Notícias

Publicado em outubro 11th, 2017 | por Gilberto Guerra

O Comportamento Inteligente nos Board Games: Inteligências Intra e Interpessoal

As inteligências intra e interpessoal visam aprimorar características comportamentais, que podem ser benéficos ou maléficos em uma partida de jogo de tabuleiro. Vamos ver como elas podem auxiliar no comportamento inteligente nas partidas de board games.

Características Intrapessoais que podem ser exercitadas nos Board Games

A inteligência intrapessoal diz respeito ao autoconhecimento. Conhecer a si mesmo e seus limites é algo indispensável para o bom relacionamento com os demais jogadores e ter um bom desempenho nas partidas. Entre as habilidades intrapessoais que podem ser exercitadas, podemos destacar:

Habilidade intuitiva

Faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise. Em outras palavras, é aquela voz interior que te diz que você pode se prejudicar ao colocar um meeple com tesouro valioso de um determinado lado da ilha em Survive ou revelar uma carta extra em Port Royal. Você não tem uma boa base para uma tomada de decisão racional, mas mesmo assim o faz.

Consciência das próprias potencialidades ou fraquezas

Em jogos cooperativos, pode ocorrer de um jogador escolher um personagem com perfil de explorador, por exemplo, mas resolver focar seu jogo em combate por ser mais divertido para ele. Em Mansion of Madness, tomar para si a responsabilidade de resolver um puzzle quando não se tem ideia de como iniciar a resolução é outro indicador de carência desta característica. Combinar suas potencialidades com as características do personagem a ser escolhido em jogo cooperativo, por exemplo, é um exercício relevante desta inteligência.

Respeito aos valores e objetivos de cada jogador

A aplicação desta habilidade se resume em saber respeitar a jogada adversária. Mesmo em um jogo cooperativo em que o objetivo principal está claro e a melhor jogada parece óbvia. Se o jogador da vez insiste em realizar uma ação decepcionante para você, não é sábio impor sua vontade, pois criaria um clima de tensão na mesa. Essa característica geralmente é carente em Jogadores Alfa, que gostam de questionar cada decisão tomada pelos demais jogadores.

O exercício de habilidades interpessoais

A habilidade interpessoal está diretamente ligada a forma como você se relaciona com os demais jogadores. Algumas de suas características podem ser exercitadas durante as jogatinas:

Exercício da influência

É fazer o outro jogador perceber a melhor opção de jogada para o grupo, que também vai a favor de seus próprios objetivos. Em Pandemia, por exemplo, é fácil trabalhar a liderança por influência, ao convencer por argumentos que uma ação de cura pode ser mais interessante do que uma ação de movimento.

Manipulação

Por outro lado, temos a manipulação, que consiste em fazer com que o outro realize uma jogada que te favoreça, às vezes, mais do que o próprio jogador da vez. Em alguns jogos como Game of Thrones e Spartacus, a ocorrência de manipulação é até mesmo prevista nas regras. Isso fornece um ambiente propício deste exercício, sem correr um risco tão grande de perder a amizade. Manipulação é uma faca de dois gumes, que quando descoberta pelos demais jogadores, faz o manipulador perder a credibilidade.

Compreensão de intenções dos demais jogadores

Com essa habilidade é possível diferenciar se o outro jogador está tentando te influenciar ou te manipular. Habilidade bem útil também em jogos que envolvem a mecânica de negociação complexa entre jogadores, como em Sid Meier’s Civilization: The Board Game.

Civilization

Gerenciamento de Conflitos

Jogos semi cooperativos podem envolver a existência de objetivos coletivos e objetivos individuais. O que em muitos momentos entram em conflito entre si, precisando que o jogador da vez faça a opção de um em detrimento do outro. Em Dead of Winter isso pode causar o rótulo de traidor, incendiando o clima de paranoia e sendo uma ótima oportunidade para a exercitar a resolução de conflitos, embora a atitude mais comum é querer ver o circo pegar fogo.

Liderança

Liderar em jogos cooperativos significa saber delegar tarefas. Se essa habilidade for exercitada em sintonia com as demais apresentadas neste texto, o jogador será um bom líder. Caso contrário, será inconveniente e considerado um Jogador Alfa. O exercício da liderança é mais complexo do que é possível se fazer entender teoricamente. Portanto, é recomendado iniciar por jogos em que há mecânica de definição do líder, como em Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island.  

Como ter um comportamento inteligente

Mas qual a importância de se treinar tais habilidades? Entre todas as inteligências possíveis de se treinar com os Board Games, as inteligências Intrapessoal e a Interpessoal são as que fornecem as habilidades de uso mais recorrentes na vida pessoal e profissional do jogador. O comportamento inteligente é de grande valia para o convívio sustentável em sociedade e o perfil de liderança é amplamente buscado pelo mercado de trabalho.

O presente texto tratou apenas das principais características comportamentais que podem ser treinadas com os Jogos de Tabuleiro. Você tem sugestão de mais alguma? Conhece jogos que também são bons exemplos? Deixe suas sugestões nos comentários.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑