Reviews

Publicado em agosto 21st, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Taverna: viva santo Averna!

Review – Taverna: viva santo Averna! Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.1


User Rating: 5 (1 votes)

Celebrações religiosas existem em todo tipo de civilização. Não é diferente no reino sagrado de Averna, em que os populares celebram o dia mais sagrado do ano bebendo todas de taverna em taverna. Você como um bom taberneiro, pretende lucrar muito no feriado. Para isso, terá que agradar aos 4 povos do reino e atender algumas exigências real. Pode até parecer fácil, mas caso a coisa se complique, dá pra usar uma magiazinha marota que tudo se resolve. Mas, cuidado! Os outros taberneiros podem ser muito mais trapaceiros que você!

Componentes

A Mandala Jogos sempre tem ótima qualidade na produção de jogos. A parte de impressos e cartonados estão como sempre com ótima qualidade. Já os marcadores vieram aqueles cubos e discos gelatinosos, no estilo Space Cantina, Drillit e outros tantos jogos nacionais que vieram com esses componentes. Não que atrapalhe o jogo, mas fica algo meio destoando do resto dos componentes. A arte é um destaque a parte, muito bonita e temática.

O que vem na caixa: 1 tabuleiro, 1 livro de regras, 34 cartas de clientes, 31 cartas de feitiço, 5 cartas de ajuda, 25 marcadores de locação, 15 marcadores de pontos, 20 marcadores de popularidade, 4 dignitários, 36 fichas de clientes, 15 fichas de favor real, 15 marcadores de privilégio, 12 marcadores de guilda, 1 marcador de rei, 1 marcador de rainha e 45 moedas.

Arte e parte gráfica impecável

O jogo

Você e seus concorrentes taberneiros vão tentar durante 6 (3-5 jogadores) ou 8 rodadas (2 jogadores) chamar os melhores convidados para as tavernas de cada um dos 4 povos: orcs, humanos, elfos e anões. Mas, será preciso uma boa seleção de convidados para conseguir os melhores bônus, além de ativar os dignitários. Tudo isso de forma a escolher apenas uma forma de pontuar no final do jogo. Você escolherá a que te dê mais pontos, ou a que evita que os seus concorrentes pontuem mais.

Preparação do jogo

Dê a cada jogador os marcadores de sua cor e 15 moedas. Coloque o tabuleiro no centro da mesa e separe as cartas de convidados de acordo com o número de jogadores. Coloque cada um dos 4 dignitários em uma taverna pequena diferente.

Pegue os marcadores de ponto das cores dos jogadores e coloque na entrada da cidade. Também coloque um marcador de popularidade no início da trilha de cada um dos povos. O jogador que festejou algo mais recentemente é o primeiro a jogar.

Separe os marcadores de guilda e cliente próximos ao tabuleiro. Embaralhe as fichas de favor real e em seguida coloque 5 no respectivo lugar, deixando as outras viradas para baixo ao lado do tabuleiro. Coloque 1 marcador de privilégio em cada taverna, os que sobrarem ficam ao lado do tabuleiro.

Embaralhe as cartas de feitiços e dê 3 para cada jogador. As outras coloque no espaço do tabuleiro especial para isso. Escolha se vai colocar ou não a carta maldição no jogo que é opcional.

Embaralhe as cartas de convidados e abra 4 cartas, criando a trilha de clientes. A primeira carta determina o povo escolhido, que vai receber o marcador de rei. Se for uma carta de povo duplo, o primeiro jogador escolhe qual será o povo.

Começando pelo primeiro jogador e seguindo em sentido horário, cada jogador vai adquirir uma escritura de uma taverna, pagando o valor indicado. Em seguida, recebe os pontos de vitória e coloca o seu cubo para marcar o espaço indicado. Depois, a partir do último jogador e seguindo em sentido anti horário, cada jogador adquire mais uma escritura de taverna, sendo que não pode ser na mesma que colocou a primeira.

Erguei os copos e chamai os convidados para as festividades!

Os turnos

O jogo acontece em 6 ou 8 turnos, sendo que cada turno acontece em 7 etapas, sendo que algumas são obrigatórias (1 a 3) e outras são opcionais (4 a 7):

1- Escolher uma carta de cliente

Escolha um dos disponíveis, colocando a carta em sua frente e em seguida pegando uma ficha de cliente.

Escolha um cliente

2- Coloque uma ficha de cliente

Em um espaço desocupado, ou, caso escolha uma carta de cliente com o símbolo da máscara, pode descartar um cliente para colocar o seu cliente no lugar. Caso o cliente ocupe o último espaço vazio da taverna, o jogador que colocou recebe a ficha de privilégio daquela taverna.

Caso você coloque em um espaço desocupado da mesma cor da ficha, você sobe 1 espaço na trilha de prestígio daquela raça. Caso você usou a habilidade da máscara, suba 1 na trilha de prestígio da raça que você descartou. Quando passar por um bônus na trilha da raça, o jogador recebe na hora. O último espaço só pode ser ocupado por um jogador.

Coloque o convidado e receba o bônus

3- Receber moedas

Cada dono da taverna recebe 3 moedas (2-3 jogadores) ou 2 moedas (4-5 jogadores). Se na taverna onde o cliente foi colocado e na carta houver o símbolo da cerveja, o jogador ativo recebe mais 3 moedas (2-3 jogadores) ou 2 moedas (4-5 jogadores).

Cada dono da taverna recebe 3 moedas

4- Ativar um dignitário

O jogador da vez, pode ativar a habilidade do dignitário que estiver na taverna. Pague o custo, receba o benefício e mova-o para outra taverna em um espaço vazio. Cada taverna recebe no máximo 2 dignitários. Caso exista na taverna e na carta o símbolo de lira, o jogador pode escolher ativar qualquer dignitário do jogo.

A qualquer momento do seu turno é possível ativar um dignitário, descartando 2 marcadores de privilégio. Não é permitido ativar duas vezes em um único turno o mesmo dignitário.

5- Lançar um feitiço

Uma vez por turno é permitido lançar um feitiço, pagando o seu custo e em seguida realizando o seu efeito. Os feitiços com o raio verde podem ser lançados na vez de outro jogador, mas apenas uma vez por turno. Após resolver o efeito, a carta fica aberta em frente ao jogador que o lançou.

Se na taverna utilizada e na carta do cliente houverem o símbolo de magia, o jogador recebe mais uma carta de magia.

O jogador paga o custo da magia e a realiza em seguida

6- Vender um feitiço

Durante o seu turno, o jogador pode vender quantos feitiços quiser, ao valor de 1 moeda cada.

7- Usar favores reais

É possível utilizar quantos favores reais quiser em qualquer momento do seu turno. Ele realiza um efeito único e assim que utilizado, fica na frente do jogador, com a face virada para baixo.

Cada favor possui um efeito diferente e é realizado apenas uma vez

Final de turno

Assim que o jogador terminar sua vez, ele completa a trilha de clientes, puxando uma nova carta. O jogador à esquerda realiza o turno dele, seguindo os mesmos passos.

Os dignitários

Ao ativar um dignitário, o jogador terá que pagar um custo, para realizar uma determinada ação.

Tabelião

Compre uma escritura pagando o valor indicado caso ela esteja vazia, ou o valor e mais três, para adquirir onde exista um marcador de outro jogador, ganhando os pontos de vitória indicados. O jogador alvo recebe metade do valor pago e o marcador dele é substituído pelo do novo proprietário. O jogador alvo não perde pontos e não é possível retirar o último marcador de um jogador.

Gob’Trotter

Pague 3 ou 5 moedas para colocar marcadores de guilda na taverna de destino e ganhe os pontos indicados. Não são permitidos símbolos de Guilda iguais em uma mesma taverna.

Princesa

Pague 3, 5 ou 7 moedas para receber 1, 2 ou 3 Fichas de Favor Real do tabuleiro, repondo em seguida os espaços vazios.

Embaixatriz

Pague 3, 6 ou 9 moedas para avançar 1, 2 ou 3 níveis de popularidade das raças. Você pode escolher em quantas raças quiser avançar, desde que sejam 3 níveis no total. Se passar por algum bônus, recebe imediatamente.

Pague o custo e recebe os benefícios dos dignitários

Final de jogo

Quando cada jogador atender a 6 ou 8 clientes, o jogo se encerra. Em seguida, os feitiços não lançados são trocados por 1 moeda cada e as fichas de privilégio são trocados por 1 ponto cada. Em seguida é feita a pontuação real.

A pontuação real acontece da seguinte forma: o jogador que alcançar a maior pontuação na trilha do povo do rei, escolhe uma das pontuações do jogo, seguido pelos outros jogadores. Cada jogador escolhe apenas uma das pontuações que são as seguintes:

Rei: ganhe 5 pontos de vitória e avance 1 em cada trilha dos povos sem receber os bônus.

Rainha: pontue 3/6/9/12/15 pontos por 0/2/3/4/5 Favores Reais que possuir, usados ou não.

Numismata: pontue 3/6/9/12/15 pontos por 0/6/9/12/15 moedas que possuir.

Arquiduque: pontue 3/6/9/12/15 pontos por 1/2/3/4/5 Escrituras que possuir.

Arquimago: pontue 3/6/9/12/15 pontos por 0/2/3/4/5 Feitiços lançados durante o jogo.

Por último, é feita a pontuação dos povos. Cada jogador pontua nas quatro trilhas dos povos, de acordo com o seu nível e popularidade.

Depois disso, quem alcançou a maior pontuação é o vencedor. Em caso de empate, o ganhador é o jogador que festejará seu aniversário primeiro.

O jogador que alcançou a maior pontuação é o vencedor

Considerações

Taverna é um jogo bem divertido, rápido e estratégico. Você vai se ver tentando fazer a combinação certa de clientes, espaço na taverna, habilidade do dignitário e bônus nas trilhas das raças. Ele oferece diversas formas de pontuar. Então não foque em apenas um lugar. Tente morder pontos em cada um dos lugares, pois no final do jogo, você só poderá pontuar em uma das pontuações reais. Se você focar em apenas um e te travarem, você certamente vai perder o jogo. A trilha da raça do rei é muito importante, então tente ter uma boa colocação ali para conseguir escolher a pontuação real final.

As trilhas das raças também são importantes lugares de pontuação, pois dão muitos pontos e podem tirar alguns pontos importantes e isso pode fazer a diferença no jogo. Utilize os dignitários com sabedoria e aproveite dos benefícios de cada um na hora certa do jogo.

Apesar de ser bem estratégico, ele não é muito profundo e pode incomodar jogadores mais heavy gamers. Em compensação, ele vai agradar muito a novos jogadores e fãs de jogos rápidos. Uma boa pedida para jogar entre jogos mais pesados, ou jogar várias partidas seguidas em uma jogatina.

O que gostei em Taverna

  • Belíssima arte;
  • Facilidade em aprender;
  • Muitas formas de pontuar.

O que não gostei em Taverna

  • Os componentes de plástico do jogo;
  • Jogo muito leve.

Indicado para

Jogadores novos, fãs de eurogames médios e leves, e de jogos estratégicos. Fãs de jogos de fantasia medieval e tavernas.

Tags: , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑