Reviews

Publicado em novembro 21st, 2016 | por Jonathan Sampaio

Review – Ticket to Ride: Europa, viajando pelo velho continente

Review – Ticket to Ride: Europa, viajando pelo velho continente Jonathan Sampaio
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.8


User Rating: 0 (0 votes)

Transforme-se no maior magnata ferroviário de toda a Europa, na virada do século XX. Crie as melhores rotas pelo velho continente, seja frio, calculista e controle as vias férreas antes de qualquer um dos seus adversários, force-os a construir estações ferroviárias e conquiste o Expresso Europeu.

ficha-tecnica-ticket-to-ride-europa

Componentes

O jogo tem uma arte muito bela, com um colorido de encher os olhos, ficando ainda mais bonita quando os trenzinhos já estão no mapa, realmente um charme à parte.

O que vem na caixa: 1 mapa da Europa; 240 trens coloridos (45 de cada cor: azul, vermelho, verde, amarelo e preto, alguns vagões extras de cada cor para reposição); 15 estações de trem coloridas (três de cada cor correspondente aos trens); 158 cartas ilustradas, sendo elas: 110 cartas de vagão: 12 de cada cor, mais 14 locomotivas; 46 cartas de rotas (objetivos); 1 carta de referência e 1 carta bônus de Expresso Europeu para o maior caminho contínuo; 5 marcadores de pontuação de madeira (1 em cada uma das 5 cores dos jogadores) e 1 manual de regras.

_fra7432

Um colorido de encher os olhos

Objetivo do jogo

O objetivo do jogo é ser o jogador com o maior número de pontos ao final da partida. Você poderá pontuar de maneiras diferentes:

Controlando uma rota de uma cidade à outra

Para pontuar ao completar uma rota de uma cidade à outra, basta seguir a tabela de pontuação disponível no tabuleiro do jogo ou na carta de referência, mesmo assim, aqui vai o esqueminha para pontuação:

–  1 vagão = 1 ponto;

– 2 vagões = 2 pontos;

– 3 vagões = 4 pontos;

– 4 vagões = 7 pontos;

– 6 vagões = 15 pontos;

– 8 vagões = 21 pontos.

Controlando a rota descrita em seu Bilhete de Destino (carta de objetivo)

No início do jogo você pegará Bilhetes de Destino e poderá ainda pegar novos durante o jogo. Com elas você pontuará com as rotas que completar, ou perderá pontos com as que não conseguir terminar, de acordo com os pontos indicados nas cartas.

Por cada estação não usada no jogo

Cada estação de trem não usada contará 4 pontos no fim do jogo.

Ser o jogador com o maior caminho contínuo

O jogador com a rota contínua mais longa ao fim do jogo, recebe a carta de Expresso Europeu que vale 10 pontos.

_fra7443

Prepare-se para pontuar!

Preparação

Com o tabuleiro no centro da mesa, cada jogador escolhe a cor de suas locomotivas e toma seu lugar à mesa, colocando seus respectivos marcadores de ponto no marco de início na trilha de pontuação, então, embaralham-se as cartas de vagões e são distribuídas 4 para cada jogador. Feito isto, forme um monte de compras com as que restaram, deixando 5 abertas para compra (sempre deve ter 5 cartas abertas para comprar).

Separe os Bilhetes de Destino das rotas longas e os embaralhe-os de forma separada, entregando 3 rotas normais e 1 rota longa para cada jogador, dos 4 bilhetes entregues, os jogadores poderão escolher quais querem ficar, tendo que ficar com pelo menos dois. O restante dos bilhetes formam uma pilha de compras, todos com a face virada para baixo.

O jogador que mais tiver visitado a Europa começa o jogo, caso ninguém tenha visitado, por favor entrem em um consenso.

_fra7436

Prontos pra começar? Todos a bordo!

O jogo

O acontece em turnos, podendo cada jogador fazer uma das seguintes ações durante o seu turno:

Comprar cartas de vagão

Você pode comprar até duas cartas de vagão reveladas, ou apenas uma se for uma carta de Locomotiva (uma espécie de carta coringa que vale para qualquer cor e são essenciais para controlar balsas). Se comprar as cartas reveladas, você deve repô-las (sempre tendo 5 à mostra), ou você poderá comprar às cegas e pegar 2 do monte de compras.

_fra7442

Vagões disponíveis em jogo

Comprar Bilhete de destino

Com esta ação você compra 3 Bilhetes de Destino e deverá ficar com pelo menos um, lembrando que cada rota não feita terá seus pontos descontados no final do jogo.

_fra7444

Alguns destinos de rota

Construir uma estação de trem

Você só poderá construir uma estação de trem em uma rota que seus trens não podem passar, então para a primeira estação, você deverá descartar uma carta de vagão qualquer, para a segunda estação serão duas cartas iguais e para a terceira estação serão três cartas iguais. Lembrando que a cada estação construída, você deixará de ganhar 4 pontos no final do jogo.

fra7441

Com a estação, sua rota ganha direito de passagem

Controlar uma rota

Para controlar uma rota você deverá preencher os requisitos da rota, como por exemplo, em uma rota de três espaços azuis, você deverá descartar três vagões azuis, ou dois vagões azuis e uma locomotiva e assim por diante. Quando houverem rotas duplas (rotas uma do lado da outra), 1 jogador não poderá controlar as duas rotas. Para controlar rotas com balsas ou túneis é um pouco diferente, como veremos a seguir.

_fra7440

Rotas comuns

Rotas com balsas

As rotas com balsas são facilmente identificadas, pois as balsas servem para atravessar de um lugar para o outro pela água. Elas são acinzentadas e tem um símbolo de locomotiva.

Para controlar uma rota com balsa, você deverá descartar o número de cartas de locomotivas de acordo com os símbolos de locomotiva indicados e ainda descartar o restante das cartas de cor apropriada para a rota.

_fra7439

Que tal uma balsa para o seu destino?

Rotas com Túneis

Para identificar as rotas com túneis, basta observar as rotas que tem um contorno em preto (bem destacado) em cada um dos espaços da rota.

Para controlar a rota com túnel, você deverá primeiro descartar o número de cartas da respectiva cor da rota e logo depois revelar 3 cartas do monte de compra de vagões. Caso haja nas cartas reveladas alguma da cor da rota, você deverá descartar mais 1 carta daquela cor pra cada carta de vagão revelada. Caso seja revelada uma carta de locomotiva, esta contará como a cor da rota correspondente. As 3 cartas reveladas são descartadas. Caso não possua as cartas suficientes para completar a rota, pegue de volta as cartas da mão utilizadas.

_fra7438

Acenda os faróis enquanto estiver num túnel

Final de jogo e pontuação final

O jogo termina quando um dos jogadores tiver dois ou menos vagões de sua cor no final da rodada. Todos os jogadores, inclusive ele, tem uma última jogada antes do final.

Depois que todos fizerem sua jogada final, são reveladas os Bilhetes de Destino e pontuadas as que foram completas, desconta-se os pontos das não completas. Cada estação não usada vale 4 pontos. O jogador com a maior rota contínua ganha 10 pontos e a carta do Expresso Europeu, em caso de empate na maior rota, todos os jogadores ganham os 10 pontos.

Depois da pontuação, o jogador com mais pontos ganha o jogo. Em caso de empate, vence quem completou mais destinos, em caso de um novo empate, ganha quem usou menos estações.

_fra7437

Ao vencedor, os trilhos!

Considerações Finais

Ticket to Ride: Europa é com certeza um jogo de encher os olhos, de um colorido bacana. Além de ter uma temática interessante. É um ótimo jogo para atrair novos jogadores e sempre que apresentei este jogo para novatos, eles quiseram jogar novamente logo após a primeira partida. Você pode jogar facilmente com as crianças também, pois o jogo não depende de idioma para ser jogado e a diversão é garantida, seja para os pequenos ou para os adultos.

Seguindo a linha da franquia Ticket to Ride, ele veio com algumas novidades, como as rotas com balsas, rotas com túneis e as estações de trem, o que dá uma maior complexidade e profundidade ao jogo, deixando ele mais estratégico e com mais opções para você pontuar.

A caixa é de excelente qualidade e possui uma arte supimpa! E o insert é perfeito, não deixa a desejar, cabendo tudo bem direitinho e protegido com sleeves (Sleeve Jobs abençoa).  

Prós:

  • Mecânica simples;
  • Quanto mais gente, mais divertido;
  • Dinâmico e envolvente;
  • Ótimo para iniciantes.

Contras:

  • A mecânica dos túneis acrescenta uma aleatoriedade desnecessária e pode fazer o jogo se estender um pouco além do desejado;
  • As cartas desgastam muito rápido, recomendado uso de sleeves.

Recomendado para: novos jogadores, quem curte jogos divertidos, fãs de jogos dinâmicos e fãs de jogos com trens.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Estudante de direito, gosta mais de card games do que pizza. Está planejando criar sua própria facção em Smash Up.



Voltar ao Topo ↑