Publicado em novembro 23rd, 2015 | por Jonathan Sampaio
Review – Zombie Dice: Se houvesse um apocalipse zumbi, eu seria um deles!
Notas Tábula Quadrada
Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.
2.2
Nota Final
Se você é daqueles que sempre pensou em ser um zumbi se houvesse um apocalipse desse tipo, só para caçar aquela(e) ex-namorada(o) ou aquele(a) safado(a) que roubou o seu grande amor, ou se assim como eu, seria o primeiro a morrer por ser gordo e não aguentar correr muito, esse é o jogo certo para nós. Seja muito bem-vindo a Zombie Dice, um dice game de hexaedros da Steve Jackson Games, em que você é um zumbi e quer comer todos os cérebros que vê pela frente.
Componentes
1 tubo para guardar os dados;
13 dados (6 dados verdes, 4 dados verdes e 3 dados vermelhos);
1 folheto de regras.
Preparação
Os jogadores devem posicionar-se na mesa, onde o jogador que venceu a última partida, ou o jogador que falar “céééérebroooo” mais parecido com um zumbi inicia o jogo.
O jogo
O jogo é muito simples, o que faz de Zombie Dice um jogo jogável por qualquer pessoa, afinal é só agitar os dados e rolá-los.
No seu turno
No seu turno você deverá agitar o tubo com todos os dados ou uma bag à sua escolha, pegar 3 dados sem olhar e rolá-los. Cada um dos dados representa uma vítima, ou seja, o resultado que sair é o que acontece com sua vítima ou com você (tipo tomar um tiro na cara).
Conhecendo os dados
Os dados possuem 3 símbolos:
– Cérebro: você devorou sua vítima com sucesso – esses dados deverão ficar à sua esquerda e vão gerar pontos.
– Espingarda: sua vítima atirou em você – esses dados deverão ficar à sua direita e com mais alguns tiros você passa sua vez.
– Pegadas: você está lento demais, sua vítima fugiu, terá de rerrolar esses dados.
Rolando os dados
Ao rolar os dados deve-se ter muito cuidado, pois a ganância por cérebros pode levá-lo à derrota (mas quem liga?). Como dito anteriormente, os dados de cérebro ficam à sua esquerda, enquanto os dados de tiro ficam à sua direita, caso saia algum dado de pegada (dado de fuga), você poderá rerrolar esse dado, porém, sempre só serão rolados 3 dados.
Por exemplo: Raul rolou seus 3 primeiros dados e obteve 2 cérebros e 1 pegada, então, o jogador poderá rerrolar o dado de “pegada” juntamente com mais dois dados que irá pegar às escuras no tubo de dados. Caso Raul decida parar com o resultado da primeira rolagem de dados, ele marcaria um ponto para cada cérebro obtido e passaria a vez pro jogador seguinte. O jogador pode parar a qualquer momento, antes de tirar 3 tiros. Assim ele marca a quantidade de pontos de acordo com os cérebros que ele guardou.
Agora vamos imaginar que o jogador Carlos, possua 8 cérebros e 2 tiros de espingarda e este jogador decide continuar a rolar os dados. Ao pegar os dados o jogador lembra que possui dois tiros de espingarda e sabe que se levar o terceiro tiro, ele deve devolver todos os dados ao tubo e passar a vez sem pontuar nada. Assim, ele decide não rolar mais, pois é, não pode! Decidiu rolar os dados e os pegou, o jogador deve rolar os dados à todo custo.
Agora imaginemos que o jogador Francisco está com o trevo de quatro folhas do cavalo pé de pano e possui 12 dados de cérebro e 1 dado de fuga, como o jogo só tem 13 dados, se Francisco decidir ir em frente com o jogo, deverá devolver todos os dados ao tubo e continuar rolando. Caso Francisco tivesse algum dado de espingarda, esses ficariam na mesa.
Ganhando o jogo
A partida termina quando o primeiro jogador atingir a marca de 13 cérebros, porém, deve-se terminar a rodada dos outros jogadores, respeitando a vez de cada um, pois todos devem jogar o mesmo número de turnos.
No fim, quem tiver mais cérebros será o vencedor, se houver um empate, os jogadores empatados farão uma rodada cada para o desempate.
Considerações finais
Zombie Dice é bem prático, fácil e divertido, é um ótimo jogo pra um esquenta num dia de board game, tipo enquanto todos os convidados não chegam. Qualquer pessoa pode jogar, afinal, não é nada complicado, a temática é interessante e mistura a mecânica dos dados à imaginação, pois neste jogo somos nada mais, nada menos que zumbis. É aconselhável utilizar algum aplicativo de contagem de pontos para facilitar a pontuação.
Prós:
- É um jogo muito bom para passar o tempo.
- Rápido, simples e divertido.
- Pra jogar com a galera.
- É um jogo que não exclui ninguém, pois tanto podem jogar 2 pessoas como 20, até 200!
Contras:
- Não vai agradar a jogadores de jogos mais complexos.
- Rápido até demais. Dá nem tempo de molhar o beiço.
Recomendado para: quem sempre quis ser zumbi, gosta de jogos de rolagem de dados e para quem curte um jogo rápido e divertido.