Publicado em abril 4th, 2016 | por Renato J. Lopes
Review – Euphoria: viva a minha sociedade alternativa!
Summary:
4.2
Trabalhador bom é aquele que não tem tempo pra pensar. Quanto mais ocupado e motivado, mais eles rendem e ajudam a desenvolver nossa sociedade. Em Euphoria: construindo uma melhor distopia, você será o líder de um grupo que tenta dominar uma sociedade distópica dividida entre 4 sociedades: Euphoria, Ícarus, Wastelands e Subterra. Cada uma dessas sociedades produz mercadorias e recursos preciosíssimos.
Para vencer você precisará ter a maior quantidade de autoridade na mesa, colocando suas dez estrelas primeiro. Um jogo que parece complicado, mas aos poucos vai ficando bem prático. É um work placement de dados, sendo cada um deles um de seus trabalhadores e o número tirado é a quantidade de conhecimento dos mesmos. Controle seus trabalhadores e consiga colocar suas estrelas de autoridade no tabuleiro antes dos outros jogadores.
Componentes:
Que coisa linda! Os marcadores de mercadorias e recursos, dados, cartas e tabuleiro são ótimos! Praticamente perfeitos. A única crítica fica por conta da poluição da ilustração do tabuleiro, mas nada que depois de um tempo de adaptação não resolva.
48 cartas de recrutas;
36 cartas de artefatos (6 de cada tipo);
6 cartas de dilemas éticos / referência;
1 tabuleiro;
24 Dados de Trabalhadores (4 de cada, verde, azul, vermelho, branco, preto e
roxo);
6 marcadores de motivação (coração);
6 marcadores de conhecimento (rosto);
45 marcadores de recurso (15 de cada: douradas, marrons e cinzas);
72 marcadores de mercadorias (18 de cada: amarelo, azul, laranja e verde);
4 marcadores de progresso (rosa);
3 meeples escavadores (rosa);
60 marcadores de autoridade em formato de estrela de 6 cores diferentes (10 de cada: verde, azul, vermelho, branco, preto e roxo);
16 fichas de território indisponível;
18 fichas de estrutura (mercados);
6 fichas multiplicadoras;
8 fichas circulares de bônus de lealdade;
3 fichas de espaço de ação indisponível.
Preparação do jogo
O tabuleiro é aberto no centro na mesa, cada jogador escolhe uma cor, pega dois dados que vão ser os trabalhadores ativos, deixando os outros dois na reserva. Recebe uma carta de referência/dilema (que fica secreta em sua mão) e 4 cartas de recrutas, abrindo um que vai ser o recruta ativo, deixando outro para abrir durante o jogo e descartando as outras duas. São colocados marcadores de território indisponível de acordo com o número de jogadores, nos territórios de estrela das facções, deixando disponível um espaço para cada jogador. Cada jogador rola seus dados, sendo que o que detiver a maior soma, inicia o jogo.
Separe as mercadorias (energia, alimento, água e êxtase) e recursos (ouro, argila e pedra) próximo dos lugares onde serão retirados, posicione os marcadores de escavação e de lealdade (de progresso e de bônus) no início de suas respectivas trilhas, o marcador de motivação no 1 e o de conhecimento no 3. Escolha aleatoriamente 6 estruturas para serem construídas no jogo, colocando-as no tabuleiro sem revelar quais são.
Perceba que existem 3 tipos de lugares para alocação dos dados: um retângulo cinza grande, pontilhados e quadrado cinza pequeno. No grande não existe limite para alocação de dados, no pontilhado, ao docar o seu dado, você expulsa o que estava lá e no pequeno apenas um pode ocupar aquele espaço (nas construções).
A partida
A partida acontece em rodadas, sendo que cada jogador começa com 2 dados ativos, podendo ativar outros dois durante o jogo. Cada um dos dados representa um trabalhador e os números, o seu nível de conhecimento. Se em algum momento a soma do resultado de seus dados não utilizados mais a trilha de conhecimento chegar ao resultado de 16, você perde o trabalhador mais inteligente (número maior). Isso representa que ele descobriu a verdade sobre a sociedade distópica e decidiu abandonar a sua autoridade.
Existe também o marcador de motivação que pode ser gasto para recuperar os seus trabalhadores, além de indicar a quantidade de cartas de artefatos que você pode ter nas mãos.
Você vai alocar seus trabalhadores, adquirir mercadorias, recursos e cartas de artefato para ir nas ações que permitem colocar estrelas de autoridade. Cada jogador coloca um dado por vez, com exceção dele tirar no dado, dois resultados iguais. Neste caso, você pode utilizar os dois dados na sequência.
É importante escolher bem os seus recrutas, pois você vai ter benefícios apenas daqueles que você possuir, por isso é importante prestar atenção nos bônus da trilha de lealdade e investir em ações que faça essa facção avançar.
No jogo você realizará basicamente 3 ações: alocar os dados, retirar os dados ou usar a carta de dilema. Ao alocar o dado você recebe os benefícios e paga os custos necessários. Para retirar os dados, independente da quantidade (pode ser 1, 2 ou todos) você paga um de motivação (sendo que não é possível ter motivação negativa) ou paga um alimento ou um êxtase para pegar os dados e ganhar dois de motivação. O dilema está no verso da carta de referência, sendo que o jogador vai descartar um artefato específico ou dois quaisquer, para colocar uma estrela de autoridade sobre a carta, ou pegar duas cartas de recruta e ficar com uma, sendo que esta ação só pode ser realizada uma vez na partida.
Recrutando novos trabalhadores
Existe no tabuleiro um lugar para isso: o tanque de ativação de trabalhadores. Lá você tem 2 opções para ativar um novo trabalhador. A primeira é descartar 3 energias para ativar um trabalhador e perder 2 de conhecimento (você dá um tratamento de choque na moçada). A segunda é descartar 3 águas e ganhar o trabalhador e 2 de motivação (nada que um bom banho frio não resolva, não é mesmo?).
Ações nos locais das facções
Das 4 fações existentes nos jogos, 3 possuem ações praticamente iguais, mas adaptando aos seus próprios recursos: Euphoria, Wastelands e Subterra. Em Ícarus (talvez por viverem nos ares utilizando substância até então não legalizadas em outras facções) as ações são um pouco diferentes, lá não vai existir túneis nem construções a serem realizadas, pois já existem mercados abertos. Vamos ver como isso funciona.
1. Adquirir mercadorias
Nas facções Euphoria, Wastelands, Subterra e Ícarus existem lugares que você adquire mercadorias. Não há limite para dados docados nesses lugares. Todos podem colocar seus dados e adquirir mercadorias, apenas serão somados os valores de todos os dados presentes. Aí ao docar o seu dado, você recolhe mercadoria e realizar mais uma ação. Se a soma dos dados for de 1 a 4, você recolhe uma mercadoria (energia, alimento, água ou êxtase) e anda um no indicador de lealdade. Se for de 5 a 8, você pega uma mercadoria e volta um na trilha de conhecimento. Se for acima de 9, você pega duas mercadorias e anda um na trilha de conhecimento.
2. Túneis
Os túneis das 3 facções terrestres são cavados com o objetivo de uma facção contrabandear a mercadoria da outras. Lá você troca um recurso da facção pelo respectivo recurso (energia por ouro, alimento por argila e água por pedra) ou uma carta de artefato. Ao atingir a marca da carta virada, o jogador que possuir um agente oculto daquela facção pode revelá-lo e torná-lo ativo. Ao concluir o túnel, se abrirá uma nova ação, com a possibilidade de quem possuir recruta ativo daquela facção adquirir 3 mercadorias da facção vizinha (euphorianos pegam água, wastelanders pegam energia e subterráqueos pegam alimento).
3. Construções
As construções só podem ser construídas nas facções terrestres, pois em Ícarus já existem construções prontas. Para participar da construção, basta colocar um dado e descartar um dos recursos indicados. Ao construir, os dados voltam para os jogadores e aqueles que colaboraram colocam uma estrela. Ela é construída, ao serem docados dados o suficientes, de acordo com a tabela indicada no tabuleiro do número de jogadores: 2-3 jogadores (2 espaços), 4 jogadores (3 espaços) e 5-6 jogadores (4 espaços). Elas podem ser terminadas por apenas um jogador (normalmente em jogos com 2 ou 3 jogadores. Cada lugar dá uma penalidade para o jogador que não possui estrela lá.
Depois de construídas, elas serão um novo espaço de ação, que permitirá a quem realizar a ação colocar uma estrela no territória daquela facção. Não é permitido colocar estrelas na própria construção, apenas no território. As ações são normalmente descartar uma combinação de recursos, mercadorias e/ou artefatos.
4. Mercados de Artefato
Essa é o único espaço de ação comum a todas as facções (mesmo em Ícarus), possuindo um formato hexagonal como o fundo das cartas de artefato. O custo de utilizar essa ação é descartar 3 cartas de artefato quaisquer, ou 2 iguais. Você doca o dado, paga o custo e escolhe o lugar para colocar a estrela: o território da facção daquele mercado ou numa estrutura construída, neste caso você se livra da penalidade e por último avança na trilha da respectiva facção.
5. Os mercados em Ícarus
Lá já existem 3 estruturas construídas que lhe permitem realizar ações desde o início do jogo, em todas elas, toda vez que forem realizadas, o indicador de lealdade anda um. No Depósito de Nimbus você descartará 3 recursos quaisquer para colocar uma estrela de autoridade no território de Ícarus. No Bar de Brisas você paga um êxtase e outra mercadoria que não seja o êxtase para pegar 2 cartas de artefato. Você pagará o mesmo custo no Saguão do Céu para adquirir 2 recursos a sua escolha.
Os recrutas e o indicador de lealdade
Cada recruta lhe dará um benefício interessante, normalmente relacionado a sua respectiva facção. Não esqueça de sempre verificar esses benefícios, pois eles podem fazer muita diferença durante o jogo. Você só recebe os benefícios dos recrutas ativos, tanto os do indicador de lealdade, quanto os dos túneis.
O indicador de lealdade é dividido em facções e de acordo com que ele vai andando, dá bônus para a respectiva facção, em 4 níveis diferentes. No primeiro nível, uma mercadoria extra. No segundo, para as facções terrestres, as ações dos túneis são somatórias, ou seja você pega um recurso e uma carta de artefato ao invés de um dos dois, para os icarianos é ganhar uma carta de artefato ao colocar uma estrela no território de Ícarus. No terceiro nível para todas as facções é revelar um recruta oculto (para os icarianos essa é a única forma de revelar seus recrutas ocultos). E por último, colocar uma estrela de autoridade sobre o recruta da facção.
Final de jogo
Assim que o primeiro jogador conseguir colocar a 10ª estrela de autoridade no tabuleiro, a partida termina e ele é declarado vencedor. Caso isso aconteça num mercado e dois jogadores empatem o jogo o critério de desempate é o seguinte: 1º maior motivação, 2º menor conhecimento, 3º mais marcadores em estruturas, 4º ter colocado estrelas em mais territórios diferentes e por último rolar os trabalhadores em jogo e conseguir o menor valor.
Variantes avançadas
Câmbio de Recrutas: depois de pegar as 4 cartas de recruta, faz-se um drafting no início do jogo até cada um ficar com 4 cartas novamente.
Regra da casa para duplas: quando você tira valores iguais nos dados, para cada dado depois do primeiro que você utiliza, perde um de motivação.
Câmbio de Estruturas: cada jogador pega 2 estruturas e escolhe uma para colocar em jogo. Caso seja uma partida com menos de 6 jogadores, complete aleatoriamente as que faltam. Embaralhe e coloque de forma a ninguém saber qual é qual.
Câmbio de Motivação e Conhecimento: o jogador mais velho posiciona um dos seus marcadores em um espaço vazio de motivação e conhecimento. Depois em sentido horário os outros jogadores fazem o mesmo, até chegar o último que coloca os dois marcadores. Em seguida em sentido anti-horário os outros jogadores colocam seus marcadores.
Considerações
Um jogo sensacional e com pouca sorte. A princípio são muitos lugares e ações para se fazer, mas com o passar do jogo, você percebe que é bem simples. Apesar do uso de dados, a aleatoriedade fica por conta da escolha dos recrutas e do teste de conhecimento dos trabalhadores, pois quem conseguir fazer resultados iguais vai ter vantagens ao realizar ações seguidas, além de que se sua soma chegar a 16 você perde o de maior valor.
No início é interessante investir em mercadorias e recursos para trocar por artefatos e poder construir as estruturas. Aos poucos você vai pegando o ritmo de jogo e colocando suas estrelas no tabuleiro.
É interessante buscar ter mais que dois dados. Isso vai te permitir realizar mais ações antes de recuperar os dados, além de aumentar a probabilidade de se tirar resultados iguais. O cuidado sempre fica por conta da rolagem de todos os dados, para evitar chegar a 16. Tente evitar isso deixando um trabalhador no tabuleiro para ser expulso por outro jogador posteriormente, ou retirá-lo mais tarde.
Uma dica preciosa é tomar a frente do jogo e fazer com que os outros jogadores sigam você. Isso pode acontecer se você começar a colocar estrelas nos territórios ou abrir as construções, tentando fazer com que os seus adversários sofram com as punições. Mas, cuidado! Caso outro jogador pode fazer o mesmo e lhe prejudicar, caso você tenha dificuldade pegar cartas de artefato. O importante é não ficar pra trás, tendo sempre pelo menos o mesmo número de estrelas colocadas em jogo que os outros jogadores.
Um recruta icariano pode ser um dos melhores para começar o jogo, pois se bem escolhido, pode dar mais benefícios. Principalmente por causa dos mercados abertos que lhe dão mais cartas de artefato, além de poder trocar mercadorias por recursos. Se seu recruta dá benefícios nesses lugares, é uma ótima escolha.
Se você perceber que o indicador de lealdade está avançado na maioria das facções, muitas vezes compensa gastar a carta de dilema pra pegar mais um recruta e ter mais benefícios, e pode colocar uma estrela em seguida, do que apenas colocar ali a estrela. Quanto mais cedo você conseguir fazer isso e pegar um recruta já revelado, melhor será.
A mecânica se encaixa muito bem ao tema. Parabéns aos criadores, pois conseguiram conciliar os dois muito bem. Estamos aguardando ansiosos para ver de perto a versão tupiniquim da Fire On Board Jogos.
Fizemos alguns vídeos sobre o jogo. Tem um unboxing, como jogar e um gameplay bem divertido.
Prós:
- Estratégico.
- Mecanicamente imersivo e divertido.
- Um jogo de alocação de trabalhadores diferente.
- Peças e componentes muito bons.
Contras:
- Mapa com muitos detalhes.
- As primeiras partidas podem ser um pouco mais longas.
Recomendado para: jogadores experientes, euro gamers, roladores de dados e fãs de ficção científica.