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Publicado em agosto 16th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review – Yuzen: a Essência do Mundo

Review – Yuzen: a Essência do Mundo Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.4


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Em Yuzen: A Essência do Mundo, você participa com guerreiros das 8 nações de um universo fantástico pós-guerra. Dessa forma, os jogadores assumem o controle de heróis e batalham em busca da gloriosa vitória. Tudo isso em um jogo estratégico de controle de mapa, combates e evolução de equipe.

Este é o terceiro jogo desenvolvido pela editora Sherlock S.A. e entrou em financiamento coletivo pelo Catarse dia 6 de agosto.Vamos saber um pouco mais sobre essa belezura.

Componentes

O protótipo está muito bonito, com a caixa recheada de componentes que ainda pode aumentar consideravelmente durante o FC. Tem de tudo na caixa: marcadores, dados, tabuleiro, stands de personagens, cartas, fichas. Pra deixar tudo mais lindo, as ilustrações e arte do jogo estão muito chamativas e bonitas. Dá pra ver que houve um cuidado especial para cada detalhe.

O que vem na caixa

24 fichas de heróis, 4 fichas de nações, 3 cartas de personagens de invocação, 1 tabuleiro frente e verso com missões diferentes, 30 cartas da Vontade dos Deuses, 4 Guias de Referência, 15 marcadores de habilidades, 24 marcadores de condições, 10 marcadores de bloqueio, 16 marcadores de ativação de personagens, 23 marcadores de objetivos de mapa, 3 marcadores de portais, 1 marcador de jogador inicial, 10 marcadores de poções, 33 stands de personagens, 14 suportes para personagens, 6 cartas do objetivo do mapa da Masmorra da Harpia, 1 cilindro de marcador de rodada, 28 marcadores de ficha, 1 manual de regras. Isso são só os componentes do protótipo.

O protótipo está lindão

O jogo

Em Yuzen, os jogadores vão controlar uma equipe de 4 heróis de uma mesma facção. Você terá que batalhar com seu adversário em um dos mapas escolhidos. Há duas facções no jogo, os Conquistadores e os Protetorados, das quais tem ideais diferentes.

As nações Caristia (humanos) e Nariel (elfos) formam a facção dos Protetorados. Enquanto as nações de Yagmar (humanos) e Vastidação do Aço (anões) formam a facção Conquistadores.

O jogador pode escolher quaisquer heróis das nações que formam aquela facção. Também precisará escolher qual das nações será a predominante no jogo para que a sua equipe possa evoluir em conjunto.

No jogo há dois mapas com temas e missões diferentes e os combates são bem interessantes. Há regras especiais para cada um dos mapas, com acontecimentos diferenciados que influenciam suas estratégias de um para o outro. Na caixa base, há dois mapas, o Canhoneiro Goblin e a Masmorra da Harpia.

Ao longo da partida, conforme os seus heróis causam dano ou derrotam inimigos, sua nação ganha pontos de experiência que podem destravar novas habilidades para todos seus heróis. Falando nisso, cada herói em jogo possui habilidades únicas e há uma grande possibilidade de formação de combos entre eles. Inclusive de acordo com os mapas que jogam.

A arte está super caprichada

A preparação

Escolha qual mapa será jogado e posicione-o na mesa. Coloque o marcador de rodada no primeiro espaço da trilha de rodada e monte o baralho da Vontade dos Deuses. Para isso, junte as cartas padrão (14) com as cartas daquele mapa escolhido (8). Embaralhe e posicione no espaço determinado no tabuleiro.

Cada jogador seleciona 4 heróis da mesma facção entre as nações disponíveis. Escolha também qual ficha de nação vai utilizar para sua equipe, elas possuem habilidades diferentes. Marque em cada ficha de herói a vida máxima e a energia máxima. Faça o mesmo na ficha de nação, marcando a quantidade de baixas (heróis derrotados) e a experiência da nação.

Selecione 3 heróis para iniciar a partida, posicionando seus stands nos espaços iniciais de um dos lados do tabuleiro. O personagem que sobrou fica de lado em sua reserva. Pegue também todos marcadores e cartas que se referem a estes personagens e deixe de lado para usar quando preciso.

Agora, começando pelo jogador da facção Protetorado, cada um dos jogadores deve posicionar um marcador de portal num dos espaços pré determinados no tabuleiro. Em seguida, devem posicionar 3 poções aleatórias em qualquer lugar do tabuleiro. Observado a regra de ter 5 espaços de distância de seus heróis ou de outras poções.

Dê o marcador de primeiro jogador para quem escolheu a facção dos Conquistadores. Coloque os dados de combate ao alcance de todos e a partida já pode começar.  

Tudo pronto para as batalhas!

As rodadas e ativações

Cada mapa em Yuzen tem diferentes números de rodadas marcadas pela Trilha de Rodadas. De acordo com a trilha, as rodadas podem ter efeitos diferenciados. Como comprar uma nova carta da Vontade dos Deuses. Elas funcionam como eventos que afetam todos os personagens. Existem ainda outros efeitos específicos descritos no manual de jogo.

Cada rodada se resume na ativação de todos os heróis ativos dos jogadores. Quando todos os jogadores tiverem ativado seus heróis, a rodada termina e uma nova se inicia.

Os jogadores se alternam ativando seus heróis, que podem ser ativados em qualquer ordem, de acordo com a preferência de cada jogador ou de sua estratégia. Quando você ativa um herói, você deve virar seu marcador de ativação com o lado ‘x’ para cima indicando que já usou aquele herói na rodada.

Durante uma ativação você pode se movimentar e realizar uma ação, ou vice-versa. A movimentação nunca pode ser parcial, como se movimentar, realizar uma ação e depois terminar o movimento. Como padrão, todos os personagens do jogo se movimentam 4 espaços de distância; alguns efeitos em jogo pode alterar a quantidade de movimentos.

As ações principais que você pode realizar com seus heróis são: combater, coletar item, entregar item a outro herói e usar habilidades. Há também ações especiais, como Descansar seu herói para recuperar vida e energia. Correr para andar mais dois espaços adicionais. Derrubar itens no tabuleiro ou beber poções são Ações Gratuitas que podem ser realizadas a qualquer momento durante a ativação do herói.  

O combate

Umas das grandes características de Yuzen, é o sistema de combate diferente. Os heróis podem usar ataques corpo-a-corpo, à distância e mágicos. Para se defender, os inimigos podem bloquear ou se esquivar.

Cada face do dado é como se representasse uma parte do corpo inimigo. Por exemplo, se os resultados dos dados for 6 e 2, o atacante está acertando a cabeça e o braço direito do inimigo. Para que ele bloqueie esse ataque, ele deve tirar também um 2 e 6. Mesmo que o atacante tire 3 resultados de número 6, o defensor consegue defender estes 3 resultados com apenas um dado de número 6.

A esquiva funciona um pouco diferente, pois o defensor joga 2 conjuntos de dados de cores diferentes. Para ter sucesso, precisa igualar pelo menos um número ao do atacante em cada conjunto de cor de dados. Por exemplo, se o atacante tirou um 3, o personagem esquivando precisa tirar pelo menos um 3 nos dados pretos e um 3 nos dados amarelos para esquivar com sucesso. Como bônus, o personagem que teve uma esquiva bem sucedida pode realizar um contra-ataque básico. Desde que esteja apto.

Para deixar o combate mais estratégico e mitigar a sorte, depois da rolagem de dados, os jogadores podem gastar a energia dos seus heróis para alterar os resultados dos dados. Para cada alteração do atacante (ele define primeiro), ele gasta 1 ponto de energia. Para cada alteração do defensor (ele define depois do atacante) ele gasta 2 pontos de energias. Com isso os combates se tornam bem estratégicos e divertidos.

Muitos dados para rolar

Os mapas

No primeiro mapa, o Canhoneiro Goblin vive numa torre em uma região de grande vantagem na Guerra. Por isso é tão importante o domínio do local. Enquanto os jogadores batalham entre si, o Goblin ataca a todos que se aproximam da sua torre. Então, tente comprar sua confiança, entregando engrenagens para ele. Ao mesmo tempo que os jogadores batalham, eles disputam a confiança do Goblin.

Já na Masmorra da Harpia, os jogadores estão disputando uma vasta rede de cavernas nas montanhas da Vastidão do Aço. Este é um ótimo ponto de observação para a região de Caristia. Uma fortaleza labirinto repleta de armadilhas foi construída na base das montanhas para proteger a cidade. Mas, atualmente as Harpias selvagens habitam o lugar.

Seu desafio é controlá-las por meio de antigas runas encrustradas nas paredes dessa fortaleza. Quem conseguir a sequência certa de runas vai conseguir controlar o lugar e dominar as Harpias.

Aí que está o desafio: encontrar as runas certas, tomando cuidado para não acionar uma armadilha. Enquanto isso, o pau rola solto entre os guerreiros.

Mapas diferentes com objetivos diferentes

Final de jogo

Yuzen possui algumas condições de vitórias padrão. Basicamente são: derrotar 5 vezes heróis inimigos, ou derrotar 3 heróis inimigos na mesma rodada. Além destas, a partida pode acabar chegando ao final das rodadas. Então os jogadores vão ver se atenderam as condições de vitória daquele mapa específico. Ou até mesmo podem concluir esses objetivos antes das rodadas terminarem.

Considerações

Ao contrário do que muita gente pensa, Yuzen: A Origem do Mundo não é um simples MOBA. As missões e mapas exigem que suas jogadas sejam bem articuladas e seus movimentos devem ser estratégicos. Assim, ele não é apenas um jogo de ir pra cima do adversário batendo em tudo que vê. Suas escolhas durante a batalha influenciam muito sua performance, e às vezes é necessário mudar de estratégia para desequilibrar o adversário e buscar a vitória.

As habilidade dos heróis são únicas e se analisar bem, conseguem formar alguns pequenos combos. Claro, se souber jogar em sintonia com seus outros heróis. Yuzen é um jogo de combate estratégico em que a dinâmica de turnos e rodadas faz com que você nem veja a hora passar. É o tipo de jogo que quando termina, você quer testar outros heróis e mapas.

O que pode causar um desconforto nas primeiras partidas é justamente a quantidade de habilidades de heróis. Isso vai te fazer ficar atento para aproveitar bem cada uma delas. Entretanto, com o tempo isso vai melhorando, com os jogadores conhecendo os personagens. O que abre a possibilidade de torneios competitivos.

O que gostei em Yuzen: A Origem do Mundo

– Objetivos e mapas diferentes;

– Combate estratégico e inovador;

– Dinâmica de turnos e rodadas interessante;

– Potencial para torneios.

O que não gostei em Yuzen: A Origem do Mundo

– Muitas habilidades para conhecer.

– Falta de miniaturas.

Indicado para:

Fãs de jogos de combates em arena, jogos em equipe, jogos temáticos e rpgistas.

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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