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Publicado em fevereiro 12th, 2017 | por Thiago H. Ferri

Review – Watchmen of Destiny: pets que salvam o reino

Review – Watchmen of Destiny: pets que salvam o reino Thiago H. Ferri
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3


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No coração do reino, existe uma árvore mágica que representa o destino de todos. Você foi convocado para criar um exército de poderosos patrulheiros para defendê-la. O destino do reino está em suas mãos em Watchmen Of Destiny!

Ficha Tecnica Watchmen of Destiny

Componentes

O jogo é composto por 150 cartas e 4 folhas do manual. As cartas e a caixa são de boa qualidade, porém o formato da caixa deixa a deseja. Acomoda bem as cartas mas é um formato retangular estranho. Já o manual deixa a desejar pois são 4 folhas soltas que poderiam ser feitas em forma de livrinho facilitando a manipulação.

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Uma caixinha cheia de surpresas, mas com um formato estranho

Preparação

Primeiro será preciso separar a quantidade de espécies de patrulheiros que irão para jogo que é o número de jogadores mais um, o restante volta para a caixa. O jogo traz 6 espécies diferentes de animais que são os patrulheiros, cada espécie tem a mesma quantidade de classes e valores, então a que vai ser usada é indiferente.

Exemplo: Para 2 jogadores serão usadas 3 espécies, 3 jogadores 4 espécies e assim por diante. Em seguida, as cartas de tendas são colocadas ao lado da pilha de cartas de patrulheiros.

As cartas são embaralhadas com todas as espécies em um deck compartilhado. Cada jogador pega 1 carta de patrulheiro por vez, até que soma das cartas seja 5 ou mais. Toda carta de patrulheiro tem seu valor de custo no canto esquerdo inferior, representado por moedas.

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A carta de patrulheiro tem seu valor de custo no canto esquerdo inferior

O último jogador que que adotou um animal de estimação é o primeiro jogador e recebe o item Necklace.

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O item do jogador inicial

Verifique os itens restantes e remova os que não são designados para a quantidade de jogadores da partida (a indicação está no canto inferior da carta de item). Dê então 3 ou 2 itens para cada jogador conforme indicado no manual, de acordo com o número de players.

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Tudo pronto para criar o seu exército

Objetivo de jogo

Em Watchmen Of Destiny seu objetivo é reunir a melhor combinação de patrulheiros, consequentemente, a maior contagem de pontos. Patrulheiros, raças e classes diferentes, contam pontos para definir o melhor exército. Você vai usar deck building, fase de ações variável e seleção de cartas para isso.

O jogo

Watchmen é jogado em uma série de rodadas, em que cada jogador tem 1 turno e segue em sentido horário, sempre começando pelo portador do Necklace. Cada rodada tem 2 passos.

Passo 1: escolha um de seus itens para usar nessa rodada, e compre o número de cartas indicadas no item do lado inferior esquerdo.

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Com este item o jogador compra 2 cartas

Passo 2: Agora você pode fazer 3 ações. A ordem é indiferente e podem ser feitas quantas vezes quiser, desde que se faça os pré-requisitos.

a) Comprar tendas: você vai precisar de tendas para contratar patrulheiros, sem elas você não pode baixar cartas de patrulheiros de sua mão. Cada tenda custa 1 moeda, sendo que os patrulheiros da mão podem ser descartados para usar como ouro para compra.

b) Contratar um patrulheiro: você pode descartar outros patrulheiros de sua mão para gerar moedas e pagar o custo de um patrulheiro e colocar em uma de suas tendas em jogo (é obrigatório ter uma tenda em jogo para baixar um patrulheiro). O custo do patrulheiro é o valor no canto superior esquerdo.

c) Executar ações: você pode executar o número de ações representado pelo número no canto inferior direito do item que escolheu para essa rodada. Para cada ação, deve subir seu patrulheiro um círculo na tenda. Eles representam quantas ações o patrulheiro ainda pode realizar, o número de ações de cada patrulheiro fica ao lado do símbolo da classe.

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Este patrulheiro tem 2 ações

Quando todos os jogadores tiverem 1 item à sua frente, ou dois no caso do primeiro jogador, a rodada termina. Antes da próxima rodada, cada jogador, começando pelo portador do Necklace escolhe 1 item que está na mesa, ele poderá usá-lo na próxima rodada.

Classes

Cada espécie pode ser dividida em 5 classes, e cada classe tem habilidade especiais.

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As cinco classes do jogo, sem sentido horário: guerreiro, assassino, caçador, ninja e mago

Guerreiro: concede 1 ponto adicional no final do jogo.

Assassino: com ele é possível comprar 5 cartas, pegar uma para sua mão e devolva as outras 4 para o topo do baralho de patrulheiros, na ordem que preferir.

Mago: permite pegar duas cartas do topo da pilha de descarte, escolher 1 e descartar a outra.

Caçador: concede 2 moedas.

Ninja: quando outro jogador fizer alguma transação, grite “NINJA” e pegue a carta do topo da pilha de patrulheiros.

Final de jogo

O jogo termina quando um dos jogadores contratar o sétimo patrulheiro, então é terminada a rodada e feito a contagem de pontos.

Pontuação

A pontuação é feita da seguinte forma:

1 – Soma-se o valor de todos os patrulheiros;

2 – 1 ponto adicional para cada guerreiro;

3 – Desconta-se 1 ponto para cada patrulheiro da mesma raça e classe;

4 – Determine quem tem maior quantidade de patrulheiros da mesma espécie e receba 1 ponto por cada.

O jogador com maior pontuação ganha.

Considerações

Watchmen of Destiny é um jogo pouco conhecido, financiado em 2016 através do kickstarter. Um filler leve e divertido, com uma boa pitada de estratégia e muito fácil de aprender. Por ser em inglês tem uma leve dependência de idioma, mas nada que uma rápida tradução nas cartas de itens não resolva.

As ilustrações tem um toque infantil, mas são belíssimas. Infelizmente ilustrador não é citado nem nos manuais, nem na caixa ou no BGG.

O que eu mais gostei em Watchmen of Destiny

  • Divertido e rápido;
  • Fácil aprendizado;
  • Ilustrações são um show a parte.

O que eu não gostei em Watchmen of Destiny

  • Caixa e manual em formato estranho.

Indicado para:

Jogadores inexperientes, para quem procura jogos rápidos, para quem gosta de ilustrações cartunescas.

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Sobre o Autor

Board game designer, empresário e fã de jogos difíceis. Kickstarter maníaco e antigo mestre de RPG.



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