Timeline – o jogo que te deixará mais culto ou *uto
Notas Tábula Quadrada
Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.
3
Nota Final
Você sabe quando o barbeador elétrico foi inventado? E a baguete? E o sanduíche? E a primeira aparição de um super-herói? Sabe de nada, né? Ué, você não era o crânio em história? Em Timeline seus conhecimentos terão de ir além de qualquer coisa que você tenha aprendido durante o ensino médio.
Nesse jogo você será desafiado a usar todo o seu conhecimento (que você acha que tem), para montar uma linha do tempo com a data de acontecimentos e invenções. Você pode também usar a sua intuição e chutar, o que na verdade a maioria faz.
Conseguiria você ser o campeão da mesa e impressionar seus adversários com seu conhecimento?
Componentes
A caixa traz 110 cartas e 1 manual de regras.
Preparação
- Embaralha-se todas as cartas (todas com o lado da data para baixo) e distribui-se as cartas de acordo com o nº de participantes, conforme tabela abaixo:
Nº de jogadores | 2 a 3 | 4 a 5 | 6 a 8 |
Nº de cartas | 6 | 5 | 4 |
Há uma regra “especial”. Se os participantes forem experientes no jogo, podem optar por uma distribuição maior de cartas, aumentando assim o nível de desafio do jogo.
- Distribuídas as cartas, o que restou será a pilha de compras, que ficará no centro da mesa com o lado das datas viradas para baixo. Então vire a primeira carta da pilha de compras, deixando-a com a data virada para cima, esta será a carta base, o ponto de partida da linha do tempo.

Montando a mesa para o início do jogo
Como jogar
Aqui vamos tomar como carta base (ou carta inicial) a primeira aparição de Carlitos (Chaplin – 1914).
O jogador mais novo é quem começa. Em seu turno (assim como os jogadores subsequentes) ele deverá olhar suas cartas (sem saber a data) e através da descrição da carta, que pode ser um evento ou uma invenção (Colosso de Rode ou Invenção do vídeo-game), ele deverá deduzir se a carta escolhida por ele é de uma data anterior a da carta base, ou de uma data posterior. Se o jogador achar que é de uma data anterior, ele deve dizer antes de virar sua carta, se a data estiver correta, coloca-se a carta à esquerda da carta base. Se o jogador acha que a carta escolhida por ele é de uma data posterior à 1914, ele deverá colocar a carta do lado direito da carta base. Se o seu chute for errado, descarta a carta escolhida e o jogador deverá comprar uma nova carta. Se o jogador acertar seu palpite, ele não precisa comprar outra carta, o que significa que este jogador deu o primeiro passo para a vitória.

Início de partida
Sequência de jogada
O próximo jogador terá agora mais possibilidades, pois agora há 2 cartas em jogo (ou seja 2 datas) e agora ele poderá alocar sua carta no “meio” de qualquer uma delas.

Assim, o segundo jogador repete o mesmo movimento do primeiro
Os jogadores continuam jogando desse modo, cada um em sua vez, até que um ou mais jogadores tenham conseguido adicionar todas as suas cartas à linha do tempo, dando fim à partida.

Progresso da linha do tempo

Fim do jogo
Regra Especial
Durante o jogo, é possível que um jogador jogue uma carta com a mesma data de uma carta que já está na Linha do Tempo. Nesse caso, ele deve jogar a sua carta em um espaço adjacente à que está na mesa. A ordem dessas duas cartas não importa.
Fim do jogo
O jogo termina quando um dos jogadores fica sem cartas para jogar, que quer dizer que ele fez suas jogadas corretamente, o que faz dele o vencedor.
Considerações Finais
O jogo é bem divertido, você ficará impressionado com as datas das invenções, pois existem coisas que achamos ser de um passado recente, porém você irá descobrir que é de um passado bem distante. Faz parte da linha GalaParty e abre a possibilidade para 8 jogadores, o que faz dele um bom jogo pra jogar com a sua tchurminha.
Prós:
- Jogo muito fácil de se compreender.
- Rápido, simples e divertido.
- É baratinho.
- Já existe uma expansão que pode ser jogada junta ou separada.
- Boa rejogabilidade, devido a número grande de cartas (se juntar com o novo Timeline, fica ainda maior).
Contras:
- As cartas são pequenas.
- Devido a rejogabilidade, pode ser que o jogo se torne chato, pois jogadores com boas memórias podem decorar algumas datas das cartas, fazendo assim que o jogo torne-se desinteressante.
- As cartas ficam soltas dentro da caixa, poderia ter algo para prendê-las.
Recomendado para: quem almeja mostrar que aquelas horas de estudos não foram apenas para o ENEM, para levar naquele churrasco ou para o fim de ano na praia, para quem gosta de jogos para pensar, para toda pessoa que curte um bom jogo.