Publicado em fevereiro 1st, 2016 | por Renato J. Lopes
Review – Takenoko: e o bambu? O panda come!
Summary:
4.1
Todos amam pandas. São fofinhos, bonitos e simpáticos (exceto por esse aqui), se alimentam de bambus e fazem a alegria da criançada. Em Takenoko, o Imperador da China realizou uma visita de paz ao Japão, presenteando o imperador japonês com um Panda-Gigante, um valoroso símbolo da paz daquele país. Você como um bom súdito do Imperador do Japão ficou encarregado de cuidar dos terrenos do bambuzal, cultivando os 3 tipos de bambu (amarelo, verde e rosa), sem deixar de alimentar o pobre do panda.
Em Takenoko você vai ter que cumprir objetivos de jogo indicados nas cartas e fazer o máximo de pontos. Assim você será o súdito mais fiel do imperador e conseguirá o maior prestígio, com direito a se casar com a filha dele. Tá, talvez não tenha filha, mas você com certeza ganhará o jogo!
Componentes:
Em Takenoko tudo é muito caprichado. As miniaturas do panda e do jardineiro são pintadas e cheias de detalhes, os tiles bonitões, os bambus, tabuleiro dos jogadores, cartas, canaletas, marcadores de ação e dado do tempo. É um jogo que pelos componentes conquista novos jogadores. Mulheres e crianças então, se encantarão com o visual do jogo. Mas, não se deixe enganar. Não é um jogo infantil!
28 terrenos;
36 segmentos de bambu verde;
30 segmentos de bambu amarelo;
24 segmentos de bambu rosa;
20 canaletas de irrigação;
9 melhorias;
46 cartas de objetivo;
4 tabuleiros individuais;
8 fichas de ação;
1 dado do tempo;
1 panda;
1 jardineiro;
1 manual.
Preparação do jogo
Assim como jogar, preparar Takenoko é muito fácil. A própria caixa já vem com um insert que facilita separar as peças. Lá você terá espaço para cada um dos tipos de bambus e canais de irrigação. Embaralhe os tiles e deixe-os virados para baixo, separando o tile inicial (a fonte) que ficará no centro da mesa. Lá você colocará as miniaturas do panda e do jardineiro. Separe a carta verde do imperador e o resto das cartas separadas em 3 montes de acordo com cada tipo de objetivo: terreno, jardineiro e panda. Cada jogador recebe um tabuleiro individual, dois marcadores, uma carta de objetivo de cada um dos tipos que deverão ser mantidas em segredo. O jogador mais alto é o primeiro a jogar.
O jogo
O jogo acontece em turnos que são realizados em duas etapas: 1) determinar as condições do tempo e 2) realizar ações e completar objetivos. Depois que o primeiro jogador termina sua vez, é o jogador à esquerda e assim por diante.
1) Determinar as condições do tempo
Você só vai fazer isso, a partir da segunda rodada. Você joga o dado e dependendo do símbolo do tempo, poderá:
Sol: realizar uma ação a mais;
Chuva: colocar um bambu em um terreno irrigado;
Vento: repetir a mesma ação, ao invés de realizar duas ações diferentes;
Raio: mover o panda que se assusta para qualquer lugar do tabuleiro e comer um bambu;
Nuvem: escolhe uma das fichas de melhorias disponíveis que são: tanque (irriga o local que você coloca a melhoria), cercado (o panda não pode se alimentar lá) e fertilizante (quando irrigado, o terreno produz 2 bambus ao invés de um). Essas melhorias podem ser colocadas apenas em tiles vazios como uma ação livre;
Interrogação: nesse caso você escolhe qual condição de tempo você quer.
2) Realizar ações e completar objetivos
Dentre as cinco ações disponíveis você poderá realizar duas na sua vez (ou três caso tire o sol no dado do tempo). Além disso existem algumas ações livres. Lembre sempre de utilizar os marcadores para saber quais ações estão sendo realizadas.
Terrenos: pegue 3 tiles do monte, escolha um, descarte os outros dois no final da pilha e coloque o escolhido em jogo. No início é preciso colocar ao lado do tile da fonte, depois, deve estar adjacente a dois tiles já colocados em jogo. Quando você coloca um tile ao lado da fonte, ele é considerado irrigado e já produz um bambu.
Canaleta: você pega uma canaleta e já a coloca em jogo, ou guarda para utilizar quando quiser. Colocar a canaleta é uma ação livre. Ela é importante para os objetivos, pois sem estar irrigado, um terreno não produz bambu, nem serve para completar objetivos de terreno. O terreno é irrigado, quando uma canaleta está posicionada ao lado daquele tile, não apenas tocando. Quando um novo terreno é irrigado, ele produz um bambu (ou dois caso seja fertilizado).
Jardineiro: mova o jardineiro para qualquer tile em linha reta, não importando a distância. Onde ele for posicionado, vai produzir um bambu (ou dois caso o terreno seja fertilizado), desde que o tile esteja irrigado. Se houverem tiles da mesma cor de bambu ao lado, esses terrenos também produzirão novos bambus. Só pode haver um pé de bambu por tile, com no máximo 4 segmentos.
Panda: você pode mover o panda por quantos terrenos quiser, desde que em linha reta. No terreno que ele parar, ele come um bambu daquele tile. Se não houver bambus no terreno ou for um terreno cercado (com um símbolo de proibido pandas) ele não come nada.
Objetivos: você compra uma carta de objetivos de uma das três pilhas: terreno, jardineiro e panda.
Completar Objetivos: para completar objetivos é preciso realizar o que a carta pede e somente em seu turno. Você pode baixar a carta de objetivo completo, ou segurar na mão. Só é importante lembrar que você pode ter no máximo 5 cartas na mão. Os pontos dos objetivos completos é que vai decidir o vencedor do jogo, por isso é importante tentar fazer o máximo possível. Os de terreno tem que ser feitos da forma como está desenhado na carta, com terrenos irrigados. Os de panda, sempre que você cumpre o objetivo descarta os bambus comidos. Os de jardineiro devem seguir as indicações da carta, de acordo com os símbolos mostrados.
Você pode, depois que já estiver experiente, jogar com a variante em que se comprar um objetivo pronto no tabuleiro, descartar e pegar outro que precise ser “construído”.
Final de jogo e pontuação
O encerramento de jogo dependerá da quantidade de players: se estiver em dois, termina quando um jogador completar 9 objetivos; em 3, quando completar 8; e em 4 quando for completo o sétimo objetivo.
O jogador que completar primeiro, recebe a carta de agradecimento do Imperador (que vale 2 pontos). O resto dos outros jogadores terá um último turno para tentar completar objetivos e melhorar a pontuação.
O vencedor é aquele que conseguir angariar o máximo de pontos nas cartas de objetivos completos. As cartas na mão não valem nada e são descartadas. Aquele que ganhar, recebe os parabéns do Imperador.
No caso de empate, ganha quem tiver mais cartas de objetivo de panda. Se ainda assim continuar o empate, o jogo termina empatado.
Considerações Finais
O jogo é euro, mas sua simplicidade beira a dos party games. É fácil de aprender, independente da idade, ou experiência com board games, não é à toa que Takenoko é um dos melhores gateways do mundo dos board games.
Apesar de simples, ele demanda certa estratégia para ganhar. No início dê preferência a colocar tiles, pois sem eles o jogo não anda. Tenha sempre canais de irrigação guardados. Não sabe o que fazer naquela ação? Tem uma ação extra por causa do sol? Pegue canais de irrigação! Eles podem salvar você em diversos momentos do jogo.
Não esqueça de sempre comprar novos objetivos. Perto do final do jogo os objetivos do panda acabam ficando um pouco difíceis, pois você vai ter que gastar ações para movê-lo, então dê preferência a objetivos de terreno e jardineiro que possivelmente já vão estar prontos para concluir.
Não abra todos os seus objetivos completos. Enquanto você puder segurar cartas na mão, mantenha os objetivos completos ocultos, exceto os do jardineiro que podem mudar por causa do panda. Sempre é interessante na sua última rodada surpreender a todos com diversos objetivos prontos!
No mais, aproveite para passar muitas horas de diversão e alimentar o fofinho panda-gigante!
Prós:
- Arte e componentes perfeitos.
- Apesar de simples, é bem estratégico.
- Fácil de jogar.
- Divertido e para toda a família.
Contras:
- A simplicidade e o tom caricato do jogo pode não agradar a jogadores de euro games mais pesados. Se você for essa pessoa, Takenoko não é pra você!
Recomendado para: jogadores iniciantes, fãs de party games e euros leves.