Notícias

Publicado em setembro 29th, 2015 | por Renato J. Lopes

Argo: jogo em financiamento lhe ensinará a não ser Ellen Ripley (Alien o 8º Passageiro)

Bruno Faidutti, o criador de jogos como Citadels e Dwarf King, lançou essa semana no Kickstarter o financiamento de seu novo jogo, em parceria com Serge Laget (Mare Nostrum, Shadows Over Camelot) e arte de Miguel Coimbra (Small World, Cyclades, 7 Wonders), Argo. Em seu blog ele falou um pouco sobre o jogo que está em desenvolvimento há dez anos (!) pediu encarecidamente para que seus fãs participem do financiamento e ajudem a trazer à vida o jogo.

Para facilitar para os fãs, o criador decidiu cortar custos para baixar o preço ao máximo (o jogo não tem miniaturas, por exemplo) e está financiando a unidade por 30 Euros (cerca de R$ 140,00). Ele só esqueceu dos fãs brasileiros, já que o jogo não tem opção de envio para o Brasil. Mas você pode enviar para a casa de um amigo/parente que more nos EUA ou na Europa e pedir para enviarem para você.

caixa-argo

A ilustração da capa é muito bonita.

O jogo

Em Argo você está em uma estação espacial, que subitamente é invadida por aliens famintos e raivosos, e sua única forma de escapar são algumas cápsulas de fuga. Não tente bancar a personagem Ellen Ripley do filme Alien – O 8º Passageiro, pra vencer tem que fugir da nave imediatamente.

Nele podem jogar de 2 a 4 jogadores, com duração média de 40 minutos, em que cada jogador controla uma equipe de astronautas. O objetivo é encontrar as cápsulas de fuga e salvar o máximo de seus astronautas. No entanto, os jogadores também podem controlar os aliens, e como os lugares nas cápsulas de fuga são limitadas, haverá aí uma disputa sangrenta para garantir o seu banquinho.

componentes-argo

Para diminuir os custos do jogo, os criadores optaram por não utilizar miniaturas.

Os jogadores ganham pontos colocando astronautas nas cápsulas que saem da estação e matando outros astronautas com os extraterrestres. No entanto, os aliens também ganham pontos cada vez que um humano morre, de forma que se os jogadores forem muitos violentos uns contra os outros, os aliens poderão ganhar o jogo dos humanos.

O jogo é um semi-coop, em que os humanos devem cooperar de certa forma, para evitar que os aliens ganhem o jogo, e ao mesmo tempo cada um deve cuidar de sua própria estratégia, já que apenas um ganhará o jogo.

Os nomes por trás do jogo atestam a qualidade do mesmo. O fato de um jogo com tema espacial não ter miniaturas, desanima um pouco, mas nem por isso deixa de garantir a diversão, já que temos jogos (como o próximo lançamento do designer brasileiro Daniel Alves, Caçadores da Galáxia) com temas semelhantes, e mesmo sem miniaturas, são grandes boards.

componentes-argo2

Projeto da caixa e dos componentes do jogo.

Para saber mais informações sobre o projeto, acesse a página no Kickstarter.

Tags: , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑