Notícias

Publicado em setembro 19th, 2016 | por Renato J. Lopes

WRF 2016: uma festa do RPG e dos board games!

No último final de semana (17 e 18 de setembro) aconteceu em Curitiba, na Faculdade Opet, o World RPGFest 2016. E posso dizer pra vocês que foi mítico! Não apenas por reunir grandes nomes do RPG, board games, editoras e jogadores. Mas sim por reunir em um mesmo ambiente os dois mundos num clima amigável e com muitas mesas de jogos analógicos!

_fra6221

As jogatinas foram muito animadas!

Pra começar, você passava pela bilheteria e já dava de cara com o estande da Pensamento Coletivo com o melhor do RPG e board games. As novidades eram pro RPG o livro que está em financiamento coletivo Shadow of The Demon Lord, Desafiantes e Déloyal. Nos board games estavam à disposição para testes Imperial 2030, Manhattan Project, Rise To Power, Don’t Turn Your Back, Entropy e a novidade para o evento: La Granja.

_fra6258

Rolando uma mesa de Entropy

Ao lado da Pensamento Coletivo estava a loja Rocky Raccoon de Curitiba, que tem sua própria linha de board games, como os jogos Elemental Clash e Adoradores de Cthulhu.

Logo à frente havia a área para jogos, com duas salas dedicadas a RPG e Board games, além de um enorme espaço no pátio com diversas mesas disponíveis, com novidades e protótipos. Ali você podia encontrar os jogos da Papaya Editora: Drillit, Akigam, Pesque Se Puder, Vulkanika e Pic Nic. Também estava o pessoal da Potato Cat com o jogo em financiamento Cartas a Vapor. Havia ainda espaço da Manticore Game Store com as novidades dos bgs nacionais: Dungeon Saga da Fire On Board Jogos, Isle of Skye da PaperGames, entre outros.

_fra6158

Dungeon Saga estava à disposição de quem quisesse jogar

Passando pela área de jogos, você chega aos estandes da maioria das editoras. A Jambô veio com seus materiais de RPG e literatura com preços promocionais, a Secular Games estava com seus materiais de RPG com destaque para Psi*Run, seu mais recente lançamento. Também estavam por lá a Grifo Editora, Stoza, DBR Shop, Hidromel Valkiria e a Manticore Store com seu espaço para vendas.

A RetroPunk Publicações estava com um estande muito bem feito, preparado para atender a seu público, com uma divisão clara: de um lado estavam os materiais de RPG e do outro os board games. O destaque no RPG ficou por conta do recém financiado Terra Devastada, Abismo Infinito e os materiais de Savage Worlds. Já nos board games as novidades eram muitas. Primeiro estavam lá à disposição: o sucesso Escola de Dragões e a expansão Intercâmbio no Oriente, Arena: Sangue e Glória que já chegou a todo Brasil e os três lançamentos do evento: Gangster de Retrocity, SK8 Pro e Fábula Fantásticas. Também levaram protótipos como Fat Food, De Volta ao Kansas, Domínio Global e Dark Dealings. Na área de jogos havia mesas com todos os jogos da editora.

_fra6233

Sala com alguns cartazes dos jogos da RetroPunk

Já a carioca New Order Editora trouxe os aguardados Shadowrun: Caixa Introdutória e Shadowrun: Crossfire que teve suas primeiras edições entregues para quem foi ao evento. Lá também havia toda a linha de livros da editora como Numenéra, 13ª Era e muito mais. Mas a novidade ficou por conta de Heroes of Normandie que vai sair em breve pela editora, que estava disponível para play teste no evento.

_fra6236

Produtos disponíveis no estande da New Order

O pessoal da Conclave Editora veio com os seus mais recentes lançamentos como Rock’n’Roll Manager e Dead Man’s Draw, além das últimas unidades de Merchants & Marauders e Robinson Crusoe. No evento eles lançaram oficialmente o jogo Lords Of Scotland, um divertido e estratégico card game, com as primeiras unidades entregues no evento.

20160918_121519

Jogando Lords Of Scotland com Cristiano da Conclave e Jack Explicador

Mais à frente do espaço das lojas e editoras você encontrava a sala das Minas no RPG, a Sala de Palestras (que no sábado teve um espaço para os board games com Jack e Lukita do Meeple Maniacs falando sobre o hobby e o crescimento do mercado), a sala de miniature games com o pessoal da Tropas Polares e a área de alimentação.

A estrutura foi muito interessante, com espaço para tudo e todos. Os únicos pontos negativos foram a área de alimentação que não tinha muitas opções e algumas mesas que ficavam travadas para exibição de jogos o que impossibilitava de jogadores abrirem novas mesas ou mesmo jogar os jogos que estavam ali em exibição.

_fra6229

Butilheiro do Canal Deathmath, Rodrigo Deus, Renato J. Lopes e Ly Pucca no estande da Pensamento Coletivo

Mas o ponto positivo foi conhecer uma galera muito gente boa, trocar ideia com outros apaixonados do hobby sendo eles youtubers, jogadores ou diretores das editoras. A começar pelos organizadores Eraldo Portugal, Carlyle Santi e toda a equipe WRF 2016 que nos receberam com muita atenção. Os amigos do Meeple Maniacs Jack, Lukita e Rafael Verri (também da Ludofy) que conhecemos pessoalmente e pudemos ver que apesar da experiência e trabalho bem feito, são muito atenciosos com todos (Jack estava sendo chamado de Amaury Júnior do board game). Também pude conhecer o Tiago Souza do Canal Doutor Meeple, gente da gente também. Os DGBN Rodrigo Deus e Ly Pucca que com muita simpatia alegravam o estande da Pensamento Coletivo junto com Filipe Cunha e Luana Filgueiras. Também estavam por lá Persio e Angelica Sposito da Kronos Games e Luiz Coelho da Galápagos Jogos.

Agradecimento especial a Anésio Vargas da New Order, Luiz Grimuza, Ana Santos e Rodrigo Zaramela da Papaya Editora, Guilherme Pizzato, Ramsés Sohn, Jota Pereira e Daniel Martins da Retropunk, ao amigo Anderson Butilheiro do Canal Deathmatch que nos ajudou a fazer essa cobertura e por último a todos que lá encontramos, conversamos, jogamos e conhecemos. Aguardem, pois fizemos muitas entrevistas por lá e vamos falar também dos jogos que conhecemos no evento: Rise To Power, Lords of Scotland e Sator Arepo Tenet Opera Rotas. Até o ano que vem!

Confira as entrevistas que fizemos durante o evento com editoras e criadores de jogos:

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑