Publicado em outubro 6th, 2016 | por Renato J. Lopes
Potion Explosion chegando ao Brasil
A que tudo indica, num passe de mágica a Galápagos Jogos vai entregar ainda este mês o jogo de poções mágicas da Cool Mini Or Not, Potion Explosion. Um family game bonito, com uma produção impecável e que vai alegrar e divertir as mesas dos board gamers HUEBR. Nele jogam de 2 a 4 pessoas com partidas de 1 hora de duração. O jogo foi criado por Lorenzo Silva, Andrea Crespi e Stefano Castelli, e tem arte de Giulia Ghigini. As mecânicas utilizadas são o reconhecimento de padrão e a coleção de componentes.
Em Potion Explosion, os jogadores são alunos da Horribilorum Sorcery Academy for Witty Witches and Wizards que precisam passar nos exames finais da aula de Poções. As regras são claras (como diria Arnaldo César Coelho), alunos pegam os ingredientes do distribuidor e completam suas receitas, sempre tendo cuidado com as reações mágicas que elas podem causar (e olha que se não for pra causar, eu nem vou!). Para ganhar, será preciso trabalhar de forma inteligente, aproveitando o uso dos efeitos mágicos a seu favor, sendo mais eficiente e rápido que os outros.
Durante o jogo, os jogadores vão retirar ingredientes das pistas do distribuidor para tentar fazer as poções e bebê-las. O distribuidor é uma caixinha que vem para você montar, em que as bolas de ingredientes vão caindo, devido à inclinação das pistas e é esse mecanismo que vai dar toda a dinâmica de explosões do jogo.
No seu turno o jogador tem que pegar um dos ingredientes da pista, se ao fazer isso os ingredientes daquele lugar se moverem e se chocarem dois da mesma cor, acontece uma explosão e o jogador pode pegar todos os ingredientes daquela cor que estão em sequência na mesma fila. Por exemplo, se você tirou uma bola vermelha e em seguida duas amarelas se chocaram e ainda havia uma terceira ligada a elas, o jogador pode pegar, além da vermelha que retirou, as 3 amarelas. Depois disso, o jogador vai tentar completar suas poções, com ou sem a ajuda do professor (pegando um ingrediente a mais, mas dessa vez sem ocorrer a explosão).
Ao completar uma poção, você vai virá-la para lado da poção completa, podendo tomá-la a qualquer momento do jogo para realizar seu efeito mágico. Os pontos indicados na poção serão contados apenas no final do jogo. Além das poções, alguns objetivos dão pontos, que são as fichas de habilidade, que também são o gatilho para final de jogo, dependendo do número de jogadores. Quem obter mais pontos no final do jogo é o vencedor.
E aí, aspirante à Harry Potter (ou Hermione), vai garantir o seu? Esse lindo e mágico board game está chegando nas lojas este mês, pelo preço de 220 Nuques, ou como chamamos aqui no mundo dos “trouxas” R$ 220,00. Conta aí pra gente o que você espera desse jogo!