Publicado em junho 12th, 2017 | por Renato J. Lopes
Review – Saboteur: cuidado com o backstab
Summary:
4.2
Anão feliz é anão rico. Nada faz esses seres mais felizes que ouro, muito ouro. Para isso é preciso escavar caminhos em cavernas e encontrar a mina de ouro, ou sabotar para ser o único a ganhar essas riquezas. Em Saboteur você terá como objetivo juntar mais pepitas de ouro em 3 rodadas. Será você o grande vencedor?
Componentes
A versão que fizemos o review é a internacional, mas a PaperGames costuma entregar jogos de muita qualidade. A caixa da versão nacional vai caber todas as cartas com sleeves, o que a versão internacional não faz, além de vir com verniz localizado na caixa.
O que vem na caixa: 110 cartas e 1 livro de regras
O jogo
Saboteur é um jogo em que você precisa ter boa habilidade de blefe e planejamento para conseguir juntar mais ouro que os outros jogadores em três rodadas.
Preparação do jogo
O número de cartas de minerador e sabotador vai depender da quantidade de jogadores. Sempre o número de cartas é uma a mais que a de jogadores, sobrando uma oculta. O número de sabotadores varia de acordo com a quantidade de jogadores, completando o resto das cartas com cartas de minerador. Em 3 e 4 jogadores entra 1 sabotador, em 5 e 6 2 sabotadores, em 7, 8 e 9 entram 3 e em 10, 4.
As que sobrarem voltam para a caixa. As cartas escolhidas são embaralhadas e cada jogador recebe uma delas sem que ninguém veja o que é. Separe a carta inicial e as 3 de objetivo. Coloque a inicial de um lado da mesa, e as de objetivo viradas para baixo, a uma distância de 7 cartas da inicial. Repare que só poderão ser feitos túneis no espaço de 5×9 cartas. Em seguida, são embaralhadas as cartas de túnel e ação, e distribuídas de acordo com o número de jogadores: de 3 a 5, 6 cartas; de 6 a 7, 5 cartas e de 8 a 10, 4 cartas. O jogador mais novo é o primeiro a jogar e segue o jogo em sentido horário.
As rodadas
O jogo acontece em 3 rodadas. O objetivo dos mineradores é chegar até o ouro e dos sabotadores é impedir que o grupo chegue lá. Cada rodada acontece em turnos em que os jogadores podem fazer uma das seguintes ações: 1- jogar uma carta de túnel, 2- jogar uma carta de ação, 3- passar, descartando uma carta. Depois disso, o jogador compra uma carta.
1- Jogar uma carta de túnel: coloque uma carta de caminho no túnel construído. Elas precisam estar ligadas a uma carta de caminho que já esteja na mesa. Os caminhos da
nova carta devem sempre encaixar com as outras em jogo e nunca podem ser jogadas atravessadas (na vertical). Jogadores com cartas de ferramenta estragada em sua frente não podem jogar cartas de túnel.
2- Jogar uma carta de ação: existem 4 tipos de cartas de ação: estragar ferramenta, consertar ferramenta, desmoronamento e mapa.
As cartas de estragar e consertar ferramenta existem em 3 tipos: picareta, lampião e carrinho. Só é possível que cada jogador tenha uma de cada em sua frente. Ao ter essa carta em sua frente, um jogador fica impedido de colocar cartas no túnel. Para consertar, é preciso uma carta de conserto, mas só pode consertar uma delas por rodada, em sua vez. É possível consertar também ferramentas de outro jogador.
A carta de desmoronamento permite a você descartar uma carta do túnel. Uma boa oportunidade para os sabotadores impedirem um caminho, ou para os mineradores saírem de um beco sem saída.
A carta de mapa permite que você olhe secretamente uma das cartas de mapa. O jogador pode falar o que quiser, ou não falar nada, caso assim deseje.
3- Passar: caso um jogador não possa ou não queira jogar uma carta, ele pode passar, simplesmente descartando uma carta de sua mão.
Final de uma rodada
Uma rodada termina quando os anões chegam até o ouro ou as cartas acabam antes de chegar lá. No caso de completar um caminho até a carta de objetivo que possua o ouro, à sete cartas de distância da carta inicial, ganham os mineradores. No caso das cartas acabarem antes de encontrar o ouro, ganham os sabotadores. Após isso acontecer, as cartas de personagens são reveladas e o ouro é distribuído de acordo com o grupo vencedor, mineradores ou sabotadores.
Quando os mineradores ganham, eles pegam cartas de ouro de acordo com o total de mineradores. O jogador que colocou a última carta de túnel escolhe uma das cartas, passando as restantes para os outros mineradores em sentido anti-horário, até que todos recebam uma carta.
No caso dos sabotadores ganharem, se houver apenas 1 sabotador, ele pega cartas que somem um total de 4 pepitas de ouro. Se houver 2 ou 3, pegam cartas no total de 3. Se houver 4, pegam 2 pepitas cada.
Depois disso, todas as cartas voltam para serem preparadas de acordo com o início do jogo. Cartas de túnel e ação, personagens e cartas de objetivo, como já falamos na preparação do jogo.
Final de jogo
Ao final de três rodadas, os jogadores contam as suas cartas de ouro. Quem possuir mais pepitas é o grande vencedor.
Considerações
Um divertido jogo de blefe e papéis secretos com um bom tanto de estratégia. Quando comecei nos board games, um dos meus jogos preferidos era The Resistance. A gente jogava com a galera, se divertia, dava risada com muito blefe. Depois que joguei Saboteur, não tive mais vontade de jogar outro jogo de personagens secretos. Ele oferece uma boa dose de estratégia, principalmente se você for o minerador.
Como minerador, ser o primeiro ou o segundo a escolher as cartas podem fazer muita diferença no final do jogo. Por isso é muito importante saber a hora de colocar a carta de caminho e chegar no tesouro.
Se você for sabotador, é preciso muito talento e blefe pra convencer a galera e atrapalhar o jogo ao mesmo tempo. Em quantidade ímpar de jogadores é melhor para jogar de sabotador, pois a proporção pode ser maior. Em número par vai ser um tanto difícil manter as aparências e vencer o jogo.
Em qualquer um dos dois papéis é importante ler as reações dos outros jogadores e tentar descobrir quem é quem na mesa. Isso vai te fazer antecipar jogadas ou até mesmo se preparar para um ataque ou se defender de alguma carta.
Não gostei dele para poucos jogadores, nem número par. Recomendo jogar de 5, 7 ou 9 jogadores que vai deixar o jogo muito mais interessante. É um jogo rápido, divertido e para toda a família. Ótimo para aquecer a noite ou enquanto espera a pizza chegar! =D
O que gostei em Saboteur
- Mecânica de vitória e pontuação;
- Rápido e fácil;
- Tem bastante estratégia envolvida.
O que não gostei em Saboteur
- Não é bom para poucos jogadores e número par (4 ou 6).
Indicado para
Jogadores iniciantes, fãs de party game, jogos de blefe e family games.
Confira os nossos vídeos sobre Saboteur:
Aprenda a Jogar: https://goo.gl/52ZVNj
Gameplay: https://goo.gl/Hy2jYY
Considerações Finais: https://goo.gl/RVzMue