Publicado em maio 30th, 2018 | por Gilberto Guerra
Mecânica BG: Sistema de Pontos de Ação
Nesta semana a coluna traz informações sobre uma mecânica muito utilizada (mas não exclusivamente) em jogos que envolvam controle de área. Sistema de Pontos de Ação é uma mecânica que visa balancear a oportunidade dos jogadores atingirem a vitória.
A mecânica “Sistema de Pontos de Ação” concede ao jogador pontos para realizar ações durante seu turno ou durante a rodada. O jogador pode utilizar os pontos em ações disponíveis, até que os mesmos sejam insuficientes para realizar novas ações. Essa mecânica fornece grande liberdade de planejamento aos jogadores. Saber otimizar os resultados com as ações disponíveis, feitas na ordem correta, é essencial para a vitória.
Sugestão de Jogos
Pandemic
Jogo cooperativo em que os participantes têm quatro pontos de ação por turno. Eles podem ser usados para viajar, tratar doenças, buscar cura ou construir estações de pesquisas. As ações podem ser planejadas entre os jogadores para potencializar as habilidades dos personagens.
Mexica/ Tikal
Ambos jogos dos designers Michael Kiesling e Wolfgang Kramer. Neles os jogadores possuem respectivamente seis e dez pontos de ação para serem usados na sua vez. Cada ação possuem custos diferenciados. Isso torna o jogo bem matemático. Para Tikal, sugere-se utilizar marcadores dessas pontuações em partidas com jogadores novatos.
Kemet/ Blood Rage
Esses jogos se diferem pelo jogador poder realizar apenas uma ação na sua vez, gastando pontos de ação. Eles fazem ações até que ainda possuam pontos disponíveis. Embora os números de ações sejam iguais entre os jogadores (salvo exceções por habilidades especiais adquiridas), ter mais pontos permite escolher ações melhores.
Sistema de Pontos de Ação: muita liberdade, mas há um preço
Muita flexibilidade de ações e alto fator estratégico, torna a mecânica muito agradável a jogadores que gostam de planejamento a longo prazo. Uma escolha de ação errada pode desmoronar uma estratégia bem pensada por turnos. Isso traz constante necessidade de reavaliação das jogadas.
Por outro lado, isso gera uma consequência que coincidentemente possui a mesma sigla da mecânica Pontos de Ação (PA). A Paralisia de Análise (PA), também conhecida pelo seu termoe em inglês Analysis Paralysis (AP).
Em mesas nas quais os jogadores costumam pensar em suas jogadas apenas em seu turno, pode causar frustrações. Jogadores que costumam se atrapalhar e voltar jogadas podem também fazer a mesa perder paciência. Isso pode causar uma grande confusão no tabuleiro. Especialmente se os outros jogadores estavam planejando sua jogada e não estavam atentos às ações realizadas.
Pelos motivos apresentados, também não é a mecânica ideal para apresentar a novatos. Com exceção de jogos mais leves, como Takenoko ou cooperativos como Pandemic. Essa questão se dá por conta do alto fator matemático da mecânica. Isso pode deixar o novato desconfortável ao precisar passar um tempo maior que os demais ao planejar sua jogada.
Tem sugestões de jogos com essa mecânica? Já teve sucesso ao apresentar ela para novatos? Deixe sugestões nos comentários e até a próxima!