Publicado em fevereiro 29th, 2016 | por Renato J. Lopes
Review – The Gallerist: o board game arte
Summary:
4.5
Bem-vindo ao mundo da arte! Imagine-se como um colecionador refinado de arte. Na sua galeria você terá grandes obras que custarão fortunas, mas que em sua inteligência e oportunidade pagou pouco, quando aquele artista que hoje é uma celebridade, era ainda um menino desconhecido.
Talvez você não tenha nenhuma escultura de Michelangelo, pintura de Van Gogh, fotografia de Ansel Adams ou até mesmo uma obra digital de um dos grandes nomes da atualidade. Mas, em The Gallerist você poderá descobrir novos talentos, adquirir obras, divulgar o artista, contratar assistentes, assinar um contrato de venda e vender obras, além de pode adquirir prestígio internacional e dar lances em um leilão de obras primas. Tudo isso com o objetivo de conseguir a maior quantidade possível de dinheiro e ser o galerista com a maior fortuna e o vencedor do jogo!
O jogo pode parecer uma sopa de ações e pontos, mas depois que aprender, você vai ver como ele é muito mais que isso!
Componentes:
Elegantes como o jogo são as peças e a arte, tudo muito bem produzido, com alta qualidade. Meeples, marcadores, tabuleiro, saco de pano, fichas, cartas e tudo mais possui uma qualidade acima da média, inclusive com uma arte muito bonita e imersiva. Muito se falou sobre a caixa que era fraca, ruim. Certamente não é o melhor componente e com certeza poderia ser melhor, mas comparando-a com de outros jogos, como Agrícola por exemplo, ela não fica muito atrás, ou seja está longe de ser a pior caixa de board game de todos os tempos. Além do que, ela vai só guardar os componentes, não vai ser usada durante a partida, certo?
1 tabuleiro;
4 tabuleiros individuais dos jogadores;
4 peões de galerista;
1 ficha de jogador inicial;
4 marcadores de influência;
40 meeples de assistente nas cores dos jogadores;
20 fichas de promoção;
16 peças de artista;
16 fichas de assinatura;
10 fichas de bônus de artista;
20 fichas de reputação;
40 meeples visitantes;
1 saco de pano;
32 peças de obra de arte;
3 cavaletes de madeira;
60 bilhetes;
4 cartas de Negociante de Arte;
4 cartas de Curador;
20 cartas de contrato;
8 marcadores de fama;
5 fichas de Celebridade
3 fichas temáticas;
Várias fichas de dinheiro (1,2,5,10,50,100).
Preparação do jogo
O setup de The Gallerist é um pouco demorado, mas está tudo indicado no tabuleiro. Na Colônia dos Artistas são colocados um artista de cada cor (vermelho e azul) e de cada tipo, os que sobrarem ficam na caixa. Revele um artista azul e marque a fama inicial dele. Nos artistas vermelhos coloque um visitante branco (colecionador). Em todas as fichas de artistas não revelados, coloque uma ficha de bônus de forma aleatória.
Das obras de arte no tabuleiro, são retiradas uma de cada tipo, colocados nos cavaletes. Para 4 jogadores, 3 cavaletes, para 3 jogadores, 2 e para 2 ou partida solo, apenas 1 cavalete. Sob as pilhas de obras de arte, são colocados a quantidade de visitantes indicados pelo número de bilhetes bônus que a obra dá. As obras de arte que sobrarem voltam para a caixa do jogo. No Mercado Internacional são colocadas fichas de reputação nos locais indicados nas 4 linhas superiores, no caso de uma partida com dois jogadores ou solo, a coluna do meio não é utilizada. No Escritório de Vendas são abertas quatro cartas de contrato em cada um dos lugares indicados.
Alguns componentes são reduzidos ou retirados caso a partida seja realizada com menos de 4 jogadores. Com 3 jogadores você retira 2 visitantes de cada cor (branco, rosa e marrom) e utiliza apenas 15 tickets. Para dois jogadores ou jogo solo, são retirados 4 visitantes de cada cor, são utilizados apenas 10 tickets de cada tipo.
Cada jogador recebe seu tabuleiro individual, seu Galerista, os assistentes (dois no escritório e 8 na fila de não contratados),dez de dinheiro, uma carta de Negociante de Arte e uma de Curador. São colocados os marcadores de influência de cada jogador no espaço 10 da trilha. E cada jogador posiciona seu galerista dentro de sua galeria.
São colocadas fichas de reputação em cada um dos 4 lugares do jogo. Pegue 4 visitantes do saco de forma aleatória e coloque na praça. Sorteie ainda um visitante e coloque no hall de cada um dos jogadores. Pronto! A partida está pronta para começar.
A partida
A partida acontece em turnos, em que os jogadores podem realizar as ações de lugar e uma manobra executiva. O jogador inicial é escolhido de forma aleatória. Depois disso, seguindo o sentido inverso, o último jogador escolhe o local inicial colocando seu galerista e pega a ficha de reputação do local, colocando no terceiro espaço da galeria de seu tabuleiro individual. As fichas que sobrarem são colocadas de volta na caixa.
Depois que todos houverem posicionado o seu galerista, o jogador inicial começa sua ação normal. Após ele realizar sua ação, é a vez do jogador à sua esquerda.
Caso um jogador em sua ação da vez vá ao mesmo lugar em que já havia um outro jogador, o jogador que estava antes é expulso e pode realizar uma das ações de expulsão, logo após o jogador da vez realizar a sua ação. Somente depois disso é a vez do próximo jogador. Ao se movimentar de um lugar para outro, você pode deixar um assistente seu no lugar para provocar uma ação de expulsão caso outro jogador expulse seu assistente.
Ao acabar um dos tipos de bilhete, acontece uma pontuação intermediária em que cada jogador vai receber prestígio e dinheiro de acordo com os visitantes em sua galeria.
O final do jogo é engatilhado quando dois dos três requisitos acontecer: fim dos bilhetes, fim dos visitantes do saco de pano e dois artistas se tornarem celebridade.
Ações de Lugar
No seu turno o jogador deve mover o seu Galerista para uma localidade diferente de onde está. Se ele se mover de uma localidade para outra, ele pode deixar um assistente ali para realizar uma ação de expulsão posteriormente.
Cada um dos lugares permite ao jogador realizar duas ações. Os lugares são: a Colônia de Artistas, Centro de Mídia, Escritório de Vendas e Mercado Internacional.
- Colônia de Artistas
Nas Colônia de Artistas você pode fazer as seguintes ações: revelar um artista ou adquirir uma obra de artista revelado. Cada artista pode ter apenas duas obras de arte em jogo, que é a quantidade de assinaturas que cada artista possui.
a) Revelar um artista: escolha um artista não revelado, ganhe o bônus da ficha, se for um artista vermelho, coloque o visitante na praça, vire o artista para cima, marque sua fama inicial no espaço marrom e pegue uma assinatura do artista e coloque no espaço de Contrato de Comissão do seu tabuleiro individual.
Você só pode ter um contrato de artista por vez. Enquanto não sair a ficha deste espaço, você não pode colocar assinatura de artista aí.
b) Adquirir uma obra de arte: Escolha um artista revelado com uma assinatura disponível. Pegue a obra de arte no topo da pilha correspondente que será a obra deste artista. Coloque os visitantes na praça central, aumente a fama do artista de acordo com o bônus da obra e pague o valor de acordo com a fama atual do artista. Coloque a ficha de assinatura do artista no seu tabuleiro de acordo com a fama do artista. Por exemplo: se forem duas estrelas verdes, coloque o marcador no local de duas estrelas verdes. Se a obra for de um artista que você revelou, retire a ficha do espaço de contrato e coloque no espaço indicando as estrelas de fama e o valor da obra. O valor a ser pago por quem tem o contrato é a fama inicial do artista.
A obra adquirida vai para a sua galeria no tabuleiro individual, no primeiro espaço disponível à esquerda. O último espaço à direita só pode ser preenchido por uma obra prima.
- Centro de Mídia
No Centro de Mídia você promover um artista ou contratar um assistente.
a) Promover um artista: gaste influência igual ao indicado na ficha de promoção.
Coloque a ficha de promoção na ficha do artista, receba o bônus, aumente a Fama do Artista em 1 mais 1 por cada Colecionador (Visitante branco) dentro da galeria do jogador.
b) Contratar um assistente: contrate a quantidade de assistentes que desejar, desde que aja espaço vazio em seu escritório para isso, pagando o seu custo indicado na fila de assistentes, em seguida se houver algum bônus indicado, receba-o.
- Escritório de Vendas
No Escritório de Vendas você pode firmar um contrato ou vender uma obra de arte.
a) Firmar um contrato: você pode pegar um dos 4 contratos abertos, ou abrir novos 4 e pegar um dos novos. Em seguida coloque uma nova carta no lugar que você tirou o contrato. A carta escolhida é colocada no tabuleiro do jogador que ganha como bônus um bilhete de uma das cores indicadas, apenas na primeira vez que isso acontece em cada um dos 3 espaços. Se o jogador possuir 3 contratos não cumpridos, ele não pode pegar mais contratos.
b) Vender uma obra de arte: o jogador só pode negociar obras que ele tiver em sua galeria e possuir um contrato de venda daquele tipo.
O jogador recebe dinheiro de acordo com a posição da assinatura no registro de venda em seu tabuleiro individual. A obra de arte sai da galeria, sendo posicionada do lado esquerdo do tabuleiro individual. As obras restantes vão para a esquerda, a ficha de assinatura do artista retorna para a colônia de artistas.
Um visitante da galeria é movido para a praça (representando o comprador da obra). A ficha de contrato é virada para baixo, sendo colocado para cima o lado de acordo com a cor do visitante que voltou para a praça.
- Mercado Internacional
Diferente de outras localidades, esta pede alguns requisitos para realizar as ações. Existem 3 colunas divididas em duas seções: reputação do mercado internacional (4 linhas superiores) e leilão internacional (3 linhas inferiores). Para realizar as ações de cada uma das colunas coluna, é necessário possuir em seu hall de entrada (não na galeria) o número e tipo mínimo de visitantes indicados nas colunas, 1ª coluna: 1 visitante de qualquer cor, 2ª coluna: 1 investidor e 1 VIP e 3ª coluna: 1 colecionador + 1 investidor ou 1 VIP.
a) Fichas de reputação do mercado internacional: aqui você tem mais um requisito para utilizar, sendo indicado no lado esquerdo da coluna: é necessário ter uma obra de arte vendida ou em exposição na galeria do tipo indicado.
Em seguida se verifica qual das colunas e das linhas o jogador pode utilizar, escolhe o espaço e coloca um de seus assistentes disponíveis (que esteja em alguma localidade ou no escritório), ganha a influência indicada na coluna, pega a ficha de reputação e coloca em seu tabuleiro individual, em um dos espaços vazios, utilizando o bônus daquele espaço, não da ficha de reputação.
b) Dar um lance no leilão internacional: primeiro se verifica qual das colunas o jogador pode utilizar, escolhe o espaço e coloca um de seus assistentes disponíveis, ganha a influência indicada na coluna, paga o valor ofertado (indicado à esquerda da linha) e recebe o bônus do espaço imediatamente.
Manobras Executivas
Antes ou depois de realizar a ação de lugar, você pode realizar uma das duas manobras executivas que não possuem custo: mover visitantes com bilhetes (utilizando quantos bilhetes quiser, movendo os visitantes de um espaço para outro), ou utilizar uma das ações das cartas de contrato com um de seus assistentes, que ficam lá, até que esse contrato seja virado, ou descartado.
Durante a ação de movimentar os visitantes, existe uma limitação quanto a ter os colecionadores (brancos) na galeria do jogador: um mais a quantidade de obras vendidas. No começo pode ficar apenas um, depois de acordo com a venda de obras podem entrar mais.
Ações de Expulsão
Quando for expulso de um lugar, você pode fazer uma das duas opções: gastar sua reputação, voltando o marcador na trilha na estrela anterior a que você se encontra; ou realizar uma das manobras executivas sem custo.
Visitantes e trilha de influência
Existem 3 tipos de visitantes: os brancos (colecionadores de arte), os rosas (VIPs) e os marrons (negociantes de arte). Sempre que eles estiverem dentro da sua galeria, eles vão lhe ajudar a aumentar a fama do artista (brancos), ganhar influência (brancos e rosas) e ganhar dinheiro (brancos e marrons).
A trilha de influência pode ser utilizada para realizar 3 ações:
a) Ação de Expulsão: para realizar uma ação de localidade durante uma ação de expulsão, voltando na trilha, até a estrela anterior o seu marcador.
b) Aumentar a Fama: quando se está realizando a ação promover um artista, pode-se voltar o marcador na trilha de influência, quantas estrelas forem possíveis, sendo que cada uma dá um a mais de fama para o artista.
c) Ganhar Dinheiro: o jogador pode voltar na trilha de Influência no espaço anterior que possua um ícone de moeda, isso dá ao jogador 1 de dinheiro, que deve ser gasto na hora, não podendo ser guardado, por isso é recomendável fazer isso ao comprar uma obra.
Bilhetes
Os bilhetes devem sempre ser pegos das pilhas apropriadas da bilheteria, de acordo com a cor correspondente. Se o ícone tem uma tripla cor, o jogador pode escolher a cor do bilhete recebido. Quando o primeiro tipo de bilhete acabar, os jogadores recebem um bônus conforme indicado no tabuleiro. Caso o jogador quiser receber um dos tipos que acabou, mas houverem outros, ele poderá pegar os que estão no tabuleiro e trocar por um dos que foram descartados.
Virar uma Celebridade
Quando um artista alcança 19 de Fama, ele vira uma Celebridade e se aposenta. O jogador que fez com que o artista virasse uma Celebridade, coloca uma ficha de Celebridade no artista e ganha 5 de dinheiro. Qualquer obra de arte desse artista vira uma obra-prima, podendo ser colocada no 4º espaço de exibição. O artista se aposenta e mais nenhuma obra pode ser comprada daquele artista, com exceção de uma peça comissionada.
Final de jogo e pontuação
Quando dois dos três requisitos acontecer (fim dos bilhetes, fim dos visitantes do saco de pano e dois artistas se tornarem celebridade), se encerra normalmente a rodada em andamento e em seguida acontece a rodada final, em que os jogadores realizam suas ações normalmente, mas sem as ações de expulsão.
Depois disso é realizada a pontuação em etapas de acordo com o indicado no tabuleiro. Controle do Mercado Internacional: verifica-se quem tem a maioria nas colunas do Mercado Internacional, pontuando de acordo com a colocação indicada na base de cada coluna. Em caso de empate, soma-se o valor dos jogadores empatados e se faz uma média, arredondando para baixo.
Fichas de Reputação: os jogadores recebem dinheiro e/ou influência para cada ficha de Reputação em seu Registro de Reputações. Verifique o que cada uma significa no manual do jogo.
Exibição: para cada obra exibida na galeria do jogador, ele recebe a quantia de dinheiro igual ao seu valor de venda.
Leilão Internacional: quem tiver dado a maior quantidade de dinheiro nas três colunas tem o direito de escolher primeiro a obra de arte, depois o segundo e assim por diante. Assim que recebe aquela obra, ganha a quantidade de dinheiro de acordo com a obra mais valiosa daquele tipo no tabuleiro.
Carta de Curador: os jogadores revelam as cartas de curador e ganham dinheiro de acordo com os objetivos cumpridos indicados em sua carta de curador.
Carta de Negociante de Arte: os jogadores recebem dinheiro de acordo com o conjunto de obras vendidas indicadas em sua carta de negociante.
Influência: o jogador recebe dinheiro de acordo com a posição na trilha de influência, a quantidade indicada no local em que seu marcador estiver, ou a anterior.
O jogador que conseguir a maior quantidade de dinheiro é o vencedor. Em caso de empate os critérios para desempate são os seguintes: primeiro quem adquiriu mais obras de arte (em exibição e vendidas), segundo o jogador com mais visitantes em sua galeria e por último o jogador com mais assistentes em jogo. Se ainda assim continuar empatado, a vitória é compartilhada.
Considerações Finais
Um euro pesado pela quantidade de regras, mas ao mesmo tempo muito dinâmico durante a partida. The Gallerist te dá a impressão de estar sempre ganhando e você sempre vai achar que vai garantir a maior pontuação no final da partida. O fato de não ter punições durante o jogo (como a maioria dos euros) também é um aspecto que dá vontade de jogar. Mas, não se engane, você pode estar realizando a estratégia errada, por isso é preciso prestar atenção no que seus adversários estão fazendo.
Uma das localidades que dá muitos pontos no final do jogo e os jogadores normalmente esquecem, é o Mercado Internacional. Sempre que puder, garanta alguns lugares nas colunas e umas fichas de reputação, pois isso dá uma diferença grande no final do jogo. Tente focar também nos objetivos das cartas de negociante e curador, elas podem dar uma pontuação surpresa ao final.
Sobre os visitantes, nem sempre é interessante encher sua galeria e fazer uma “rave”. É importante sempre ter visitantes, mas não se concentre tanto neles. É necessário ter eles também no hall para realizar as ações do Mercado Internacional.
É um jogo estratégico, altamente imersivo, temático (mesmo sendo um euro!) e divertido. Na segunda ou terceira partida você vai se pegar tentando adivinhar as estratégias de seus colegas e ao mesmo tempo realizar suas jogadas de uma forma diferente, tentando se concentrar em aspectos diferentes. Certamente já figura entre os meus top 10!
Prós:
- Estratégico, imersivo e divertido.
- Não é punitivo.
- Arte esplendorosa.
- Divertido
Contras:
- A complexidade pode espantar novos jogadores.
- A espessura da caixa pode incomodar algumas pessoas..
Recomendado para: jogadores experientes, amantes dos euro games e amantes dos mundos das artes.