que eu não gostei logo de cara).

IMG_7414

O insert é um dos destaques da versão da Grow

 

Prós

  • Fácil de aprender e de jogar;
  • Insert que cabe tudo;
  • Jogabilidade interessante;
  • Custo/benefício médio (já foi altíssimo, mas os novos preços reduziram isso)
  • Altamente estratégico e com boa rejogabilidade.

 

Contras

  • Jogadores indecisos podem fazer a partida demorar muito e ter um downtime elevado entre as rodadas.

.

Indicado para: jogadores que gostam do estilo euro, novos jogadores, jogadores experientes, fãs de jogos de colonização.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑