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Publicado em junho 27th, 2018 | por Gilberto Guerra

Mecânica BG: coleção de componentes e gestão de mão

O texto dessa semana será sobre duas mecânicas: coleção de componentes e gestão de mão. Embora tenham diferenças, possuem o objetivo de fazer o jogador planejar a melhor combinação de cartas e/ou peças. Tudo para maximizar a geração de recursos e/ou obtenção de pontos.

coleção de componentes

A disputa pelos componentes é acirrada!

Coleção de componentes (set collection)

Na coleção de componentes (set collection), os jogadores são recompensados ao conseguirem um certo conjunto de componentes. Geralmente não há grande interação entre os jogadores. Os componentes são comprados de um conjunto limitado e pré-determinado.

Parte da estratégia é pensar em quais dos conjuntos que você está montando o utilizará. O item adquirido pode ir para a sua mão ou uma reserva para posterior utilização ou imediatamente aplicado na situação do jogo. Depois de aplicado não há retorno do item para reutilização.

Componentes iguais e sem combinações, como moedas e trabalhadores genéricos, não são colecionáveis e são meramente recursos. Coleção de componentes tem relação íntima com colocação de peças, já explicado anteriormente.

Gestão de mão (hand management)

A gestão de mão (hand management) consiste em utilizar cartas (geralmente, mas não exclusivamente) para jogar em sequência e realizar combos. Administrar significa fazer o melhor uso de suas cartas disponíveis.

As cartas possuem múltiplos usos e as vantagens fornecidas dependem das condições do jogo. Os itens adquiridos vão para a sua mão, para melhor análise e utilização posterior. A carta pode ser reutilizada, a menos que também haja a mecânica de set collection no jogo.

O combo no caso, pode ocorrer com o cenário momentâneo da partida e não necessariamente com outros componentes seus. Hand Management ainda está intimamente ligada com seleção de cartas e deck building, já discutidos anteriormente.

Sugestão de jogos

Terraforming Mars

Possui as duas mecânicas tratadas de forma interligada. Os componentes selecionados são cartas, que vão para a sua mão e precisam ser gerenciados. É comum adquirir uma carta boa, mas inútil para aquela etapa do jogo. Assim, você a gerenciando por algumas rodadas até o momento certo de baixá-la na mesa. Os tiles da terraformação também são colecionáveis, podendo ser adquiridos por Projeto Padrão, além das cartas.

coleção de componentes

Pagar agora 3 megacréditos por um projeto que só usarei daqui três rodadas?

7 Wonders

Também possui as duas mecânicas, com o adendo que a “mão administrada” é coletiva, com um jogador a gerenciando por vez. Você precisa identificar a melhor carta para a sua situação atual. Caso haja mais de uma boa carta, você precisará baixar aquela que seus adversários têm a menor chance de pegar e torcer para ela voltar para você. Tarefa essa impossível jogando com 6 ou 7 pessoas e mais fácil conforme menos pessoas jogando.

coleção de componentes

Cartas de tecnologia: os melhores combos de 7 Wonders!

Great Western Trail

A gestão de mão é aplicada conforme você percorre pelo tabuleiro. As construções têm opções de utilização de cartas. Mas fazendo isso, você pode estar sacrificando a pontuação pela entrega do gado. Saber quais casas utilizar e conseguir aproveitá-las sem se prejudicar em Kansas é essencial para a vitória. Nota-se que aqui os componentes não são colecionáveis, pois nem a contratação de trabalhador é feita de forma definitiva.

coleção de componentes

O rebanho mais cobiçado do Velho Oeste!

The Castles of Burgundy

As peças colecionadas de estrutura vão para uma reserva em seu tabuleiro, para posterior colocação na formação do principado. Além de seis tipos de peças de estruturas, também temos as mercadorias. Elas precisam ter sua utilização cuidadosamente planejada para maximização de pontuação.

coleção de componentes

O didático tabuleiro individual

Azul

Coleção de peças de cerâmicas, com utilização no final do turno em que você completou as casas horizontais da reserva. A pontuação ocorre na forma como os jogadores colocaram os azulejos em seus palácios. É um jogo bem rápido e de regras simples, mas surpreendentemente estratégico.

coleção de componentes

Alguém está deixando um azulejo quebrar…

Todos gostam de colecionar e administrar componentes

Colecionar é um hobby comum às pessoas desde criança, tornando a mecânica muito intuitiva e familiar. A mesma sensação ocorre com a gestão de mão. Planejar combos de pontuação para no final sair da lanterna e ir para a liderança, fornece uma sensação muito satisfatória. Geralmente os combos possíveis tem grande variedade, fornecendo ainda uma ótima rejogabilidade.

coleção de componentes

Acumuladores adoram colecionar, mas odeiam gestão dos componentes

Coleção de Componentes e Gestão de Mão, em sua maioria, ainda tem a característica que todo board gamer gosta: regras fáceis e profundidade estratégica. Isso ocorre pelo fato dos detalhes das regras estarem na especificação dos componentes e não na regra geral.

Mas nem tudo é perfeito. Para jogadores que sofrem de Paralisia de Análise, tais mecânicas causam frustração a ele a aos demais. Isso devido a alta quantidade de possibilidades.

Temos ainda uma Curva de Aprendizagem elevada, pois quanto mais você joga, maior a quantidade de estratégias aprendidas. Assim como o conhecimento dos componentes que possibilitam os melhores combos. Para grupos coesos, é uma ótima característica; para grupos familiares ou de muitos jogadores ocasionais, nem tanto.

Para mim, os aspectos positivos superam em muito os negativos e ambas as mecânicas são gostosas de jogar. O que geralmente mantém elevada a tensão da partida.

Você aprecia essas mecânicas? Gostaria de mencionar algum jogo com as mecânicas do texto ou jogos de combo? Deixe sugestões nos comentários! Na primeira quinzena de julho estaremos de volta com o último texto da coluna Mecânica BG, até a próxima!

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