Notícias Tábula Entrevista: Ricardo Gama. Ludopedia: do nascimento ao prêmio

Publicado em fevereiro 23rd, 2018 | por Renato J. Lopes

Tábula Entrevista: Ricardo Gama. Ludopedia: do nascimento ao prêmio

Nascido em 2011, como Redomanet, hoje a Ludopedia é o maior portal em língua portuguesa sobre jogos de tabuleiro. E não é só isso! É o maior fórum e gerador de conteúdo brasileiro de jogos de tabuleiro.

Desde 2014, o site também é o responsável pelo maior prêmio nacional de jogos de tabuleiro e cada ano aumenta de tamanho. Neste ano serão três categorias de jogos com autores nacionais e internacionais: Infantil, Família e Expert. Também serão premiados os produtores de conteúdo em três categorias: Escrita, Podcast e Audiovisual.

Na Ludopedia os jogadores encontram um ambiente amigável com materiais, review, vídeos, podcasts, manuais para download e tudo o que se pode pensar sobre jogos de tabuleiro. Toda novidade desse mundo chega lá primeiro.

Ao ver a quantidade de funcionalidades e conteúdo, dá pra imaginar que um batalhão de gente faz parte da equipe. Errado! Os três membros fundadores cuidam de tudo diariamente. Eles são Emerson Lopes, Carlos Almeida (Vegeta) e Ricardo Gama. Conversamos com o Ricardo para lembrar um pouco sobre a história do portal, o prêmio e o que o futuro nos aguarda.

Emerson, Ricardo, Marcos Macri e Vegeta no evento RedomaBox Offline, em 2013

Entrevista: Ricardo Gama – Ludopedia

Tábula Quadrada (TQ): Ricardo, como nasceu a Ludopedia?

Ricardo Gama (RG): No início, comecei em 2011 com o blog Redomanet, postando matérias diárias. Depois de alguns meses, me juntei ao Emerson e ao Vegeta para fazermos o Ludocast, podcast especializado em jogos analógicos (que teve 50 edições).

Ainda como Redomanet, criamos uma área de fórum e classificados, bem como hospedávamos arquivos para download. Na época, existia uma grande procura por arquivos de traduções, pois os jogos não eram lançados no Brasil como são atualmente.

A Ludopedia nasceu em junho de 2013, a partir do Redomanet, com a ideia de termos fichas dos jogos, ranking e integração com o fórum que tínhamos em phpBB. Desde então, a Ludopedia passa por constantes melhorias e lançamentos de novas funcionalidades.

TQ: Por que mudou de Redomanet para Ludopedia, o que rolou na época?

RG: Primeiro o nome (risos). Redomanet era um sistema de RPG que criei em 2007 (Redoma) e não remete em nada a jogos de tabuleiro. Ludopedia é um nome mais amigável para quem procura algo relacionado ao nosso hobby. A mudança aconteceu naturalmente, pois a Ludopedia é um código proprietário e conseguíamos customizar conforme nossa vontade. Já o Redomanet era feito em cima de frameworks de mercado, pouco customizáveis para não perder a compatibilidade com novas versões.

TQ: Quantos acessos vocês tem?

RG: Temos um pouco mais de 3.500.000 visualizações mensais. E o número cresce (risos).

TQ: Qual a média de produção de conteúdo por dia?

RG: Tudo que é colocado na Ludopedia é considerado conteúdo, sendo consumido por usuários de diferentes origens. Desde usuários registrados (estamos com mais de 45.000 registros) até usuários não logados (cerca de 97.000 por dia). Os usuários não logados chegam na Ludopedia principalmente por buscas no Google e muitos descobrem um novo mundo de jogos! E aí não saem mais (risos). Alguns números de Janeiro/2018:

– Média de tópicos novos por dia: 24;

– Média de postagens por dia: 259;

– Imagens por dia: 56;

– Vídeos por dia: 15;

– Anexos por dia: 7;

– Jogos cadastrados por dia: 17.

A evolução da marca da Ludopedia

TQ: Vocês acham que no Brasil temos materiais com a mesma qualidade que os estrangeiros?

RG: Como geração de conteúdo, o Brasil não perde em nada com os canais de vídeo, texto e podcasts. Muito pelo contrário! Temos geradores de conteúdo com qualidade até superior ao de outros países. O que precisamos é ter uma maior regularidade do conteúdo, principalmente com o reconhecimento do mercado (editoras e lojistas). Vários canais de excelente qualidade começam e acabam por falta de apoio da indústria e até mesmo por falta de incentivo do público. Os comentários positivos são combustível para a continuidade.

TQ: Vocês leem todos os textos e assistem todos os vídeos?

RG: Hehe, é muita coisa! Aqui na Ludopedia, eu leio a maioria dos textos, pois acabo moderando o fórum. O Emerson se encarrega dos vídeos. E os podcasts são ouvidos por todos. E mesmo assim, não conseguimos absorver todo o conteúdo.

TQ: Quem é a equipe que trabalha no site? Fale um pouco sobre cada um.

RG: Nossa equipe de estagiários (J) é composta por mim, pelo Emerson Lopes e pelo Vegeta. Nós 3 temos formação em TI e atuamos no meio corporativo há anos. O Vegeta cuida de toda nossa parte de desenvolvimento (ele conhece demais), fechamento de publicidade e Fale Conosco. Eu e o Emerson dividimos o resto, como moderação, testes funcionais, criação de posts, aprovação de anexos (imagens, vídeos e arquivos), aprovação de edição da ficha de jogo, aprovação de cadastro de jogos, contato com editoras, contato com lojistas, promoções, vitrine, últimas postagens, arte (que atualmente é feita pelo Marcelo Bissoli) e eventos da Ludopedia (Copa, UFL, Olimpíadas, Prêmio Ludopedia).

TQ: Como vocês conseguem moderar um site com esse tanto de gente e acessos? Contam com a ajuda de mais alguém? Como reconhecer um problema?

RG: Nós fazemos toda a moderação. Contamos com a ajuda dos próprios usuários, principalmente pelo Fale Conosco (para quem não conhece, existe um link no rodapé do site). Não queremos ter um ambiente tóxico mesmo tendo uma quantidade de acessos considerada alta para os padrões nacionais. Temos políticas e regras que nos ajudam a manter um ambiente leve. Ao moderar um comportamento problemático, acabamos ajudando esse mesmo usuário ao evitar que possíveis processos possam ser feitos contra sua pessoa. E moderamos também palavrões para manter o ranking da Ludopedia nos sites de busca.

TQ: O site consegue manter os seus custos? Como isso acontece?

RG: Atualmente conseguimos manter os custos de infraestrutura, segurança e desenvolvimento. Infraestrutura e segurança são em dólar e estamos sempre na torcida para que abaixe (risos). Contamos com a receita de comercialização de publicidade (banners), AdSense, sistema de apoiadores e comissão do mercado.

TQ: Fale um pouco sobre o projeto de apoiadores.

RG: Os apoiadores é uma forma dos usuários ajudarem nos custos da Ludopedia. Com a entrada deste projeto, conseguimos implantar várias funcionalidades e aumentar a velocidade do desenvolvimento. Preferimos construir nossa própria plataforma de apoiadores, ao invés de buscar outras alternativas de mercado. Desta forma, utilizamos nosso investimento em infraestrutura e segurança para suportar a funcionalidade.

TQ: De onde veio a ideia do Prêmio Ludopedia?

RG: Ixi (risos), veio em 2013. Mas só conseguimos implantar no início de 2015, premiando os jogos lançados no Brasil em 2014. Olhamos o mercado internacional e vários sites de outros países possuem algum tipo de premiação. Muitos sites às vezes, menores que a Ludopedia. Então pensamos, porque não? É uma forma de divulgar os jogos e parabenizar as editoras pelo bom trabalho realizado.

Ainda criamos a categoria de Design Nacional, para incentivar nossos designers e dar visibilidade ao trabalho realizado. Desde o início, dividimos o tipo de premiação entre Júri e Voto do Público. O primeiro, formado por pessoas que geram conteúdo sobre os jogos, fundamental para o crescimento do mercado. E o segundo, o voto público para medir a popularidade do produto.

As categorias do prêmio na edição deste ano

 

TQ: Mudou alguma coisa da primeira edição para a deste ano?

RG: Sim, mudaram algumas coisas. Primeiramente, nos inspiramos no Spiel des Jahres para dividir os jogos em categorias. Com o crescimento do mercado, conseguimos fazer essa divisão. Nos primeiros anos não tínhamos produtos suficientes para esta divisão. Agora estão separados em: Jogos Família, Expert e Infantil.

A Ludopedia quer reconhecer o mercado infantil que há muito tempo tem sido trabalhado no Brasil, sem nenhum tipo de reconhecimento. Além de fomentar designers e editoras com uma visão mais contemporânea de mecânicas a trabalharem com nossas crianças.

A Ludopedia criou o Prêmio para mídias, focando nos geradores de conteúdo dos jogos analógicos. Dividimos em vídeo, áudio e texto, onde o público vota em seus preferidos. A divisão é feita de acordo com o tipo de mídia consumido pelo usuário. Há vários canais com muito conteúdo e alguns de qualidade técnica excelente. Para a premiação, o que vale é a empatia, divulgação e conteúdo de cada canal. A parte técnica também é levada em conta pelo público.

Mesmo canais que não ficaram como indicados, fazem um excelente trabalho e a indústria como um todo deve valorizar e entender que os geradores de conteúdo fazem parte do ecossistema. Incluo também os eventos como um dos pilares. Quem sabe pensamos em alguma forma de reconhecimento para eles nos próximos anos?

Vegeta e Ricardo entre o Boscolo Gilsmy no evento Além do Muro

TQ: Como vai ser a cerimônia de premiação? O que podem adiantar sobre?

RG: A cerimônia de premiação será no dia 10/03, às 16 horas, no Diversão Offline. Como será a primeira cerimônia, estamos ansiosos e com frio na barriga (risos). Tenho certeza que servirá de experiência para os próximos anos. Mas posso adiantar que os troféus ficaram show! A empresa que fez as peças é a mesma que faz o troféu do GP do Brasil de F1! Eu queria ter um troféu daquele (risos). Ah! Esperamos o apoio do público em reconhecer o trabalho de cada indicado e ganhador.

TQ: E o Ludocast? Não vai voltar?

RG: Puxa! Esta foi uma das decisões mais difíceis que fizemos ao longo do tempo. Não temos como tocar a Ludopedia e produzirmos conteúdo. Hoje temos a funcionalidade de podcast na Ludopedia e com programas de qualidade e ótima periodicidade sendo produzidos. Estamos muito bem representados!

TQ: Quais são as próximas ferramentas e melhorias que vocês pretendem colocar na plataforma? Vai ter aplicativo para iOs e Android?

RG: A lista é grande! A LudoStore será uma das próximas, que funcionará como marketplace. Teremos várias melhorias no quesito de pagamento (cartão de crédito parcelado, boleto, etc). Além disso, teremos contrato com os Correios, onde o vendedor já receberá a etiqueta com os dados do comprador e é só enviar o jogo na agência. Começaremos com um ambiente controlado e depois expandiremos para todos os usuários. O lançamento será somente com anúncios diretos e com o tempo implantaremos leilões e trocas.

Dentre outras funcionalidades, posso destacar a procura de usuários por cidade, calendário de eventos, melhoria na funcionalidade de grupos, melhoria nos gráficos do cadastro de partida, etc. Tem muita coisa em nossa lista de desenvolvimento (risos). Quanto a aplicativos, temos duas estratégias para o futuro e ainda não temos data ou direcionamento:

1) Desenvolver internamente os aplicativos da Ludopedia: atualmente não vemos esta necessidade, pois aumentaria o custo de desenvolvimento. Teríamos que aumentar nossa capacidade (IOS, Android e Web), considerando ambiente, linguagens diferentes de programação, testes e manutenção. Como o site está responsivo, conseguimos utilizar normalmente o site pelo celular.

2) Disponibilizar API’s para terceiros: já estamos preparados tecnicamente para exposição de API’s, mas não priorizamos, pois temos funcionalidades mais impactantes para implantarmos. Após estabilizarmos as funcionalidades do site, avaliaremos a disponibilização de API’s para terceiros. Lembrando que mesmo disponibilizando micro serviços, teremos o trabalho de dar suporte a eles e não conseguiremos atender essa frente sem despriorizar o que temos planejado para a Ludopedia.

TQ: Considerações finais.

RG: Queria agradecer o espaço oferecido pelo Tábula Quadrada e desejar a todos os leitores bons jogos! Estamos trabalhando muito para oferecer a melhor experiência com a Ludopedia! Valeu!

Bônus: Vencedores do prêmio Ludopedia dos anos anteriores:

2014

Voto dos Jurados

Jogo do Ano: 7 Wonders

Jogo do Ano (Design Nacional): Masmorra de Dados

Voto do Público

Jogo do Ano: 7 Wonders

Jogo do Ano (Design Nacional): Masmorra de Dados

2015

Voto dos Jurados

Jogo do Ano: Puerto Rico

Jogo do Ano (Design Nacional): Jester

Voto do Público

Jogo do Ano: Puerto Rico

Jogo do Ano (Design Nacional): Quartz

2016

Voto dos Jurados

Jogo do Ano: Terra Mystica

Jogo do Ano (Design Nacional): Space Cantina

Voto do Público

Jogo do Ano: Terra Mystica

Jogo do Ano (Design Nacional): Space Cantina

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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