Reviews

Publicado em março 13th, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Sons Of Anarchy: Men Of Mayhem

Review – Sons Of Anarchy: Men Of Mayhem Renato J. Lopes
Complexidade das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.1


User Rating: 0 (0 votes)

Quem assistiu a série, já consegue imaginar do que se trata Sons Of Anarchy: Men Of Mayhem: um jogo de muita treta, disputa de poder, luta entre gangues e dinheiro, muito dinheiro! Neste board game inspirado na série, seu objetivo será esse: ser o clube mais rico na mesa. Esse é um dos raros jogos temáticos que encanta até quem não sabe nada sobre a série. Acompanhe o nosso review e depois não diga, se ao menos ele merece sua consideração ou quem sabe tentar jogá-lo.

Ficha Tecnica Sons of Anarchy

Componentes

Eu já conhecia a Gale Force Nine por jogos como Spartacus (que em breve sai no Brasil pela Kronos Games) e outros jogos temáticos de série (como Firefly), mas Sons Of Anarchy: Men Of Mayhem, foi o primeiro que peguei em mãos e pude conferir. A qualidade dos componentes é muito boa, com impressão ótima e cartonados bem feitos.

A parte não tão interessante do jogo, são as miniaturas. As de armas e contrabando são legais, mas os membros das gangues ficaram muito genéricos. Todos usam o mesmo formato de motoqueiro gordão e barbudo e um carinha magrelo de prospect. Acredito que cada gangue poderia ao menos ter a mini diferente, com a cara do líder da gangue da série. Se é uma série temática, por quê não utilizar mais os elementos de onde foi tirada?

O que vem na caixa: 4 playmats de clubes, 4 escudos, 4 dados, 20 membros, 20 prospects, 24 tile de lugar, 36 cartas de Anarquia, 4 cartas de Anarquia Hardcore, 136 marcadores de dinheiro, 34 marcadores de ordem, 16 marcadores de procurado, 24 miniaturas de contrabando, 24 miniaturas de arma e 1 patch do Ceifador.

Review-Tabula-Quadrada-Sons-of-Anarchy (3)

Gale Force Nine mandou bem na produção do jogo

O jogo

Em Sons Of Anarchy: Men Of Mayhem, você lidera uma gangue local de motoqueiros que busca fazer dinheiro por meio da venda de contrabando e combate com as gangues locais. Em seu turno, cada jogador receberá marcadores de ordem para realizar as ações, intercalando uma ação por jogador. Quando todos os jogadores gastarem seus marcadores de ordem, a rodada termina.

Sons of Anarchy oferece duas formas de jogar: “Unleaded” e “High Octane”. Na primeira, todos têm as mesmas habilidades (para jogadores iniciantes), na segunda cada gangue tem características próprias, recomendado para jogadores experientes.

Negocie muito!

O jogo incita os jogadores a fazerem negociações durante qualquer momento do jogo. Você pode oferecer dinheiro por armas, evitar ataques, contrabando ou o que quiser. É uma ótima forma de blefar e tentar manipular o jogo. Mas, cuidado! Os outros jogadores não são obrigados a cumprirem o trato.

Ao jogar Sons Of Anarchy: Men Of Mayhem, você vai perceber que ele não é muito ligado à série de TV que dá nome ao jogo, apenas utilizaram o tema e os nomes dos lugares e moto clubes. Dois deles nem moto clube são (Lin Syndicate e One-Niners). De certa forma isso atrapalha a imersão de quem conhece a série, mas ao mesmo tempo, permite que quem não jogou possa se envolver mais com o jogo. Essa pessoa vai saber só o básico: você é o líder de uma gangue de motoqueiros e tem que terminar o jogo com mais dinheiro que qualquer outro jogador. Bacana, né?

Setup do jogo

Esse jogo tem um setup bem diferente, por isso é importante ressaltar algumas coisas. Primeiro, é preciso escolher qual lado do playmat das gangues os jogadores vão escolher: “Unleaded” ou “High Octane”, não dá pra cada um usar um dos lados. Em seguida, cada jogador recebe a quantidade de token de ordem, membros, prospects, dinheiro e contrabando indicados no playmat.

Depois serão posicionados os tiles de lugares iniciais fixos: St. Thomas Hospital, Emergency Room, Cut & Bag Op, Charming Police Department e The Gun Factory. Em seguida, serão sorteados aleatoriamente 6 lugares da pilha de tiles colocados embaixo dos iniciais. O restante volta para a caixa.

O baralho de Anarquia pode ser montado com cartas hardcore (para jogadores experientes), ou sem cartas harcore (primeiras partidas). Em qualquer um dos dois casos, embaralhe as cartas e retire 15. O restante devolva para a caixa. O jogo termina no turno que as últimas três cartas forem reveladas.

Review-Tabula-Quadrada-Sons-of-Anarchy (12)

Reúna sua gangue e bora fazer dinheiro!

Objetivo do jogo

Dinheiro, dinheiro e dinheiro! Quem terminar o jogo com mais dinheiro ganha o jogo. Por isso você vai ter que pensar muito antes de entrar em uma briga. Lembre-se sempre, seu objetivo é a grana, sacanear o amigo vai fazer parte disso, então, paciência e foco!

Review-Tabula-Quadrada-Sons-of-Anarchy-(7)

Dinheiro e coisas que te dêem isso são o que importa nesse jogo

A rodada

Em Sons Of Anarchy: Men Of Mayhem, as rodadas acontecem em sentido horário a partir do jogador que possuir o patch do ceifador (primeiro jogador). O patch também é critério de desempate, quem tiver ele, sempre ganha. São 6 etapas em que ela ocorre: 1- Reivindicar Marcadores de Ordem; 2- Revelar Novas Cartas; 3- Emitir Ordens; 4- Mercado Negro; 5- Última Chamada; e 6 – Limpeza.

1- Reivindicar Marcadores de Ordem: a partir do primeiro jogador, cada jogador recebe marcadores de ordem, de acordo com o número indicado no seu playmat, mais a quantidade de membros que possui (prospects não contam).

2- Revelar Novas Cartas: primeiro revele dois novos lugares (enquanto houver lugares não revelados). Em seguida, serão reveladas cartas do deck de Anarquia, sendo que na primeira rodada apenas uma carta é aberta, na segunda, duas e a partir da terceira, sempre serão abertas 3 cartas. Quando forem reveladas as três últimas, começa o último turno do jogo.

Existem 4 tipos de cartas: Obstacle: afeta a todos os jogadores com alguma dificuldade naquela rodada. Hassle: introduz novas regras que podem beneficiar ou atrapalhar os jogadores. Opportunity: são considerados novos lugares para se fazer ação, mas são descartados no final da rodada. Last Calls: um efeito que será realizado no final da rodada, na fase Última Chamada.

Review-Tabula-Quadrada-Sons-of-Anarchy (8)

A cada rodada novos lugares e cartas aparecem

3- Emitir Ordens: a partir do primeiro jogador e depois em sentido horário, cada um escolhe uma das ações a serem realizadas, gastando a quantidade correspondente de marcadores de ordem. Essa fase continua até que todos os jogadores tenham gastado seus marcadores. Você pode fazer seis ações nessa fase:

a) Ride: mover sua gangue de um lugar para outro, gastando um marcador. Você move a gangue, não importa se tem 1, 2, ou mais caras.

b) Exploit: se você for a única gangue no lugar, você explora o lugar, gastando um marcador (que é colocado em cima do lugar explorado). Caso ele tenha uma ação de booster, você pode gastar mais um marcador para fazer essa ação apenas uma vez. No caso de haver ali outra gangue, você inicia um “Throw Down”, como é chamada a batalha neste jogo. Caso você vença a batalha, pode explorar o local em seguida, gastando um marcador.

Review-Tabula-Quadrada-Sons-of-Anarchy (11)

Hora de explorar!

c) Throw Down: você gasta um marcador para iniciar uma batalha em um lugar que haja ao menos um de seus membros (não vale prospect). Em seguida, a partir do jogador com o patch, cada jogador participante da briga pode chamar outros membros ou prospects. Será preciso gastar um marcador de ordem para mover sua gangue de cada lugar para o local da treta.

Depois disso, cada jogador pega atrás de seu escudo a quantidade de armas que desejar (ou nada se assim quiser. Só lembre que você pode usar no máximo uma arma por cara da sua gangue na briga) e coloca em sua mão. Em seguida, todos colocam as mãos ao centro e revelam ao mesmo tempo. Cada arma mandará um cara da gangue rival para o ER. Cada jogador que usar armas (não importa a quantidade) ganha um de Heat (procurado) no seu tabuleiro.

Por fim, para determinar o vencedor, cada jogador rola o seu dado e faz a soma de suas forças. Cada membro vale 2 pontos, prospects valem 1, armas valem 3 cada, mais o valor do dado.

O jogador que ganhar fica no local, o que perder tem que retornar com seus caras para o clube, mas antes disso será preciso avaliar os ferimentos. Cada arma utilizada envia um cara da outra gangue para a Emergency Room, sendo que o jogador que sofreu a ação escolhe quais. No caso de empate, o desempate acontece pelo patch, caso não tenha ninguém lá com o patch, todos voltam para o seu clube. Caso o dono do patch perca a briga, ele tem que dar o patch para o vencedor. Se houver mais de duas gangues numa mesma briga, acontece da mesma forma, a única diferença é que os jogadores que usaram armas escolhem em quem eles vão dar o dano.

Review-Tabula-Quadrada-Sons-of-Anarchy (14)

Nada melhor que uma boa treta num jogo de motoqueiros

d) Recruit: você pode recrutar um prospect, gastando um marcador de ordem, colocando o novo prospect no playmat do clube.

e) Patch In: gaste um de dinheiro e uma arma para promover um prospect a membro, trocando a miniatura no tabuleiro.

f) Sit Tight: não fazer nada, simplesmente passar. Ainda assim gasta um marcador.

g) Club Orders: no modo High Octane cada clube tem uma ação própria.

4- Mercado Negro: cada jogador escolhe uma quantidade de contrabando por detrás de seu escudo e coloca em sua mão. Em seguida, todos revelam ao mesmo tempo. O preço de cada um vai depender da quantidade total de contrabando e em quantos jogadores estão no jogo. Em 3 jogadores: de 1 a 3 peças = $3 cada, de 4 a 6= $2, 7 ou mais= $1. Em 4 jogadores: de 1 a 4 peças = $3 cada, de 5 a 8= $2, 9 ou mais= $1.

5- Última Chamada: o efeito da carta (ou cartas) de Last Call é realizado de acordo com as condições indicadas.

6- Limpeza: para finalizar a rodada, todos os marcadores de ordem são retirados dos lugares, os caras que estão em cartas de Opportunity voltam para os seus clubes, as cartas usadas são descartadas e quem estiver na ER tem a oportunidade de voltar ao clube. O jogador rola o dado para cada um dos carinhas que estiverem lá. Se tirar de 1 a 3, o jovem morre e volta para o estoque do jogador. Se tirar de 4 a 6, ele sobrevive e volta para o clube forte e saudável.

Review-Tabula-Quadrada-Sons-of-Anarchy (19)

Um desses caras conseguiu se salvar e vai voltar para o clube

Heat

A trilha de Heat (procurado) mostra o quanto você é procurado pela polícia, pois usou armas e fez coisas ilegais (aham, nesse jogo? haha). Logo, quanto maior for o seu nível, menos contrabando você pode vender, afinal de contas, estão de olho em você, logo, os compradores vão te evitar. Quando você ultrapassar o máximo de Heat (4º Heat), você descarta um membro de volta ao estoque e descarta todo o Heat, a não ser o de nível 1. Se você não tiver nenhum membro para descartar, você está fora do jogo (esta é a única condição de player elimination).

Termos dos lugares

Nos lugares em que o jogador vai realizar a ação Exploit, existem alguns termos que determinam o que será feito:

Sell: você precisará descartar a quantidade de itens indicados e trocar pela quantidade de dinheiro, quantas vezes estiver indicado.

Spend: você poderá comprar armas e contrabando, a quantidade máxima de vezes indicada na ação, gastando somente dinheiro.

Swap: você poderá trocar a quantidade de armas ou contrabando pelos itens indicados, a quantidade de vezes indicada.

Skim: você pega o item na quantidade indicada do banco do jogo.

Steal: você pega de um jogador o item na quantidade indicada.

Gain & Drop: significa ganhar (gain) ou perder (drop) Heats.

Final de jogo e pontuação

Depois da sexta rodada (quando as últimas três cartas são reveladas), todos os jogadores levantam seus escudos e revelam o que tem guardado. O jogador com mais dinheiro vence o jogo. Em caso de empate, ganha quem tiver o patch ganha. Se ele não estiver no empate, ganha quem tiver a maior quantidade de armas. Em caso de empate também nesse critério, os jogadores empatados começam um Throw Down. Neste caso, cada jogador rola o seu dado e soma os valores de todos os caras utilizados no jogo. Quem ganhar é o grande vencedor.

Review-Tabula-Quadrada-Sons-of-Anarchy (1)

O jogador com a maior quantidade de dinheiro ganha o jogo

Considerações

Um baita jogo! Sons of Anarchy consegue ser bem divertido com muita interação entre os jogadores e possui uma forma de combate muito interessante, que agrega estratégia e sorte. Confesso que meu interesse no jogo surgiu por gostar muito da série Sons Of Anarchy e talvez esperasse uma imersão maior. Mas, esse problema trouxe uma solução para jogar com quem não tem a mínima ideia do que se trata a série: todos podem jogar e se divertir. Ele consegue jogar o tema dentro do jogo no meio do caminho entre imersivo e abstrato. Seria possível fazer um jogo exatamente igual com caminhoneiros, por exemplo, ou quem sabe vendedores de passagens aéreas?

A forma de ganhar o jogo também é muito interessante pela simplicidade: ganhar dinheiro. Por isso, você pode querer deixar de lado em alguns momentos brigas desnecessárias. Seja inteligente, brigas, normalmente não dão dinheiro.

Tudo bem que o jogo foi feito para agradar a todos, mas as miniaturas precisavam ser todas iguais? O que custava cada clube ter um diferente, de acordo com o líder da gangue? Não que atrapalhe o jogo, mas eu que sou fã de Sons Of Anarchy, queria muito (hehe). Outra coisa que poderia ser melhor explorado são as expansões. As duas que foram lançadas, apenas agregam mais jogadores, não acrescentam nem regras novas, nem novos modos de jogo.

Agradou mesmo!

O jogo realmente agradou a todos que jogaram por aqui, fãs da série ou não. Ele é muito envolvente e interessante. Aqui costumo falar que ele é um Blood Rage mais simples, com mais combates e miniaturas feias.

É um jogo para quem sabe blefar, tretar com os amigos e entrar em uma briga sem tomar para o lado pessoal. No final do jogo você vai querer é jogar de novo e de novo. Até provar para você mesmo que é um bom presidente do clube. Esse jogo é uma confirmação do lema do Sons, principal clube da série: brains before bullets (cérebros antes das balas)!

O que gostei em Sons Of Anarchy: Men Of Mayhem

  • Sistema de combates;
  • Simplicidade de regras;
  • Objetividade para ganhar o jogo;
  • Agrada a jogadores que não conhecem o tema.

O que não gostei em Sons Of Anarchy: Men Of Mayhem

  • Miniaturas dos membros;
  • Expansões que não agregam novidade ao jogo.

Indicado para

Fãs da série Sons Of Anarchy, fãs de ameritrash com pitadas de eurogame, fãs de jogos de combate e de treta.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑