Publicado em outubro 21st, 2020 | por Renato J. Lopes
Top 10 jogos brasileiros na SPIEL.digital 2020
Amanhã começa a SPIEL.digital e estamos nos preparativos. Já soltamos a nossa lista com os 10 jogos mais esperados de autores internacionais e agora vamos falar da nossa turma. Sim, os autores brasileiros com seus incríveis jogos e protótipos disponíveis na feira pra você ficar de olho. Confira o nosso top 10 jogos brasileiros na SPIEL.digital.
1- Comic Hunters
Comic Hunters é um dos 3 jogos Marvel feitos pela Bucaneiros Jogos e pra mim é o melhor de todos. Ele reúne 4 mecânicas diferentes para se adquirir cartas e fazer um set collection bem interessante. Tudo isso permeado pelo tema de quadrinhos da Casa das Ideias e seus heróis super poderosos.
Você vai ter leilão, movimento em grid, draft de cartas e aquele mecanismo do jogo Coloretto para adquirir as cartas. Depois pode organizá-las por super herói que terão valores diferentes a cada jogo e destaques que também pontuam. Além disso, as cartas são o custo para ser pago ao baixar novos itens na sua coleção. O Roberto Coelho e a equipe Bucaneiros fez um trabalho incrível.
2- Brazil: Imperial
Pensa num jogo que está na lista de jogos nacionais mais aguardados desde 2018? Esse é o Brazil: Imperial do autor Zé Mendes (Futboard), um jogo que já mudou de nome algumas vezes, mas continua aguardado. A MeepleBR apadrinhou o projeto e parece que agora vai sair do papel, com a promessa de uma grande novidade durante o evento.
O jogo é um euro 4x com tema no Brasil colonial, onde somos grandes líderes em busca de controlar as regiões do Brasil. No aguardo de novidades!
3- Valknut
Jogo do Luis Brueh, autor da série Dwar7s para 2 jogadores, baseado no jogo da cultura viking, Hhnefatafl. Valknut oferece diversas facções com habilidades totalmente diferentes para se divertir.
O lançamento dele aqui no Brasil está garantido pela Conclave Editora e está disponível para jogar durante a SPIEL.digital.
4- Luna Maris
Luna Maris é um jogo de Ricardo Amaral que a gente já testou e se apaixonou. Ele é um euro médio com alocação de trabalhadores e movimento ponto a ponto, dentro de uma base lunar. Lá precisamos produzir alimentos, fazer construções, minerar, contratar especialistas, entre outras coisas.
Recentemente a Meeple BR revelou a linda capa com arte do Sá e ficou linda. O jogo por enquanto está tendo o design interno sendo refeito e já aguardamos ansiosos por isso.
5- Canastra
Esse é um jogo ainda sem editora no Brasil do autor Luish Moraes Coelho (Recicle) que também testamos e adoramos. Ele é um euro de pick up and delivery em que somos produtores de queijo Canastra, típico de Minas Gerais.
Vale lembrar que o jogo foi finalista do prêmio Hippodice 2020. Isso quer dizer que o jogo está com grandes chances de conquistar o mundo em breve.
6- Apagão – Ruas de Fúria
Se você gosta de quadrinhos e jogos de treta, esse é feito para você. O jogo que acabou de entrar em financiamento coletivo acontece dentro do mundo dos quadrinhos de Apagão, criada por Raphael Fernandes e Camaleão. Essa HQ conta a trajetória de uma São Paulo dominada por gangues após um apagão que acaba com toda a energia elétrica da cidade.
O jogo foi desenvolvido pelo autor Gustavo Barreto e o projeto está no ar no Catarse, em uma parceria da Funbox Editora com a Draco Editora. Acesse o link e confira o projeto.
7- Elephant Rally
Um jogo de corrida de elefantes do mestre Sergio Halaban (Matryoshka, Sheriff of Nottingham), André Zatz e o francês Bruno Faidutti. Ele é uma reimplementação do jogo Formula E, lançado em 2013. A nova edição traz algumas mudanças como a pista modular que pode ser customizada e a inclusão de uma variante para 2 jogadores. O jogo já havia sido anunciado pela Conclave Editora no DOff de 2018 no Rio de Janeiro.
8- Van Gogh
Esse jogo é um velho conhecido nosso, também testado no DOff 2018 RJ. Ele é uma obra do designer André Teruya e traz um sistema inovador de rolagem e manipulação de meeples.
Isso mesmo, você vai rolar o meeple e a posição em que ele para, afeta a ação a ser executada. O jogo também faz parte do catálogo da Conclave Editora.
9- Spider Web
Esse também faz parte dos jogos da Marvel da Bucaneiros Jogos, mas é um jogo mais simples, um party game para toda a família. Com regras simples, arte bacana e jogo em equipe, ele oferece um jogo de caixinha para ter em cada casa.
Gustavo Barreto fez mais uma grande obra com muito take that, interação na mesa e diversão garantida. Esse a gente já fez até um review rápido aqui.
10- Grafito
Jogo que também sairá pela MeepleBR do autor Rennan Gonçalves tem como tema o grafite, uma artes muito expressiva pelo mundo. Em Grafito cada jogador assume o papel de um grafiteiro, que deve conquistar os sprays, combiná-los e usá-los para criar grandes painéis com sua assinatura.
Ele utiliza o rondel para combinar as cores que você deseja usar, mas é preciso cuidar para que os outros jogadores não realizem a parte do mural que você deseja. Ao que parece temos uma mistura de Fresco com rondel e arte de rua. Sensacional!
Top 10 jogos brasileiros na SPIEL.digital 2020
E aí, o que achou do nosso top 10 jogos brasileiros na SPIEL.digital 2020? Conte pra gente nos comentários a sua lista!
Participe da SPIEL.digital. O evento acontece de 22 a 25 de outubro, totalmente online pelo site. Os cadastros para visitantes já estão liberados. Acesse o site e participe.
Acompanhe também o pavilhão brasileiro pelo Instagram: @spiel.brazilianpavillion