Reviews

Publicado em outubro 9th, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Suburbia: o bairro mais descolado da região

Review – Suburbia: o bairro mais descolado da região Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.2


User Rating: 0 (0 votes)

Se você é do tipo que gosta de jogos de construção de cidade e colocação de tiles, tem jogo feito pra você na área: Suburbia. Empreenda em um bairro da cidade e faça ele se tornar o mais populoso para vencer o jogo.

Componentes

A edição da PaperGames está bem legal, com uns detalhes como o verniz localizado na capa e peças em alta qualidade. A arte que incomoda um pouco, pois parece um pouco simples, o que deixa o jogo com  uma cara de “feinho”. Nada que atrapalhe a jogabilidade, mas poderia ser melhor. O tabuleiro dividido em triângulos e a pontuação no estilo “minhoca”, incomodaram um pouco. Uma arte que não faz jus à qualidade do jogo, que é ótimo.

O que vem na caixa: 1 tabuleiro de população, 1 tabuleiro de pilhas, 1 tabuleiro de suprimentos, 1 tabuleiro de mercado imobiliário, 4 tabuleiros de bairro, 4 tabuleiros de ajuda ao jogador, 8 peças de subúrbios, 8 peças de indústrias pesadas, 8 peças de parques comunitários, 1 peça “Mais Uma Rodada”, 32 peças de construção “A”, 36 peças de construção “B”, 32 peças de construção “C”, 20 peças de objetivo, 66 moedas de $1 milhão, 48 moedas de $5 milhões, 12 moedas de $10 milhões, 12 marcadores de investimento, 1 marcador de jogador inicial, 4 cubos de reputação, 4 quadrados de população, 4 cilindros de renda, 1 manual de regras e 1 guia descritivo das peças.

Ótima qualidade e uma arte que não é o forte do jogo

O jogo

Desenvolva o seu bairro mais que os outros adversários e tenha a maior população da cidade. Para isso você precisará construir as melhores construções, combinando as suas habilidades de forma a maximizar dinheiro e reputação.

Preparação do jogo

A preparação do jogo acontece em algumas etapas e os componentes disponíveis vão variar de acordo com a quantidade de jogadores. Para ajudar, o tabuleiro possui os lugares indicados com as peças que devem ficar neles.

Separe as peças de construção, de acordo com a letra de fundo em montes A, B e C. Coloque as peças de acordo com a quantidade de jogadores indicadas por monte. No C, será preciso colocar a peça “Mais Uma Rodada” embaralhada em uma certa quantidade, conforme indicado no tabuleiro.

Coloque no tabuleiro do mercado imobiliário 4 de cada uma das três peças base: Subúrbios, Indústria Pesada e Parque Comunitário. Coloque o dinheiro no espaço apropriado. Abra as 7 primeiras peças da letra A no Mercado Imobiliário. Embaralhe os objetivos e coloque um em cada espaço do tabuleiro, de acordo com o número de jogadores.

Dê para cada jogador um tabuleiro de bairro, os marcadores de madeira, os 3 marcadores de investimento $15 milhões e três peças iniciais. Subúrbios, Parque Comunitário e Indústria Pesada encaixando nessa sequência, em seu tabuleiro de bairro. Cada jogador pega 2 peças de objetivo secreto e fica com uma, descartando a outra sem mostrar para os outros jogadores. Em seguida ele coloca os marcadores de madeira no seu marcador de renda no espaço 0, no marcador de moral no espaço 1 e no tabuleiro de população no espaço 2.

Escolha aleatoriamente um jogador e dê a ele o marcador de primeiro jogador.

É hora de desenvolver o seu bairro!

Os turnos

No turno de cada jogador, ele deverá realizar as seguintes ações na ordem:

  1. Pegar e posicionar 1 peça ou colocar 1 marcador de investimento em seu bairro (vamos explicar abaixo, passo a passo essa etapa).
  2. Receber ou pagar dinheiro, de acordo com o seu indicador de renda no tabuleiro individual (cilindro).
  3. Ajustar a população no tabuleiro de população. O jogador ganha uma quantidade de população, na quantidade de sua reputação (cubo). Caso ultrapasse uma linha vermelha no tabuleiro, o jogador perde 1 de seu indicador de renda e de reputação na hora.
  4. Adicionar uma nova peça ao Mercado Imobiliário. No final do turno, sempre é colocada uma nova peça no mercado, empurrando as peças para os espaços vazios à direita. Caso o jogador não tenha adquirido nenhuma peça do mercado, ele pode retirar qualquer peça, sendo que as duas primeiras são de graça. As posteriores possuem o seu custo no mercado que precisa ser pago, caso ele queira remover aquela peça. Em seguida, todas as peças vão para a direita e entra uma nova peça.

Pegar e posicionar uma peça ou marcador de investimento

No início do seu turno o jogador poderá pegar uma peça e utilizá-la de 2 formas: como uma construção ou como um lago, ou ainda pegar uma peça básica ou o marcador de investimento.

Sempre que se coloca uma peça, é preciso verificar os seus efeitos que podem ser positivos e negativos. Os efeitos acontecem, na hora que a peça é colocada e depois que a condição indicada acontecer durante o jogo, como colocar uma peça adjacente ou determinado tipo, indicado no texto.

Primeiro, se resolve o efeito indicado no canto superior direito e em seguida a do texto da base. Depois disso, ele verifica se ativa algum efeito de peças adjacentes ou do seu bairro. Por último, ele verifica se a sua peça não ativa algum efeito nos bairros dos outros jogadores.

a) Pegar e colocar uma construção

O jogador paga o valor da construção, mais o valor indicado no espaço ocupado pela construção no mercado. Em seguida o jogador faz a verificação dos efeitos das peças.

Colocando uma construção no seu bairro

b) Pegar uma peça básica

Existem 3 peças básicas no centro do tabuleiro de mercado de imóveis: Subúrbios, Parque Comunitário e Indústria Pesada. Ao adquiri-las, o jogador paga somente o preço indicado na peça e realiza o efeito dela e outras peças do jogo, como já explicamos.

As peças básicas no centro e o mercado imobiliário

c) Utilizar uma peça como lago

Pegue uma das peças do mercado, pagando o custo indicado no espaço indicado, mas sem pagar o custo de construção. Vire a peça e coloque-a no seu bairro. Ela vai dar 2 milhões para cada peça adjacente a ela na hora. Ao colocar outra peça posteriormente em um espaço vazio, ela vai dar mais 2.

Os lagos são uma ótima forma de ganhar dinheiro

d) Colocar um marcador de investimento

Coloque um marcador de investimento (pequeno hexágono com 2x escrito nele), pagando pelo valor daquela peça. Em seguida, ative novamente essa construção com todos os seus efeitos (positivos e negativos). Se ainda houver espaços vazios, ao colocar uma peça adjacente, ela ativa o efeito de colocá-la ali, duas vezes, como na peça de lago, por exemplo.

Ative uma construção pela segunda vez

Final de jogo

O jogo termina quando a peça “Mais Uma Rodada” entra em jogo. Ela sai e entra uma nova peça de mercado em seu lugar. Depois disso, a rodada atual termina e todos os jogadores, a começar pelo primeiro jogador, jogam mais um turno. O jogo termina com todos jogando a mesma quantidade de vezes.

Depois que sai a peça “Mais Uma Rodada” os jogadores jogam mais uma vez antes de terminar o jogo

Pontuação final

A pontuação final acontece em duas etapas: premiação dos objetivos e converter moedas em população.

Os objetivos comuns são conquistados por apenas um jogador que cumprir sozinho aquele requisito. Caso haja um empate, ninguém leva. Depois, os jogadores revelam os objetivos ocultos e mostram se completaram. Da mesma forma, ele só ganha os pontos se for o único que conquistou aquele objetivo. Em caso de empate, ninguém leva os pontos. Caso outro jogador cumpra o objetivo oculto de um jogador, ele não ganha aqueles pontos.

Por último, o dinheiro é convertido em população. A cada $5 milhões, o jogador ganha 1 ponto.

Quem conseguir a maior população, vence o jogo!

Considerações

Suburbia é daquele tipo de jogo que é simples, pois possui poucas regras, mas é rico em estratégia e rejogabilidade. As peças são o grande segredo do jogo. Para jogar bem, é preciso criar uma sinergia entre elas. Lembre que muitas delas possuem versões melhoradas nas letras seguintes, como o aeroporto municipal. Nas peças B virá o regional e nas da letra C o internacional. Eles combinam entre si e dão muitos pontos.

Como em todo jogo, o dinheiro aqui é essencial. Comece o jogo tentando deixar a sua fonte de renda ativa para não perder tempo na hora de adquirir as melhores construções. Sem dinheiro, você dificilmente pegará as melhores peças.

As mecânicas são bem temáticas, como as linhas vermelhas no tabuleiro de população, que indicam que a cidade cresce, assim como as dificuldades. Isso te faz perder dinheiro e a quantidade de pontos que sua população cresce.

Por fim, não esqueça dos objetivos comuns e ocultos. Eles dão muitos pontos e podem ser o que define o vencedor em uma partida. O jogo consegue ser punitivo, mas sem ser muito agressivo.

A parte negativa fica por conta da aleatoriedade do jogo na compra das peças e na arte dos tabuleiros que não agrada muito aos olhos. Mas, o jogo é sensacional! Se você não pretende comprá-lo, vale a pena experimentá-lo, pois é divertido e muito estratégico.

Com a quantidade de peças que possui, acaba por ser um jogo de muita rejogabilidade, o que faz valer o preço que você paga por um jogo com muitas cartelas de papel, além de funcionar bem com qualquer quantidade de jogadores.

O que gostei em Suburbia

  • Regras simples;
  • Altamente estratégico;
  • Peças que combam;
  • Mecânica integrada dentro da temática;
  • Funciona bem com qualquer quantidade de jogadores;
  • Ótima rejogabilidade.

O que não gostei em Suburbia

  • Aleatoriedade das peças podem incomodar;
  • Arte dos tabuleiros.

Indicado para

Fãs de jogos estratégicos, jogos simples e de colocação de peças. Recomendado para novos jogadores, jogadores experientes e fãs do tema construção de cidade.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑