Publicado em dezembro 7th, 2015 | por Jonathan Sampaio
Timeline – o jogo que te deixará mais culto ou *uto
Notas Tábula Quadrada
Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.
3
Nota Final
Você sabe quando o barbeador elétrico foi inventado? E a baguete? E o sanduíche? E a primeira aparição de um super-herói? Sabe de nada, né? Ué, você não era o crânio em história? Em Timeline seus conhecimentos terão de ir além de qualquer coisa que você tenha aprendido durante o ensino médio.
Nesse jogo você será desafiado a usar todo o seu conhecimento (que você acha que tem), para montar uma linha do tempo com a data de acontecimentos e invenções. Você pode também usar a sua intuição e chutar, o que na verdade a maioria faz.
Conseguiria você ser o campeão da mesa e impressionar seus adversários com seu conhecimento?
Componentes
A caixa traz 110 cartas e 1 manual de regras.
Preparação
- Embaralha-se todas as cartas (todas com o lado da data para baixo) e distribui-se as cartas de acordo com o nº de participantes, conforme tabela abaixo:
Nº de jogadores | 2 a 3 | 4 a 5 | 6 a 8 |
Nº de cartas | 6 | 5 | 4 |
Há uma regra “especial”. Se os participantes forem experientes no jogo, podem optar por uma distribuição maior de cartas, aumentando assim o nível de desafio do jogo.
- Distribuídas as cartas, o que restou será a pilha de compras, que ficará no centro da mesa com o lado das datas viradas para baixo. Então vire a primeira carta da pilha de compras, deixando-a com a data virada para cima, esta será a carta base, o ponto de partida da linha do tempo.
Como jogar
Aqui vamos tomar como carta base (ou carta inicial) a primeira aparição de Carlitos (Chaplin – 1914).
O jogador mais novo é quem começa. Em seu turno (assim como os jogadores subsequentes) ele deverá olhar suas cartas (sem saber a data) e através da descrição da carta, que pode ser um evento ou uma invenção (Colosso de Rode ou Invenção do vídeo-game), ele deverá deduzir se a carta escolhida por ele é de uma data anterior a da carta base, ou de uma data posterior. Se o jogador achar que é de uma data anterior, ele deve dizer antes de virar sua carta, se a data estiver correta, coloca-se a carta à esquerda da carta base. Se o jogador acha que a carta escolhida por ele é de uma data posterior à 1914, ele deverá colocar a carta do lado direito da carta base. Se o seu chute for errado, descarta a carta escolhida e o jogador deverá comprar uma nova carta. Se o jogador acertar seu palpite, ele não precisa comprar outra carta, o que significa que este jogador deu o primeiro passo para a vitória.
Sequência de jogada
O próximo jogador terá agora mais possibilidades, pois agora há 2 cartas em jogo (ou seja 2 datas) e agora ele poderá alocar sua carta no “meio” de qualquer uma delas.
Os jogadores continuam jogando desse modo, cada um em sua vez, até que um ou mais jogadores tenham conseguido adicionar todas as suas cartas à linha do tempo, dando fim à partida.
Regra Especial
Durante o jogo, é possível que um jogador jogue uma carta com a mesma data de uma carta que já está na Linha do Tempo. Nesse caso, ele deve jogar a sua carta em um espaço adjacente à que está na mesa. A ordem dessas duas cartas não importa.
Fim do jogo
O jogo termina quando um dos jogadores fica sem cartas para jogar, que quer dizer que ele fez suas jogadas corretamente, o que faz dele o vencedor.
Considerações Finais
O jogo é bem divertido, você ficará impressionado com as datas das invenções, pois existem coisas que achamos ser de um passado recente, porém você irá descobrir que é de um passado bem distante. Faz parte da linha GalaParty e abre a possibilidade para 8 jogadores, o que faz dele um bom jogo pra jogar com a sua tchurminha.
Prós:
- Jogo muito fácil de se compreender.
- Rápido, simples e divertido.
- É baratinho.
- Já existe uma expansão que pode ser jogada junta ou separada.
- Boa rejogabilidade, devido a número grande de cartas (se juntar com o novo Timeline, fica ainda maior).
Contras:
- As cartas são pequenas.
- Devido a rejogabilidade, pode ser que o jogo se torne chato, pois jogadores com boas memórias podem decorar algumas datas das cartas, fazendo assim que o jogo torne-se desinteressante.
- As cartas ficam soltas dentro da caixa, poderia ter algo para prendê-las.
Recomendado para: quem almeja mostrar que aquelas horas de estudos não foram apenas para o ENEM, para levar naquele churrasco ou para o fim de ano na praia, para quem gosta de jogos para pensar, para toda pessoa que curte um bom jogo.