Publicado em janeiro 22nd, 2021 | por Tábula Quadrada
Unboxing Barrage e expansão Projeto Leeghwater
Conheça os componentes que vem na caixa do jogo Barrage e sua expansão Projeto Leeghwater. O jogo é uma obra dos designers italianos Tommaso Battista e Simone Luciani. Aqui no Brasil ele foi lançado pela Galápagos Jogos, sendo a nossa cópia vindo diretamente da Taverna Real.
Renato J. Lopes abre as caixas e mostra os componentes para que você confira como ficou a produção nacional desse jogo incrível e sua expansão.
Barrage
Na década de 1930 distópica, a revolução industrial levou ao limite a exploração de recursos baseados em fósseis, e agora apenas energia hidrelétrica poderosa e ilimitada está disponível para satisfazer a sede de poder das máquinas massivas e progresso de engenharia imparável.
Barrage é um jogo de gerenciamento de recursos e posicionamento estratégico no qual os jogadores competem para construir suas barragens majestosas, aumentá-las para aumentar sua capacidade de armazenamento de água preciosa e fornecer toda a energia potencial através de túneis de pressão conectados a turbinas de energia. Cada jogador representa uma das empresas internacionais que estão reunindo máquinas, patentes inovadoras e engenheiros brilhantes para reivindicar os melhores locais para capturar e explorar o poder da água de uma região alpina disputada atravessada por rios.
Barrage inclui dois mecanismos inovadores e desafiadores. Primeiro, a roda de construção tem que ser gerenciada por jogadores para planejar cuidadosamente suas ações e lidar com suas máquinas, uma vez que tanto os seus tokens de ação quanto os recursos são armazenados na roda e voltam somente após a rodada completa da roda. Quanto mais você construir e executar a manutenção em sua roda, mais cedo os recursos e ações retornarão a você.
Em segundo lugar, o fluxo de água nos rios representados na placa é um recurso compartilhado e contestado. Os jogadores têm de interceptar e armazenar o máximo de água possível, construir barragens (as barragens a montante são caras, mas podem bloquear parte da água antes de chegar às barragens a jusante), elevar suas represas para aumentar a capacidade e construir longos túneis para desviar água para suas casas de força. A água nunca é consumida – seu fluxo é usado apenas para produzir energia – e liberada nos rios, então você tem que posicionar estrategicamente suas represas para recuperar a água desviada por você e por outros jogadores.
Em cinco rodadas, os jogadores devem cumprir os requisitos de energia representados por uma faixa de poder competitiva comum e atender a solicitações específicas de contratos pessoais. Ao mesmo tempo, ao colocar um número limitado de engenheiros, eles tentam aumentar suas máquinas para adquirir novas e mais eficientes ações de construção e para construir e ativar edifícios de efeitos especiais exclusivos para personalizar sua própria estratégia de desenvolvimento.
Fonte: Ludopedia.
Projeto Leeghwater
A expansão The Leeghwater Project acrescenta:
– Uma nova facção do jogo, a Holanda, que usa a antiga experiência de Jan Leeghwater em gerenciamento de água, adicionando mais água às suas barragens.
– A mecânica externa do Works, um conjunto de peças poderosas que podem ser obtidas em um novo espaço de ação. Com eles, você realizará muitas ações, mas tenha cuidado. Para desbloquear a energia de Obras externas, você precisará queimar a quantidade necessária de betoneiras e escavadeiras em vez de apenas enviá-las para a roda de construção.
– A mecânica de construção pessoal. Cada jogo oferecerá uma combinação de cinco blocos de construção, cada um com um efeito diferente e poderoso que pode ser ativado por seus engenheiros.
– Dois novos diretores executivos projetados para aprimorar as Obras Externas e Edifícios Pessoais.
– Três novos tiles de tecnologia avançada dedicados à construção de edifícios pessoais.
Fonte: Ludopedia.