Publicado em outubro 20th, 2021 | por Renato J. Lopes
Top 10 jogos mais esperados da Spiel Essen 2021
No último final de semana (14 a 17 de outubro) aconteceu a maior feira de jogos de tabuleiro do mundo, a Spiel Essen 2021. Ela foi a primeira feira presencial, depois da pandemia de Covid-19, já que ela aconteceu somente online no ano passado.
A volta aconteceu com estilo e muita gente foi lá pra conferir as maiores novidades do ano e os jogos que vão fazer sucesso nesse resto de 2021 e no ano de 2022.
Como nos anos anteriores, acompanhamos a feira de longe e já fizemos a nossa lista com os 10 jogos mais esperados da Spiel Essen 2021. Confira.
1- Bitoku
Bitoku é aquele jogo bonitão, que ocupa um bom espaço de mesa, produção caprichada e peso médio/pesado. Nele somos espíritos bitokus da floresta, tentando nos tornar o próximo grande espírito da floresta. Para isso, vamos contar com a ajuda de kodamas, yokais e peregrinos.
Mecanicamente o jogo é um engine building, com gerenciamento de mão e alocação de dados como trabalhadores. Ele oferece diversos caminhos para pontuar e vai agradar aos jogadores fãs de eurogames encorpados.
Durante a feira, o jogo se esgotou e continou não somente no topo da lista dos mais esperados da Spiel Essen, como também do próprio BGG.
Ele é um jogo da Devir Internacional, o que é quase uma garantia de que será lançado aqui também, pela Devir Brasil.
2- Messina 1347
Jogo bom da peste? Messina 1347 é o novo jogo de Vladimir Suchý, autor de sucessos como Praga Caput Regni, Cidades Submersas, Pulsar 2849, entre outros.
Nesse jogo, somos famílias importantes da cidade italiana de Messina, durante a época da peste bubônica. Por conta disso, estamos fugindo para nossa residência no interior, fugindo da peste. Vamos ajudar aos habitantes da cidade a sobreviverem à doença, além de depois voltar à cidade para conseguir dominar distritos importantes.
No jogo você tem 2 jogos que interagem entre si. O primeiro acontece dentro da cidade, onde você vai fazer uma alocação de trabalhadores com um mapa modular que vai crescendo ao longo do jogo. O outro fica no mapa do lar do interior, onde você vai cuidar das pessoas da cidade. Aí você terá um engine building cheio de decisões difíceis.
O jogo já foi anunciado pela Mosaico Jogos e deve chegar no início de 2022.
3- Golem
Golem é o novo jogo do trio italiano responsável por Lorenzo Il Magnífico, Flaminia Brasini, Virginio Gigli e Simone Luciani. Esse time separado também é responsável por grande parte dos jogos e maior sucesso da escola italiana, como Tzolkin’, Barrage, Marco Polo, Grand Austria Hotel, entre tantos outros.
No novo jogo, somos estudantes criando poderosos golems na cidade de Praga. Durante a partida vamos movimentá-los, ativá-los para realizar ações, mas existe um perigo. Se o golem ficar muito poderoso, ele poderá causar danos à cidade. Mas, para evitar isso, os jogadores poderão destruí-lo e ganhar bônus.
O jogo é um engine building, que traz um mecanismo parecido com Princess Of Renaissance de seleção de ações, com bolas de gude coloridas. As cores e posições das bolinhas irão afetar a ação. Até agora, não tivemos anúncio oficial do jogo, mas é bem provável que seja lançado aqui pela Galápagos.
4- Boonlake
O mais novo jogo de Alexander Pfister também deu o que falar, desde antes da feira. Boonlake agradou a quem jogou e aos brasileiros que já tinham notícia de que iria ser lançado aqui pela Vem Pra Mesa Jogos, antes mesmo da feira.
O visual de Boonlake parece uma mistura de Terra Mystica com Clãs da Caledonia, mas é algo diferente. Os jogadores vão colonizar a região em volta de um lago há muito tempo abandonado pela humanidade.
Sua ação será quase sempre escolher entre jogar uma carta de um certo tipo (Dia, Pôr do Sol e Noite) ou descartá-la por duas moedas. Depois, há diferentes ações relacionadas ao tabuleiro principal: colonizar uma área com pessoas, transformar meeples em casas e casas em assentamentos, colocar vacas, montar alavancas ou pontuar os setores. O jogo possui 4 pontuações, no estilo Terra Mystica, mas, elas são escolhidas pelos jogadores no início do jogo. Então, durante as 4 fases de pontuação, os jogadores precisam escolher uma das pontuações a ser feita, dependendo dos requisitos de cada objetivo. Quanto mais tarde, mais pontos se faz, mas corre o risco de não alcançar o requisito de determinada pontuação. Já estamos no aguardo desse!
5- Settlement
Como um jogo de um designer desconhecido e uma editora não famosa consegue tanto hype durante Essen? Com os comentários de quem jogou e os produtores de conteúdo e Settlement recebeu bons reviews desde o seu anúncio.
Nesse jogo, você é o líder de colonos que descobriram novas terras e vai precisar gerenciar os habitantes e recursos.
A cada rodada os jogadores vão convocar colonos ou o seu herói para usar artefatos poderosos para explorar terrenos, caçar monstros, construir edifícios e criar postos avançados. Colete diamantes e ouro e dê as boas-vindas a poderosos heróis para tornar seu povoado o mais famoso!
Após seis rodadas o jogo termina e quem possuir mais pontos, vence. A arte e a produção estão caprichadíssimas e deixam a mesa com aquele brilho. Infelizmente, não temos nenhum anúncio oficial ou possibilidade de que virá ao Brasil.
6- Shinkansen: Zero Key
O novo jogo dos mesmos autores de Red Cathedral, jogo lançado aqui pela Devir e que fez muito sucesso, fez bastante burburinho em Essen. Shinkansen: Zero Key é um jogo que retrata a construção do trem bala feito para as olimpíadas de Tokyo, nos anos de 1959 a 1964.
Nele somos construtores que estão desenvolvendo o sistema do trem, criando os trilhos e as estações do trem mais rápido do mundo.
Em cada rodada, os jogadores construirão o seu próprio trem-bala com cartas, que oferecem uma ação ou uma habilidade. Essas ações permitirão a construção de pistas e estações, vão colaborar na preparação das instalações olímpicas e poderão oferecer novas cartas de transporte. As cartas de transporte estão associadas às cidades pelas quais a linha passa. Se você conseguir construí-los na ordem correta, você será recompensado em pontos de vitória. Após cinco rodadas, correspondentes aos cinco anos de construção da linha, vence o jogador com mais pontos de vitória.
Muito legal, não é? O jogo não tem nenhuma previsão de ser lançado por aqui.
7- Dreadful Circus
Com um visual psicodélico e aquele clima de freakshow, Dreadful Circus vem aparecendo pra mim há algum tempo. Seja em buscas do BGG ou sites na internet, sempre me chamou atenção o visual das cartas e o tema. Quando vi que era um jogo do Bruno Faiduti, fiquei um pouco receoso, pois o autor é famoso por seus jogos de blefe.
Fui atrás para conhecer mais do jogo e me surpreendeu um jogo de negociação e pontuação muito interessante. Todos os jogadores começam o jogo com 8 cartas, em que vai ficar com algumas e as outras serão negociadas com os outros jogadores de uma forma muito interessante.
A cada rodada, o jogador da vez, escolhe uma de suas cartas de mão e abre uma negociação da carta. Os jogadores vão colocar em suas caixas o que querem trocar com ele de forma secreta. Isso poderá ser dinheiro ou tickets que garantem uma pontuação por set collection ao final da partida. Quem está vendendo a sua carta, vai poder olhar as caixas, mas ele tem que decidir se fica com ou ela, na hora em que olha o seu conteúdo. Caso ele não queira naquele momento, ele vai desistir daquele lance e terá que ficar com algum outro posterior na rodada.
Ao final da partida os jogadores pontuam pelas cartas que adquiriram ao longo do jogo. Achei muito interessante, pois você escolhe como pontua em cada partida, o que pode mudar completamente de acordo com o que sai na sua mão. Também não tem previsão de lançamento nacional, mas sendo um jogo da Portal Games, pode vir por várias editoras.
8- Gutenberg
Esse é um jogo que me chamou muito a atenção pelo tema. Durante a faculdade e a pós-graduação, sempre ouvi falar muito da imprensa, prensa de Zuckerberg Gutenberg e outros temas sobre a área gráfica. Ver um jogo com essa temática despertou o meu interesse e eu quis saber mais sobre ele.
Gutenberg é um jogo para 1-4 pessoas eu acontece em 6 rodadas. Nele, os jogadores são pioneiros da impressão no século XV. Cumprindo ordens, eles construirão sua riqueza e fama. Melhorando suas oficinas de impressão e ganhando o apoio de patrocinadores, eles desenvolverão sua capacidade de produção. O jogo será ganho por um impressor que ostentar o maior reconhecimento e riqueza na arte da impressão.
A arte e produção está muito bonitas, o que garante aquele visual perfeito na sua mesa de jogo. Afinal de contas, jogo bonito, sempre tem lugar na mesa! Ele é o primeiro jogo de uma nova linha de jogos da editora polonesa, Granna que era focada em jogos mais family, a Granna Expert que vai ter games mais estratégicos. Por enquanto, sem nenhuma previsão de vir ao Brasil.
9- Ark Nova
Durante algum tempo essa foi a grande surpresa esperada na feira. Ark Nova é um jogo sobre zoológicos, mas com muita estratégia. Ele mistura seleção de ação por cartas e engine building para ganhar dinheiro e fazer do seu, o melhor zoológico, mas no sentido de preservação. Afinal de contas, os zoos pelo mundo deixaram de ser somente atrações para se tornarem verdadeiros espaços de conservação de espécies em cativeiro.
Então o jogo segue essa lógica, contando com a ajuda de patrocinadores e especialistas para lhe ajudar a construir os espaços necessários para os animais e cuidar de cada uma das espécies.
Ele possui espaços numerados de 1 a 5, para as ações disponíveis no jogo. O número do espaço, determina a força da ação com que ela será realizada. Apesar de uma arte que mistura foto com artes, a produção do jogo em si, ficou bem caprichada e vendeu muito bem na feira, com as unidades em inglês tendo se esgotado na tarde do primeiro dia. Como é um jogo da Feuerland Spiele, mesma editora de Terra Mystica e Um Banquete a Odin, tem grandes chances de ser lançado aqui pela Grok Games.
10- Mobile Markets
Ivan Lashin tem emplacado bons jogos no mercado: Skytopia, Fornalha e Smartphone Inc, cujo universo do jogo é o mesmo de Mobile Markets, jogo lançado durante a Spiel Essen. Ele é uma versão mais pesada e gamer de Smartphone Inc.
Sai o tabuleiro e entram as cartas, além de novas mecânicas que prometem deixar o jogo ainda mais estratégico e profundo.
O jogo foi lançado na feira pela Cosmodrome, editora russa, e Arcane Wonders. A princípio, não tem previsão de vir para o Brasil.
Spiel Essen 2021
Essa foi a nossa lista com os 10 mais desejados da Spiel Essen 2021. Vale uma outra lista ou uma lista só de expansões?
Confira a live que fizemos no Meeple Vortex comentando a feira, além de ter também no formato podcast.
Comenta aí que se a galera pedir, a gente faz. Abraço!
Fotos: Board Game Geek.