Reviews

Publicado em julho 2nd, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Viticulture Essential Edition: a arte de fazer vinhos

Review – Viticulture Essential Edition: a arte de fazer vinhos Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.6


User Rating: 0 (0 votes)

Mama mia! Em Viticulture Essential Edition os jogadores são administradores de propriedades na Toscana plantando uva e produzindo vinho. Você precisará plantar parreiras, colher uvas, maturar vinhos e atender às exigências de clientes para possuir a maior vinícola italiana.

Componentes

Como a Ludofy está produzindo os seus jogos nas mesmas fábricas que as edições internacionais, a qualidade dos jogos está muito boa. E o atendimento ao consumidor também está bacana. O meu exemplar veio com o manual em espanhol, entrei em contato e rapidamente me mandaram o manual em PT-BR.

O que vem na caixa: 1 tabuleiro, 232 cartas, 6 tabuleiros individuais, 30 peças de trabalhadores, 6 trabalhadores especiais, 50 marcadores de vinho/uva, 6 peças de ordem de turno, 6 peças de pontos, 6 peças de pagamento residual, 48 peças de estruturas, 72 liras em papelão, 1 peça de primeiro jogador, 1 manual e 1 folha de referência.

Produção de nível internacional

 

O jogo

Viticulture Essential Edition é um jogo de alocação de trabalhadores em que cada jogador é um herdeiro de uma vinha pequena. Seu objetivo é fazer a empresa crescer e ser o maior produtor de vinhos da Itália. Para isso, você vai precisar contar com a sorte e muita estratégia para conseguir essa façanha!

 

Preparação do jogo

Coloque o tabuleiro central ao alcance de todos e distribua para cada jogador um tabuleiro de jogador e os respectivos trabalhadores e estruturas de sua cor. Os jogadores colocam o seu marcador de galo próximo ao marcador das horas e o marcador de ganho residual no zero.

Eles pegam também cartas de campo no valor de 5$, 6$ e 7$ e as colocam lado a lado nos seus respectivos lugares do tabuleiro individual. Embaralhe e separe as cartas por tipo e as coloque em seu lugar no tabuleiro.

Pegue os marcadores de galo de cada jogador e sorteie um deles para ver quem será o primeiro jogador. Ele recebe o marcador em forma de cacho de uva. Cada jogador recebe 1 carta de mama e de papa, isso dará a ele o número de trabalhadores, cartas, dinheiro e estrutura inicial. Depois de cada um receber o que escolheram, as cartas são descartadas. Os trabalhadores que não estão nas cartas iniciais vão para um esque, eles serão contratados no inverno. Vocês também podem optar pela regra alternativa de cada um pegar duas cartas de cada e escolher uma.

Hora de produzir vinhos italianos da melhor qualidade!

As rodadas

Viticulture Essential Edition acontece em anos, até que um dos jogadores chegue a pontuação de 20 pontos. O ano acontece em 4 estações: primavera, verão, outono e inverno.

Os espaços de ação são limitados, logo os jogadores só podem alocar os seus trabalhadores comuns, em espaços vazios. Os trabalhadores especiais (os maiores) podem ser alocados em um espaço que não há mais espaços e realizar a ação do lugar. Esses espaços possuem normalmente três lugares. O primeiro se usa para uma partida com 2 jogadores, o segundo (junto com o primeiro) para partidas até 4 jogadores e os três espaços para partidas com 5 ou 6 players.

O espaço do meio da maioria das ações possui um bônus. O jogador que utilizar pode pegar aquele bônus se quiser. A ação é obrigatória, mas o bônus é opcional. A qualquer momento do jogo, é possível alocar um trabalhador no espaço da carroça na parte inferior do tabuleiro e receber uma moeda. Não há limites de alocação de trabalhadores lá e pode ser feita no verão ou inverno.

Cada lugar possui 3 espaços de alocação

Primavera

Começando pelo primeiro jogador, seguindo em sentido horário, cada jogador posiciona seu marcador de galo em uma linha vazia da tabela matinal e recebe o bônus indicado.

O jogo ajuda, quem cedo madruga!

Verão

A partir do primeiro jogador e seguindo pela tabela matinal, cada um coloca o seu trabalhador em um espaço disponível de verão (espaços amarelos) e a realiza a sua ação imediatamente. Cada jogador pode escolher passar e guardar trabalhadores para realizar ações no inverno. Essa fase continua até que todos tenham passado. As ações de verão são as seguintes:

1- Jogar Uma Carta de Visitante de Verão: jogue uma carta de visitante de verão da sua mão e realize o efeito imediatamente. Em seguida descarte a carta no lugar indicado de descarte.

2- Vender ao menos uma uva ou comprar/vender um campo: venda qualquer número de suas uvas, recebendo o valor indicado ao lado do tanque. Ou você pode vender um de seus campos pelo valor indicado, recebendo o dinheiro e virando a carta. Você também pode comprar um dos seus campos vendidos.

3- Comprar Uma Parreira: compre uma carta de parreira.

4- Guiar Uma Visitação: ganhe duas moedas do banco.

5- Construir uma estrutura: pague o preço da estrutura e a coloque no seu tabuleiro individual.

6- Plantar uma Parreira: escolha uma parreira de sua mão e plante em um dos seus campos. Lembre-se de respeitar o valor total de cada campo que deve ser igual ou menor que o valor da soma de uvas nesse campo.

 

Outono

Essa é a época de chamar visitantes para visitar a sua vinícola. Eles virão no verão ou no inverno, de acordo com a carta que você escolher. Nesse momento, cada jogador escolhe uma carta de visitante de verão (amarela) ou de inverno (azul) e coloca em sua mão.

Sempre rola a dúvida: visitante de verão ou de inverno?

Inverno

A partir do primeiro jogador da tabela matinal e seguindo a ordem, cada jogador realiza uma das ações dos espaços de inverno (azuis). Isso continua até que todos tenham passado.

1- Comprar uma carta de encomenda: compre uma carta de encomenda (roxa).

2- Colheita em um Campo: escolha um de seus campos e coloque marcadores de uva de acordo com o tipo e número da uva. As parreiras continuam no lugar, apenas as uvas são colhidas.

3- Treinar um Novo Trabalhador: pague 4 para treinar um novo trabalhador, coloque ele nesse espaço e retire ele no final do ano.

4- Jogar uma Carta de Visitante de Inverno: jogue uma carta de visitante de inverno (azul) e execute o efeito dela imediatamente. Em seguida, descarte ela na pilha de descarte correspondente.

5- Produzir Até Dois Vinhos: transforme duas uvas dos seus tanques em vinho. Os vinhos simples, branco ou tinto, demandam apenas o seu próprio tipo de uva, branca ou vermelha. O rosé exige a soma dos valores de uma uva branca e uma vermelha. O espumante precisa de 2 uvas vermelhas e 1 branca. O marcador de uva é reposicionado no marcador de vinho em sua adega. Se você não tiver expandido sua adega, não pode produzir vinhos maiores que o valor da sua adega.

6- Atender a Uma Encomenda de Vinho: cumpra os requisitos da carta de encomenda, descartando os marcadores correspondentes. Em seguida, marque a pontuação e bônus de pagamento residual (caso exista) no tabuleiro.

Os espaços de verão (amarelos) e de inverno (azuis)

Final do Ano

Quando todos os jogadores não tiverem mais trabalhadores para alocar, eles vão realizar as ações de final do ano. Primeiro todas as uvas e vinhos são maturados, o marcador avança em 1. Caso não possua a adega adequada para vinhos maiores, o marcador permanece onde está. Todos os trabalhadores usados voltam para as mãos do jogador e o temporário volta para o espaço da tabela matinal. Quem possuir bônus residual, recebe o dinheiro correspondente. Todos os jogadores verificam as cartas da mão, só é permitido terminar o ano com 7 cartas, as que ultrapassarem esse número devem ser descartadas. A peça de primeiro jogador vai para o jogador à direita de quem foi o primeiro jogador. as peças do galo matinal voltam para a mão dos jogadores e a nova rodada começa.

 

As uvas

Existem dois tipos de cores uvas: as brancas e as vermelhas. Dentro de cada cor, existem parreiras de variedades próprias, sendo que cada uma delas possui um valor. Algumas não possuem exigência para serem plantadas, enquanto outras exigem algumas estruturas, como treliça e irrigação. Caso você não as possua, não é possível plantar aquela parreira.

As uvas do jogo

Estruturas

Cada uma das estruturas de Viticulture Essential Edition dão um tipo de benefício e tem seu custo próprio. Vamos ver rapidamente cada uma delas:

Treliça e Irrigação: são exigidas para plantar alguns tipos de uva

Moinho: depois de construído dá 1 ponto de vitória ao jogador ao plantar uma uva, limitado a 1 ponto por ano.

Parelha: libera usar um espaço de ação que permite extrair ou colher um campo que não foi colhido, durante qualquer estação do ano.

Sala de Degustação: dá 1 ponto de vitória toda vez que utiliza o espaço “Guiar uma Visitação”, se tiver pelo menos 1 vinho em sua adega, máximo de 1 ponto por ano.

Adegas: permite aos jogadores armazenar vinhos de maior valor e liberação a produção de vinhos rosé e espumantes.

Chalé: permite comprar uma carta de visitante a mais no outono. A duas cartas podem ser do mesmo monte ou diferentes.

As estruturas construídas no tabuleiro do jogador

 

Final de jogo

Viticulture Essential Edition termina imediatamente quando um jogador alcançar 20 pontos. O ano disputado acontece até o final e quem terminar com mais pontos é o vencedor. Se houver empate, a resolução acontece primeiro por quem possuir mais dinheiro, depois se continuar o empate, pelo total de vinhos na adega e por último as uvas nos tanques.

Pontuação Viticulture

O jogador azul ganhou com 24 pontos, seguido do roxo com 21 e do branco com 20

Considerações

Que a gente curte um jogo de alocação de trabalhadores, vocês já devem ter percebido. E esse é mais um daqueles jogos apaixonantes. Mesmo com uma boa dose de sorte envolvida, você vai passar partidas tentando desenvolver estratégias interessantes. Se é um jogo que depende muito das cartas, você vai precisar realizar ações que te ajudem a pegar cartas e ter opções interessantes. Não tenha medo de pegar mais cartas.

As estruturas dão muitos benefícios no jogo, principalmente as que dão pontos. Num jogo em que a pontuação é escassa, qualquer pontinho pode fazer a diferença para você ser o vencedor.

Mais uma bola de dentro da galera da Stonemaier Games, com a mecânica bem encaixada dentro da temática. A passagem de ano e as ações que você pode fazer em cada uma delas são muito bem amarradas. Você ser o herdeiro e ganhar dinheiro de acordo com os seus antepassados também é algo muito legal, mesmo que alguns pais pobres não tenham deixado tanta coisa interessante.

Essa edição Viticulture Essential Edition também é ótima para jogar em qualquer quantidade de pessoas. Desde o modo solo, até 6 pessoas é diversão garantida.

É um jogo com sorte sim, mas ela não atrapalha em nada a diversão, pode realmente incomodar os euros controladores que querem poder controlar todas as possibilidades. Como o tema pede, não chega a incomodar quem está ali para se divertir.

É um euro com média complexidade e ótimo para apresentar jogos mais complexos para iniciantes. Sabe aquele seu primo que adora Munchkin e Coup? O Viticulture Essential Edition é uma boa opção!

 

O que gostei em Viticulture Essential Edition

  • Muito divertido;
  • Mecânica ligada ao tema;
  • Tempo de jogo médio;
  • Diversas formas de ganhar o jogo.

 

O que não gostei em Viticulture Essential Edition

  • Muita sorte envolvida pode incomodar em algumas partidas.

 

Indicado para

Jogadores novos e experientes, eurogamers, fãs de jogos de alocação de trabalhadores, games de duração média e apreciadores de vinho.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑