Notícias GenCon 2018

Publicado em agosto 8th, 2018 | por Murilo Eloz de Melo

GenCon 2018: 10 jogos, 5 expansões

Muito bem! Chegou a seleção caprichada de alguns dos inúmeros jogos apresentados na GenCon 2018. O evento aconteceu em Indianápolis entre os dias 2 e 5 de agosto. Escolhemos 10 jogos e 5 expansões que, esperamos, vocês curtam. Sabemos que é difícil agradar a todos os amiguinhos, mas não custa tentar, né? Corre os zóio aí.

GenCon 2018: Top 10 Jogos mais aguardados

Villainous

Ser mal é bonito!

 

2-6 jogadores | 50 minutos | +10 anos

O jogo que já estava sendo comentado antes, ganhou bastante destaque na GenCon 2018. Em Villainous, cada jogador controla um vilão famoso da Disney com seu próprio deck, player board e miniatura de personagem. Você terá que usar as suas cartas para atingir a sua condição de vitória exclusiva. Isso mesmo, cada personagem tem uma condição única para vencer o jogo.

Esse é um jogo de gerenciamento de mão, jogadores com diferentes habilidades e muito take that. Indicado para fãs da Disney, vilões e jogos de cartas.

Coimbra

Sucesso na feira!

2-4 jogadores | 60-90 minutos | +14 anos

Este a gente já tinha comentado na semana passada e não foi diferente. As unidades à venda do jogo chegaram a acabar no segundo dia de GenCon 2018. Resta agora comprar nas lojas mundo afora ou esperar chegar essa maravilha aqui no Brasil por alguma editora bondosa.

Scarabya

A caixa é lindona!

1-4 jogadores | 15-20 minutos | +8 anos

Bruno Cathala e Ludovic Maublanc estão querendo repetir o sucesso de Cyclades. Apresentaram na GenCon 2018, o Scarabya, um jogo de colocação de peças-puzzle. Nele o seu objetivo é pontuar scarabs colocando suas peças de forma a fechar zonas de até 4 espaços. Jogadores utilizam as mesmas peças e jogam em ordem de turno.

Em cada turno uma nova peça é aberta. Em seguida, os jogadores podem colocar a sua cópia da peça em seu tabuleiro individual. O jogo termina depois de 12 rodadas (12 peças abertas). Quem tiver mais pontos, vence o jogo. O jogo é muito bonito e promete agradar a toda a família.

Blue Lagoon

Olha aí mais Knizia chegando pra galera!

2-4 jogadores | 30-45 minutos | +8 anos

Essa lindeza aqui é para os fãs de Reiner Knizia! Blue Lagoon deixou uma ótima impressão na feira e chamou a atenção da galera. Blue Lagoon é um jogo de controle de área e coleção de peças. Nele, os jogadores gerenciam um grupo de colonos que se espalham pelas ilhas de um arquipélago recentemente descoberto.

O jogo é jogado em duas fases: exploração e liquidação. Seu objetivo é coletar os recursos espalhados pelo mapa, colocando seus tokens em cima deles. No final de ambas as fases, os jogadores marcam pontos para os conjuntos de recursos que coletaram. Quem fizer mais pontos, vence.

Wacky Races

A Corrida Maluca na sua mesa

2-6 jogadores | 15 minutos | +8 anos

A CMON está no mundo selvagem das corridas de desenhos animados com a chegada de Wacky Races. Corrida Maluca é o nome do desenho em português. Wacky Races coloca os jogadores ao volante controlando seus personagens favoritos do desenho. Eles contam com habilidades especiais em seus carros e competirão um contra o outro.

A corrida conta com a participação de diversos personagens famosos. A Dupla Sinistra, Penélope Charmosa, Os Irmãos Rocha, os icônicos Dick Vigarista e Muttley, entre outros. Desenvolvido por Andrea Chiarvesio (Ricardo Coração de Leão) e pelo brasileiro Fabio Tola, o jogo tem corridas simples e estratégicas.

Como é uma corrida maluca, os jogadores precisam desviar ou anular as armadilhas do caminho. Elas são colocadas por Dick Vigarista, que tenta a todo custo estar à frente dos outros pilotos. O jogo tem dois modos: corridas individuais (10-15 minutos cada) ou o campeonato, com regras que mudam a cada corrida. O jogo será lançado em 2019 o todos já sabemos que eu, você e alguém que nós conhecemos também quer.

A Song of Ice & Fire

Lindas minis acompanham a produção

2 jogadores | 60 minutos | +14 anos

O jogo é baseado na obra de George R. R. Martin que deu origem à aclamada série de TV, Game of Thrones. A Song of Ice & Fire é um jogo de miniaturas que retrata uma batalha épica entre as casas mais famosas de Westeros. Desenvolvido por Eric Lang e Michael Shinall, o jogo leva você e seus amigos a liderar os exércitos da sua preferência em batalha.

As regras foram pensadas para que tanto jogadores veteranos quanto os menos experientes tenham ricas estratégias à disposição. O jogo recria seus momentos favoritos dos livros, além do elemento “e se…?” nos cenários que você e seus amigos podem criar. Sucesso no Kickstarter, o jogo finalmente chega às lojas para que mais fãs da obra possam sentir o gostinho de fazer parte dessas emblemáticas casas na luta por King’s Landing.

KeyForge: Call of the Archons

Um dos jogos mais comentados durante a GenCon

2 jogadores | 60 minutos | +14 anos

Richard Garfield, o criador de Magic: The Gathering e a Fantasy Flight trazem um dos jogos mais comentados do evento. KeyForge: Call of the Archons. Ele é parecido com Magic, mas deixa de lado os formatos TCG e LCG.  É chegada a hora do novo formato chamado Unique Deck Game (em português livre, seria Jogo de Baralho Único). Isso significa que os jogadores comprarão um baralho já pronto de 36 cartas que têm uma combinação de cartas única.

Nenhum baralho no mundo será como o outro e não há a possibilidade de customização ou alteração. Até a cor do verso e o nome do baralho são distintos dos demais decks. É uma ideia bastante ousada e o formato de jogo é muito diferente de tudo por aí. Garfield diz que a intenção é recapturar o sentimento de descoberta e raridade que existia nos primeiros dias de Magic. Isso, claro, antes que as cartas se tornassem mercadorias. Em KeyForge, encontrar um baralho com uma carta rara significa que ele continuará sendo raro. Não há a necessidade de gastar rios de dinheiro para criar um baralho competitivo. Prepare seu bolso amiguinho jogador de Magic; a coisa ficou “mais” séria.

Critical Mass

Mechas!

2 jogadores | 30 minutos | +14 anos

Critical Mass é um jogo de Combate Mech-on-Mech casca grossa. Como piloto de uma máquina de guerra massiva, você deve se dirigir ao ferro-velho. Lá, terá que encarar iniciantes indignos que ousam desafiar o seu domínio. No final das contas, a honra do seu enclave pela sobrevivência te acompanhará.

O seu Mech é representado por um tabuleiro e o seu próprio baralho de cartas de combate. O tabuleiro é a sua estação para o Mech escolhido, que tem componentes críticos. Se todos os seus componentes críticos forem destruídos, você perde o jogo. Como os componentes críticos são bem protegidos, o seu fim pode não ser tão rápido. Jogue em turnos de forma simultânea e cause danos no seu adversário sem esquecer de se defender. Seja mais rápido que o oponente e mostra quem manda nessa bodega!

Victorian Masterminds

Finalmente esse jogo deu as caras!

2-4 jogadores | 45-60 minutos | ?? anos

Em Victorian Masterminds, os jogadores assumem o papel de mentores malignos que querem se aproveitar do desaparecimento de Sherlock Holmes. Enquanto a Europa está desprotegida, os jogadores mandam seus homens de confiança a diferentes cidades. Com habilidades variadas, eles vão causando destruição para completar as suas missões.

Enquanto isso, o serviço secreto segue o seu rastro de destruição. A engenhoca de cada mentor maligno é única e permite que eles realizem diferentes ações. Tudo isso garante uma boa dose de estratégia e assimetria. Quando um mentor maligno completar a sua engenhoca ou o serviço secreto não mais suportar a sua vilania, o jogo termina e vence o maior pontuador. Vai deixar este fruto da parceria entre Antoine Bauza e Eric Lang de fora da sua coleção? Ele deve ser lançado só no ano que vem, mas já queremos!

Spring Meadow

A trilogia dos puzzles chega ao fim!

1-4 jogadores | 15-60 minutos | +10 anos

Spring Meadow é a cereja no bolo da trilogia de Uwe Rosenberg que já conta com Cottage Garden e Indian Summer. A complexidade do jogo, que é o mais interativo da trilogia, está entre os outros dois. No jogo, você coleta tiles como em Cottage Garden. O tile que você pegar deve ser colocado no seu tabuleiro de campo. Quando uma placa de sinalização alcançar uma posição em que somente um tile pode ser escolhido, começa uma rodada de pontuação.

A maior pontuador recebe um token de caminhante. Vence o jogo o jogador que conquistar o seu segundo token de caminhante. Segundo Rosenberg, Spring Meadows é o jogo mais estratégico da trilogia. Se você já tiver jogados os outros dois, não pode deixar este de fora.

Gencon 2018: Top 5 Expansões

Imperial Settlers: Amazons

Mulheres no comando!

1-4 jogadores | 45-90 minutos | +10 anos

A tribo feminina de guerreiras é a terceira expansão de Imperial Settlers. Amazons usa elementos de deck-building para modificar o baralho durante o jogo ao descartar cartas de facção reconstruídas do seu baralho. Elas também ganham bônus pela sua facção barata, o que permite vencer através da conquista ou construção de bônus.

Scythe: The Rise of Fenris

O monstro tá vindo!

1-5 jogadores | 75-120 minutos | +12 anos

Rise of Fenris é a conclusão da trilogia de expansões de Scythe. Impérios emergiram e tombaram no pós Grande Guerra e a Europa está diante do precipício de uma nova era. A economia é robusta, o moral está alto e as defesas estão fortes. Há relatos do interior que dão conta de soldados estranhos com olhos brilhantes, mas eles parecem distantes e inofensivos.

Na campanha (8 jogos), a história de Scythe continua e conclui com uma campanha de 8 episódios. Ainda vêm com 11 módulos que podem ser usados em várias combinações. Esses módulos são compatíveis com todas as expansões de Scythe e incluem um módulo cooperativo que não é parte da campanha competitiva. Ela deve chegar por aqui no final do ano ou início do ano que vem.

Kingdomino: Age of Giants

Os gigantes chegaram!

2-5 jogadores | 15-20 minutos | +8 anos

A Idade dos Gigantes é uma expansão tanto para Kingdomino quanto para Queendomino. Ela adiciona mais desafios, mais interação entre os jogadores e permite a adição do quinto jogador. Escolha um tile com um gigante e então coloque o meeple gigante no seu reino. Ele cobre qualquer coroa do seu reino. Escolha um tile com as pegadas de gigante. Então passe um meeple gigante do seu reino para outro jogador, que deve cobrir uma coroa do seu próprio reino. Coroas cobertas não marcam pontos. Bônus de fim de jogo são eliminados. Antes do início do jogo, os jogadores devem comprar 2 tiles de desafio, que abrem novas possibilidades de marcar pontos.

Terraforming Mars: Prelude

Novidades em Marte

1-5 jogadores | 90-120 minutos | +12 anos

Preludes é uma pequena expansão que permite a você dar o pontapé inicial na sua terraformação. Ela foca nos estágios iniciais da colonização de Marte e conta a história pregressa das corporações. Ao escolher corporação e mão inicial, cada jogador também compra 4 cartas de prelúdio. Escolha duas delas para dar uma melhorada na sua corporação. A expansão abre combos poderosos e aumenta a assimetria do jogador.

7 Wonders: Armada

Uma expansão que promete acrescentar bastante ao jogo

2-8 jogadores | 40 minutos | +10 anos

Armada fornece para cada jogador um tabuleiro “naval” e cartas vermelhas, verdes, amarelas e azuis adicionais. Cada vez que paga o custo de uma carta, pode pagar um custo adicional para avançar seu navio na cor correspondente. Essas trilhas vão dar pontos, disputando ainda mais os pontos militares, agora com todos os jogadores, não apenas seus vizinhos.

GenCon 2018

E aí, o que achou da nossa seleção? Faltou alguma coisa? Conte aí para a gente nos comentários e até a próxima!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Esse instrutor de idiomas é competitivo até em jogos solo. Caiu de paraquedas nos BGs há uns anos, mas sem danificar as caixas.



Voltar ao Topo ↑