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Publicado em outubro 30th, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Scythe: mostre supremacia na Europa Oriental

Review – Scythe: mostre supremacia na Europa Oriental Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.9


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Em meio às cinzas da Primeira Guerra mundial, você é um herói tentando fazer a sua facção a mais rica e poderosa da Europa Oriental. No meio do cenário existe a antiga cidade-estado conhecida por “A Fábrica”. Ela abasteceu a guerra com mechas, mas agora está abandonada, pronta para ser conquistada. Você será capaz de dominá-la e também a toda a Europa Oriental em Scythe?

Componentes

Que produção primorosa, meus amigos! A Stonemaier como sempre mostra como uma produção de jogo deve ser! Em Scythe, não foi diferente! Lindas miniaturas plásticas, peças de madeira, cartonados e cartas, tudo muito show! A edição nacional veio com um grande atraso, em compensação com muitas promos. A arte de Jakub Rozalski é simplesmente incrível. Dá vontade de reproduzir as imagens das cartas em tamanhos gigantes e enquadrar pra colocar na parede de casa. Visualmente o jogo é indiscutivelmente ótimo. Mas e o jogo?

O que vem na caixa: 1 manual de regras, 1 guia rápido de referências. Cartas: 42 de combate, 23 de objetivo, 28 de evento, 12 de tecnologia, 5 de travessia, 5 de referência. Tabuleiros: 5 de ações, 5 de facções, 1 principal. Marcadores: 80 de moedas, 12 de multiplicadores, 12 de eventos. 6 cartões de bônus por estruturas e 2 discos de poder.

Marcadores de madeira: 80 de recursos (20 de grãos, 20 de metal, 20 de madeira e 20 de óleo), 5 de ação (1 por facção), 5 de popularidade (1 por facção), 5 de poder (1 por facção), 30 de conquista (6 por facção), 20 de estruturas (4 por facção), 20 de recruta (4 por facção), 40 de trabalhador (8 por facção) e 30 cubos de tecnologia (6 por facção). Miniaturas de plástico: 20 de mechas (4 por facção) e 5 de heróis (1 por facção).

Uma primorosa produção com os caprichos de Jamey Stegmaier

O jogo

O objetivo de Scythe é ser o jogador mais rico ao final do jogo. Você ganha dinheiro nas ações que faz, nos bônus que recebe e ainda no final, existe uma recompensa por cada estrela colocada no tabuleiro, além dos territórios dominados pelo jogador e os pares de recursos que ainda possui. Esses quesitos vão ser multiplicados por sua popularidade, que quanto maior for, mais dinheiro vai te dar.

Preparação do jogo

Posicione as fichas de evento em seus respectivos lugares do tabuleiro central, coloque as cartas de combate, objetivos e eventos em seus respectivos lugares do tabuleiro. Separe uma quantidade de cartas de tecnologia (Fábrica) igual ao número de jogadores mais um e coloque no espaço designado para elas. Sorteie um dos cartões de bônus por estrutura e coloque também em seu respectivo lugar.

Sorteie também para cada jogador, um tabuleiro de ações e um de facção, dando a ele em seguida, os respectivos marcadores e miniaturas. Cada jogador senta na mesa próximo ao lugar de sua facção, coloca na base o seu herói e um trabalhador em cada um dos dois espaços adjacentes a ele.

Eles também posicionam seus marcadores de poder militar e popularidade de acordo com o número marcado nos seus tabuleiros, assim como dinheiro inicial e cartas de combate. Por fim, cada um recebe 2 objetivos.

Cada jogador posiciona os cubos de tecnologia e os trabalhadores restantes nos espaços indicados na parte superior de seu tabuleiro de ações. Assim como as construções em seus respectivos lugares e os recrutas na parte inferior do mesmo tabuleiro. Por último, coloque os seus mechas nos espaços do seu tabuleiro de facção. A partida começa com o primeiro jogador, que é quem possui o menor número no tabuleiro de ações, ao lado do nome do tabuleiro.

Quem vai dominar a Europa Oriental?

As rodadas

As rodadas acontecem com cada jogador fazendo ações de uma das fileiras de seu tabuleiro, sendo que ele não pode realizar ações da mesma fileira duas vezes seguidas. Cada uma das fileiras possuem duas ações, sendo que as da parte de baixo são fixas e as de cima estão posicionadas em diferentes espaços em cada um dos tabuleiros de jogador. É possível inclusive não fazer ação alguma. Mas, ainda assim, o jogador precisa mover o seu marcador para um lugar diferente.

Na sua vez, o jogador pode escolher entre fazer uma ação superior ou inferior, ou as duas. Caso escolha as duas, será necessário fazer obrigatoriamente primeiro a de cima e depois a de baixo, nessa sequência. Também é permitido completar o seu objetivo a qualquer momento do seu turno.

As rodadas acontecem até que um dos jogadores coloque a 6ª estrela no espaço de conquistas do jogo. Quando a última estrela de um jogador é colocada, o jogo termina imediatamente e é feita a contagem de pontos. Vamos ver um pouco sobre cada uma das ações.

Ações da ala superior

Essas ações são iguais para todos os jogadores, o que muda é o lugar delas no tabuleiro, sendo que em cada um, os espaços são diferentes. Elas são: Mover, Fortificar, Negociar e Produzir.

a) Mover

Faça uma das seguintes ações: movimentar até 2 unidades por um espaço, ou ganhe moeda(s). A princípio se ganha só uma moeda, mas, caso libere o cubo de tecnologia, é possível ganhar 2.

A princípio, nenhuma unidade pode cruzar os rios, a não ser que tenha alguma habilidade de facção ou de mecha. Também não é possível andar sobre lagos. Existem ainda as minas, que permitem se movimentar entre si, ou da mina de um jogador pra elas.

As unidades possuem algumas habilidades diferentes em relação ao movimento. Como os recursos não vão para as mãos dos jogadores e ficam no tabuleiro, são considerados de um jogador enquanto controlar o terreno em que eles estão. Um terreno é considerado controlado enquanto houver ali uma unidade, ou uma construção sua. Os recursos podem ser utilizados para realizar ações de qualquer lugar do tabuleiro. Eles podem ser transportados em qualquer quantidade, por qualquer uma das unidades.

Os trabalhadores e heróis carregam apenas recursos. Os mechas carregam recursos e trabalhadores. Durante o movimento do mecha, ele pode, inclusive pegar novos ou soltar trabalhadores que carrega pelo caminho.

Os mechas e os heróis são considerados unidades militares. Quando eles entram em um espaço que exista unidades militares de outro jogador, uma batalha acontecerá. Mas, antes, o jogador precisa terminar todos os movimentos de sua ação. Se ali houver trabalhadores, eles automaticamente voltam para a base. O jogador que os expulsou, perde 1 de popularidade por cada trabalhador expulso. Se um jogador mover uma unidade militar para um espaço que tenha trabalhadores, eles voltam para a base e o jogador perde um de popularidade por trabalhador.

A batalha

Cada jogador pega um disco de poder e seleciona uma quantidade de poder, no máximo 7. Cada jogador pode ainda colocar uma carta de combate por unidade militar que possua no espaço da batalha. Quem tiver a maior soma, ganha a batalha. O jogador vencedor coloca uma estrela no espaço de conquista do tabuleiro. O perdedor volta com suas unidades para a base.

O jogador foi disputar o espaço com o outro

Eventos

Sempre que um herói, ao realizar um movimento, entra em um espaço com marcador de evento, o jogador pega uma carta de evento. Cada uma delas oferece três opções, sendo que o player pode escolher uma delas. A primeira normalmente dá popularidade e recursos sem custo, a segunda tem um custo em dinheiro para dar recursos e a última custa popularidade para dar construções e mechas.

Os eventos oferecem muitos benefícios

b) Fortificar

Pague 1 moeda e realize uma das duas opções: aumente o poder militar em 2 (ou 3 depois de aperfeiçoado) ou compre 1 carta de combate (2 depois de melhorado). Quando liberar o monumento, ganhe também 1 de popularidade.

Sempre é bom pegar cartas de combate em Scythe

c) Negociar

Pague 1 moeda e ganhe dois recursos quaisquer ou ganhe popularidade (1 a princípio e depois 2). Quando liberar o Arsenal, ganhe também 1 de poder militar.

Em Scythe, negociar é uma ótima forma de ganhar recursos

d) Produzir

Pague o custo (se houver) e produza em 2 território diferentes (a princípio, depois até 3) e o espaço com o moinho. De acordo com que você for tirando os trabalhadores do tabuleiro, custos de produção vão aparecendo. Primeiro 1 de poder, depois 1 de popularidade e por último 1 de dinheiro. Esses custos são cumulativos.

O que cada terreno produz? Montanha: ferro; fazenda: grãos, tundra: óleo, floresta: madeira, vilarejo: trabalhador, lago e fábrica: não produz.

O jogador escolhe 2 lugares para produzir

Ações da ala inferior

Essas ações são iguais para todos os jogadore e ficam no mesmo lugar em todos os tabuleiros, o que muda são os valores dos custos e as recompensas ganhas ao fazer a ação.. Elas são: Aprimorar, Disparar, Construir e Alistar.

a) Aprimorar

Pague o seu custo em óleo, retire um cubo de um dos espaços superiores e o posicione sobre um espaço de uma das ações inferiores. Isso vai liberar um bônus na parte superior e baixar o custo de uma das ações inferiores.

Ganhe bônus e reduza custos ao aprimorar

b) Disparar

Pague o custo em ferro para liberar um mecha qualquer do seu tabuleiro de facção e posicioná-lo em um espaço que contenha pelo menos um trabalhador seu. A partir desse momento todos os seus mechas e seu herói possuem a habilidade liberada pelo mecha em seu tabuleiro de facção.

Cada facção possui duas habilidades únicas de travessia de rio, especificando para qual terreno eles podem atravessar. Todas também possuem uma habilidade comum de +1 de movimento para as unidades. Além disso, existem ainda 2 habilidades únicas para cada facção, o que faz com que cada partida jogada com cada uma delas seja bem diferente.

Cada mecha liberado dá uma habilidade para mechas e herói

c) Construir

Pague o custo em madeira e coloque uma de suas construções no tabuleiro em um espaço onde haja ao menos um trabalhador seu e nenhuma construção, inclusive na Fábrica. A construção não pode ser destruída e continua dando o seu bônus durante o jogo.

As construções e os bônus que elas dão são os seguintes: o Monumento dá um de popularidade ao realizar a ação fortificar. O Moinho produz como um trabalhador e é um território extra na hora da produção. A Mina funciona como uma passagem direta para os túneis do tabuleiro. O Arsenal dá 1 de poder toda vez que for realizar a ação de Negociar.

As construções dão muitos benefícios

d) Alistar

Pague o custo em grãos e retire um dos marcadores redondos da parte inferior do seu tabuleiro para colocá-lo em um dos espaços indicados no tabuleiro de facção. Você receberá o bônus imediato do tabuleiro de facção. Depois, a cada vez que você ou um dos seus vizinhos da direita e esquerda realizar a ação que liberou o recruta, ganha o bônus indicado. Isso pode ser dinheiro, popularidade, força ou carta de combate.

Uma ótima forma de ganhar recursos durante o jogo são os recrutas

A Fábrica

Ela é um lugar especial, pois ao terminar o turno com o seu líder lá, pode pegar as cartas de tecnologia e escolher uma delas. Elas vão funcionar como uma nova linha de ações, com uma na parte superior e outra na inferior. Na parte superior, há uma ação com uma forma de ganhar recursos, construções e dinheiro, entre outros. Na parte inferior existe uma ação de movimento de uma unidade por dois espaços. Essa ação também recebe o bônus de +1 dos mechas. Além disso, no final do jogo, a Fábrica vale como 3 territórios para a pontuação final.

Exemplos de cartas de Fábrica

Conquistas do jogo

Ao realizar uma conquista você coloca uma estrela no tabuleiro, que vai ser o gatilho de final de jogo. As conquistas possíveis do jogo são as seguintes:

Fazer todos os 6 Aprimoramentos; enviar todos os 4 Mechas; construir todas as 4 estruturas; alistar todos os 4 recrutas; ter todos os 8 trabalhadores em campo; revelar 1 carta de objetivo completo; ganhar um combate (até 2 vezes); ter 18 de Popularidade; e chegar a 16 de Poder.

Final de jogo

Assim que um dos jogadores conquistar a 6ª conquista e colocar sua estrela no tabuleiro, o jogo termina imediatamente. Se conseguir isso fazendo uma ação da ala inferior, recebe os bônus antes de acabar o jogo. Combates não acontecem caso a última estrela seja colocada antes disso. Se conseguiu no turno do oponente, é preciso esperar terminar o turno dele e se ele colocar a estrela antes, o jogo termina antes de você colocar a sua estrela. Em seguida, é feita a pontuação final.

Ao colocar a 6ª estrela, o gatilho de final de jogo é dado

Pontuação final

A pontuação final de Scythe é dada pelo dinheiro. Então as moedas ganhas durante o jogo valem um ponto cada. Em seguida é feita a multiplicação das estrelas no tabuleiro, territórios controlados e pares de recursos pelo nível de popularidade. Por último some o dinheiro ganho pela ficha de bônus por estrutura construída. Quem possuir mais dinheiro é o vencedor.

Em caso de empate os critérios de desempate são os seguintes em ordem: número de trabalhadores, mechas e estruturas; poder; popularidade; número de recursos controlados; número de territórios controlados; e por último número de estrelas conquistadas.

O vencedor conseguiu fazer 89 pontos!

As facções do jogo

Cada facção tem uma história própria, assim como um herói e habilidades únicas. O contexto histórico vamos deixar para uma edição do Imersão BG. Sobre as habilidades de cada uma, vamos ver rapidamente.

República da Polônia: pode escolher até 2 opções por Carta de Evento.

Império Saxônico: conquistas (estrelas) obtidas por completar objetivos e vencer combates podem ser feitas quantas vezes for possível.

Khanato Criméico: uma vez por turno, o jogador pode gastar uma Carta de Combate como se fosse 1 recurso.

Reino Nórdico: seus trabalhadores podem atravessar rios.

União Rusviética: com essa facção é possível escolher a mesma ação no seu tabuleiro de ações que usou na rodada anterior. Isso também vale para a carta de Fábrica.

Considerações

O jogo é tudo aquilo que ele promete. Estratégico, profundo e exige o melhor do planeamento a curto e longo prazo. A combinação tabuleiro de ações + facção é decisivo para determinar o seu estilo de jogo.

A decepção de muitos se deve a expectativa de um jogo de pancadaria. Se é isso que você espera de Scythe, passe longe. Ele não é isso! Também não é um euro em que você fica no seu canto fazendo suas coisas e pronto. Ele tem muita interação e isso pode ser determinante, mas não é algo mandatório. Você pode jogar na sua ou pode jogar partindo pra cima, isso depende da sua estratégia.

O básico dele é você juntar recursos no seu local inicial, desenvolver suas tecnologias, baixar os custos, liberar recrutas e mechas para depois ir expandindo sua facção. Nesse meio tempo você tem a oportunidade de cumprir objetivos e chegar à Fábrica. O que também pode não ser obrigatório. Esse que é o encanto de Scythe: você pode escolher diversos caminhos para pontuar.

O jogo é bom para 3 jogadores, mas com 4 e 5 brilha! A versão solo contra o automa também é muito boa! Para 2 jogadores, recomendo jogar com ao menos um automa para ficar mais interessante. Se conseguir colocar as expansões, o jogo fica ainda melhor.

Atente-se ao seu lugar inicial e a sinergia entre tabuleiro de facção e de ações. Tanto que algumas facções combinadas com certos tabuleiros, ficam muito apelonas. Tire o máximo da sua combinação e faça uma boa partida!

O que gostei em Scythe

  • Arte magnífica;
  • Componentes incríveis;
  • Mecânica fechada e interessante;
  • Possibilidades diferentes a cada jogo.

O que não gostei em Scythe

  • Algumas combinações de tabuleiro com facção são muito fortes.

Indicado para

Fãs de jogos estratégicos, euros e jogos com temática de guerra fria. Recomendado para novos jogadores,  jogadores experientes e fãs de jogo com interação direta entre jogadores.

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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