Publicado em outubro 10th, 2016 | por Renato J. Lopes
Review – Thief’s Market: ladrão que rouba ladrão ganha o jogo
Summary:
3.7
Vida de ladrão não é nada fácil. Tem que passar por perigos inexplicáveis para conseguir realizar seu trabalho e no final, ainda precisa ser ligeiro o bastante para não ser passado pra trás pelos outros integrantes da gangue. E é isso que você vai ver em Thief’s Market, lançamento da Kronos Games, em que você terá que roubar os outros ladrões para se tornar o Rei dos Ladrões.
Componentes
O jogo foi produzido junto à versão internacional e com a vantagem de ter chego antes, visto que a versão em inglês acabou atrasando. A Kronos Games entregou aqui primeiro, inclusive enviando para quem participou do financiamento internacional o jogo em português, algo que não era obrigação da empresa, mas para mostrar que a parceria com a TMG é forte, eles fizeram isso. Os componentes são muito bonitos, em especial os dados personalizados que são o destaque do jogo. As cartas vieram numa gramatura legal, os marcadores e a caixa, contrariando a tendência nacional, tem espaço para as cartas com sleeve (obrigado, Kronos!).
- 13 Dados de Pilhagem customizados;
- 50 cartas (41 Cartas de Mercado A/B/C, 8 Cartas exclusivas liberadas no Kickstarter e 1 Carta de “Vitória Social”);
- 01 Marcador de Primeiro Jogador;
- 5 Cartas de Referência;
- 33 Moedas de Ouro;
- 33 Lauréis de Infâmia;
- 01 Folheto de Regras.
Preparação
Defina a quantidade de jogadores e separe a quantidade de dados, de acordo com os mesmos: 13 para 5 jogadores, 11 para 4 e 10 para 3. Separe as cartas em 3 montes separados, de acordo com as letras: A, B e C. Dê uma moeda e uma carta de referência para cada jogador e o marcador de primeiro jogador para quem fez o furto mais recente. Separe as moedas restantes e os lauréis de infâmia num espaço próximo a área de jogo. Abra 5 cartas da pilha A para compra. Sua partida já pode começar.
Objetivo de jogo
O objetivo em Thief’s Market é conseguir a maior quantidade de pontos de infâmia que podem ser conseguidos com os lauréis conquistados durante o jogo, nas cartas de mercado, tendo a maior quantidade de moedas no final do jogo, ou ainda tendo a maior quantidade de capangas nas cartas.
A rodada
A rodada acontece em dois momentos: repartindo a pilhagem e fazendo compras.
Repartindo a pilhagem: o primeiro jogador rola os dados e coloca o marcador de primeiro jogador junto dos dados. Os dados possuem 6 faces: gemas brancas, vermelhas, verdes e azuis, além de saco de dinheiro (que são trocadas por dinheiro) e a máscara púrpura (que são trocadas por lauréis de infâmia).
Depois de rolar os dados, o primeiro jogador pega a quantidade de dados que quiser do centro da mesa e se quiser o marcador de primeiro jogador. Depois disso, o jogador à esquerda dele tem a opção de pegar a quantidade de dados que quiser do centro da mesa (se houver) e o marcador de primeiro jogador (caso ainda esteja junto dos dados) ou pegar os dados do primeiro jogador. Caso escolha pegar dados de outro jogador, é preciso retornar um dado para o centro da mesa, rolando ele antes de colocar lá. Os outros jogadores podem fazer a mesma coisa. Quando todos os players tiverem dados em sua posse, a fase se encerra e é a hora de fazer compras.
Fazendo compras: cada jogador, a partir do que tiver o marcador de primeiro jogador em mãos, tem o direito de comprar uma carta (ou mais, caso alguma carta permita isso), pagando com as faces dos dados. Após gastar as faces dos dados, o jogador retira a carta comprada e volta os dados com gemas restantes para o centro da mesa, caso não consiga utilizar nas habilidades especiais da cartas.
Final de turno
No final da rodada as faces com o saco são trocadas por moedas e as com a face de laurel de infâmia, são trocadas por marcadores. Também é possível nesse momento realizar a habilidade das cartas de transformar faces em moedas e lauréis. As cartas são respostas de acordo com a fileira que elas pertencem. Quando não houverem 5 cartas para serem abertas na fila A, são abertas todas as cartas que puderem da fila A e em seguida abre-se 5 cartas da fila B. Note que haverá mais que 5 cartas abertas quando houver a transição de pilhas de cartas, tanto da A para a B, quanto da B para a C.
Final de jogo
Quando não houver mais cartas para repor do monte C, acontece a última rodada. Em seguida são contados os pontos de infâmia dos marcadores e das cartas. Quem tiver mais pontos de infâmia, ganha o jogo.
Considerações
Se você quer um jogo divertido, com muita interação, tretas e intrigas, Thief’s Market é uma ótima opção. É interessante a dinâmica de ir um roubando o outro e ficando um dado pra trás, pois em alguns momentos você vai acabar pegando pouca coisa para tentar não ser roubado e ficar com o que deseja e em outras vai pegar o máximo que puder, para provocar o roubo entre os jogadores.
Apesar de ter como mecânica central a rolagem de dados, você vai acabar utilizando um pouco de set colection na compra das cartas e administração das cartas que você for comprando, além de um pouco de take that ao pegar os dados dos outros jogadores. Ou seja, é um jogo com uma mecânica principal e algumas complementares.
O segredo para ganhar o jogo é a utilização correta das cartas, ou seja, quem conseguir o melhor combo. Com isso será possível fazer muitos pontos por turno, além de conseguir comprar mais cartas, converter faces de gemas em dinheiro ou lauréis, entre outras coisas.
O aspecto negativo do jogo é o tempo de duração com poucos jogadores. Quando se tem o máximo de jogadores (cinco) o jogo flui rápido e realmente fica no espírito de party game. Com menos que isso, a partida pode ficar arrastada, pois são muitas cartas e em alguns momentos os jogadores ficam pensando por muito tempo, dando um downtime elevado. A iconografia não é muito fácil de ser compreendida, precisando ser estudada para uma compreensão mais rápida.
Um jogo bacana, que proporciona muita diversão, mas não é para qualquer grupo. Se seu grupo tem pessoas que não jogam na esportiva, ou que são muito competitivos pode ser difícil aceitar que o outro está roubando seus dados e atrapalhando sua jogada.
Um jogão em uma caixa que você pode levar pra onde for e vai poder alegrar a galera toda.
Prós
- Poucas regras;
- Muita interação entre jogadores;
- Componentes de alta qualidade.
Contras
- As partidas com poucos jogadores são um pouco longas pra um party game;
- Iconografia muito complexa.
Indicado para: fãs de party games, quem gosta de jogos com muita interação, novos jogadores e heavy gamers.