Publicado em março 28th, 2019 | por Renato J. Lopes
Review – Tsukiji e o incrível mercado de peixes
Summary:
4.2
No final de 2017, um projeto nos chamou bastante atenção pela sua bela arte e jogabilidade interessante: Tsukiji. Um jogo do designer brasileiro Leandro Pires, que também criou o sucesso musical Rock’n’Roll Manager. A previsão de abril de 2018 acabou se estendendo e prolongando, até que agora em março de 2019, o jogo finalmente chegou.
Mas, e aí, será que o jogo é bom? Valeu a pena a espera? Vamos descobrir isso ao longo do texto, em que vamos analisar o belo jogo de ação simultânea, coleção de Componentes e especulação financeira.
Componentes
A produção de Tsukiji está bem caprichada, muito acima dos jogos nacionais. Não é à toa que recebeu muitos elogios lá fora. Pra quem pegou no financiamento coletivo ainda tem moedas de metal e cartas extras.
O jogo
Levante cedo e vá ao mercado comprar os melhores peixes. Fique atento ao mercado para não deixar que a sua mercadoria seja desvalorizada. Em Tsuiji, os jogadores disputam em 7 rodadas pelos melhores lotes de peixes, tentando valorizar os que mais tem e desvalorizar os que podem dar mais dinheiro aos seus adversários.
Ao final do jogo, os jogadores vão pontuar de acordo com as cartas que têm, seguindo os valores do mercado. Quem possuir a maior quantidade de dinheiro é o grande vencedor.
Preparação
Separe os componentes de acordo com o número de jogadores (de 2 a 4). Embaralhe as cartas de peixes e coloque o tabuleiro de mercado no centro da mesa. Deixe as moedas próximas do tabuleiro principal. Pegue os cinco peixes e sorteie a ordem de valor de 1 a 5 para cada um deles, colocando o marcador no respectivo lugar. Deixe as plaquetas de preços próximo ao tabuleiro.
Cada jogador recebe as cartas de uma das cores e o dinheiro inicial. Defina quem será o primeiro jogador (quem comeu peixe por último), ele ganha $48, o segundo jogador ganha 3 a mais, o terceiro 3 a mais que o segundo e o quarto 3 a mais que o terceiro. Tudo pronto para o jogo!
Rodadas
O jogo acontece em 7 rodadas e cada uma delas possui 4 fases: a) Oferta, b) Avaliação, C) Cotação e d) Compra.
a) Oferta
Primeiramente são revelados os lotes disponíveis para a respectiva rodada. São abertos lotes na quantidade dos jogadores mais 1. Cada lote terá 3 cartas, sendo colocado na sequência, uma por uma.
b) Avaliação
Os jogadores vão avaliar os lotes de forma secreta, utilizando seus Tíquetes de Avaliação. Entre seus tíckets, existem os de fundo da sua cor e de fundo branco. As da sua cor, após utilizadas voltam para sua mão. As de fundo branco são especiais e só podem ser usadas uma vez por partida.
Cada um coloca um de seus tickets em cada um dos lotes, mostrando o interesse que tem naquele lote. Essa fase acontece de forma simultânea.
As cartas especiais são a de 6 e -1, a de 2x (multiplica o total das cartas), a que anula uma carta de valor 4 (caso não tenha vale 2+).
c) Cotação
Os tickets são revelados e os efeitos aplicados. O lote que possuir a maior soma, recebe a plaqueta de maior valor, a segunda a de segundo maior valor e assim por diante. Em seguida, é feita a atualização do mercado.
Nas plaquetas de preço dos lotes, existe um número menor, no canto superior direito. Esse será o valor que cada carta receberá de reajuste positivo ou negativo. A quantidade cartas de cada fileira é contada, somando os positivos e diminuindo os negativos, ajustando os marcadores no tabuleiro de mercado para frente e para trás. O ajuste é feito na ordem indicada no tabuleiro: Camarão, Vieira, Baiacu, Polvo e Salmão.
d) Compra
A partir do primeiro jogador, cada um pode comprar o lote que desejar, pagando o valor indicado na plaqueta. O jogador que comprar o lote de maior valor, pega o marcador de primeiro jogador. Ele será o primeiro jogador na próxima rodada.
Os jogadores pegam o seu lote e colocam em sua frente, separando por tipo de peixe. Caso pegue uma carta de Takusan, ele deve imediatamente escolher uma das pilhas de peixe para colocá-la. Essa carta não pode ser movida posteriormente. Se pegar uma carta de Yakuza, precisará, depois de baixar o seu lote, descartar uma carta, como pagamento por proteção.
Caso o jogador não queira comprar um lote, ele pode simplesmente não efetuar a compra e ganhar $3. Ao final da rodada, os lotes que sobrarem são descartados. O jogador que comprou o lote mais valioso será o primeiro jogador do próximo turno. Caso ninguém compre esse lote, o jogador que era o primeiro na rodada anterior continua sendo o primeiro.
As cartas de peixes
O jogo possui 5 tipos de peixes que pontuam de acordo com o mercado: Camarão (Ebi), Vieira (Hotategai), Baiacu (Fugu), Polvo (Tako) e Salmão (Sake). Existe ainda o Atum (Maguro) que pontua de acordo com a quantidade e o Takusan que serve como qualquer outro peixe.
T
Final de jogo e pontuação
No final da sétima rodada, o jogo acaba. Isso acontecerá quando o último lote de cartas for aberto. Em seguida, vai ser feita a valorização dos peixes do mercado. Cada marcador de produto deve ser colocado em um dos cinco nichos do tabuleiro de acordo com seu posicionamento. O peixe que mais andou, é o que valerá $10, o segundo $7, o terceiro $5, o quarto $3 e o quinto $1. No caso de empate, vale mais o que estiver por cima.
Em seguida, cada jogador pontua esses valores por cada de cada tipo que possuir. Também são contados os pontos das cartas de Atum (Maguro) e o dinheiro que sobrou. Quem alcançar a maior pontuação, vence. No caso de empate, vence quem tiver mais cartas especiais na mão. Se empatar novamente, os jogadores dividem a vitória.
Considerações
Deixando de lado toda a polêmica da demora na entrega e analisando ele como um produto, Tsukiji é um jogo muito maneiro. Ele tem uma produção e artes incríveis que dá vontade de colocar na mesa o tempo todo.
Mas, não deixe o visual bonitinho te enganar! Ele é um jogo de especulação financeira. Você vai ter que ser muito esperto para tentar manipular o mercado. Já vou avisando, não é nada fácil! Você depende muito das escolhas dos outros jogadores para isso. Partidas com dois jogadores levam vantagem nisso, pois o controle de mercado é muito maior. Afinal, serão somente duas pessoas alterando as variáveis.
É um jogo que precisa de muita leitura de mesa e antecipação do que os outros jogadores vão fazer. Geralmente, eles vão tentar valorizar os peixes que mais têm e desvalorizar os que não têm. É preciso muita perspicácia para isso. Muitas vezes a melhor jogada é não pegar nenhum lote e ganhar 3 moedas. Isso te dá um gás para investir melhor na próxima rodada.
Valorizar um peixe é bom, mas pode fazer você ter que gastar um bom dinheiro nisso. Um cenário ideal seria você conseguir pegar peixes num preço baixo no início do jogo, para no final tentar “rushar” o preço dele e valorizar. Mas isso não é tão simples.
É um jogo divertido, mas que pode ter muito aleatoriedade por conta das cartas. Então, você tem que focar em tentar fazer a melhor jogada a cada rodada, de acordo com as opções que tiver.
Os extras do financiamento não são lá grandes coisas. As moedas são legais, os tickets em punch board dispensáveis e as cartas bônus não alteram tanto assim o jogo e ainda podem incomodar.
Conclusão
Tsukiji faz parte de uma ótima safra de jogos nacionais. Ele cumpre bem a sua proposta, diverte e tem uma produção muito acima da média. Vale a pena jogá-lo e até mesmo ter em sua coleção. Ele não é um jogo altamente estratégico, mas tático e de leitura de jogadores. Isso pode não agradar a euro gamers dos pesadões, que trabalham com planejamento a longo prazo. Em compensação, é uma boa porta de entrada e vai agradar a novos jogadores e quem gosta de uma partida casual de jogo financeiro.
O que gostei em Tsukiji
- Arte;
- Componentes;
- Mecânicas.
O que não gostei em Tsukiji
- Aleatoriedade das cartas.
- Cartas promos.
Indicado para
Fãs de jogos de especulação financeira, jogos rápidos e táticos.