Publicado em novembro 1st, 2022 | por Tábula Quadrada
0Top 9 jogos da Meeple BR Jogos
A Meeple BR Jogos está fazendo um concurso para eleger os melhores jogos da editora, que por sinal, tem bem mais que 9 excelentes jogos. Mas, deixamos aqui a nossa lista com os nossos top 9 jogos da Meeple BR Jogos e porque gostamos tanto deles.
9 – Living Forest
O vencedor do Kennerspiel Des Jahres 2022, Living Forest é um push your luck muito divertido e interessante. Fácil de jogar, partidas rápidas e diversas formas de vencer, fazem dele uma obra digna dos maiores prêmios e começa nossa lista em nono lugar.
8- Orleans
Orleans já fez parte do meu top 10, mas está há algum tempo sem ver mesa. Mas, mesmo assim, continua sendo um excelente jogo, com aquele bag building maroto e que funciona muito bem. Estratégico, com várias formas de jogar e a Meeple BR ainda trouxe pra cá quase todas as expansões, o que faz a alegria da galera.
7- Brazil Imperial
Brazil Imperial foi um dos jogos nacionais mais esperados e hypados de todos os tempos. Ele oferece uma ótima jogabilidade, com um tema pouco trabalhado até então e tudo aquilo que a gente gosta. Controle de área, jogadores com diferentes habilidades e uma produção padrão internacional que conquistou o mundo. Um marco na história do game design nacional, fazendo lado a jogos como Cartógrafos e Paper Dungeons, também da Meeple BR que estão conquistando seu espaço lá fora.
6- El Grande Big Box
O pai dos jogos de controle de área veio para o Brasil em uma edição muito caprichada e com expansões para perder de vista. El Grande é um clássico que finalmente chegou até nós e viu muita mesa depois que chegou. Aquele jogo que agrada aos euro gamers clássicos e os que gostam de uma boa interação.
5- Cidades Submersas
Um jogão do Vladimir Suchy, que traz engine building, alocação de trabalhadores e gestão de mão de uma forma bem inteligente, além de construção de rota. Esse é o Cidades Submersas, um jogo que por ter semelhanças com Terraforming Mars, acabou sendo esquecido. Uma pena que não fez sucesso aqui e impediu que viesse a expansão que traz bastante coisa interessante, como os tabuleiros individuais em dupla camada.
4- Mombasa
Mombasa é um clássico de Alexander Pfister que tem um tema que não envelheceu muito bem. Nele controlamos companhias de exploração na África, investindo em ações dessas companhias para ganhar pontos ao final da partida. O destaque dele fica por conta do controle de área e sistema de recuperar cartas usadas diferente, em que as cartas formam colunas de descarte e você só pode recuperar uma coluna por rodada. Isso te faz ter um planejamento não só das ações que vai fazer, mas também da colocação de cada carta em cada coluna.
3- Lorenzo Il Magnifico
Um jogo vindo direto da escola italiana, com alocação de dados muito inteligente e um tema bem presente em cada ação. Nós somos membros de famílias da renascença italiana, em busca de prestígio e fama, além de ter um bom relacionamento com a igreja. Ele tem uma alocação de dados muito inteligente e diferente, além de expansões que agrega bastante ao jogo sem acrescentar muita complexidade. Lá fora já saiu uma segunda versão de Lorenzo Il Magnifico, que vem com todas as promos e expansões. Já passou da hora de ser lançada por aqui.
2- Clãs da Caledônia
Com todo respeito aos amantes de Terra Mystica e Projeto Gaia, mas o Clãs da Caledônia chegou por aqui e tomou o lugar de ambos. Um tema bem interessante, mecânicas agradáveis, com interações positivas entre os jogadores e muito block. É o tipo de jogo que eu geralmente jogo mal, mas sempre me divirto muito. Jogar com cada facção e tentar maximizar as pontuações de acordo com cada habilidade é muito legal. Gosto bastante do mecanismo do mercado e das possibilidades que cada partida oferece. E diz aí, que jogo com meeples de vaca, leite, queijo e whisky é tão legal?
1- Root
Um jogo assimétrico com bichinhos bonitinhos, mas extremamente sanguinários. Essa é a melhor descrição que posso fazer de Root, um jogo que há algum tempo figura entre o meu top 10. Apesar de o objetivo de todos é fazer pontos, as regras e a forma que a pontuação acontece é específica para cada uma das 10 facções lançadas até agora. Na primeira explicação o jogo parece complicado, mas de acordo com que se vai jogando, ele fica bem intuitivo e a pancada come solta. É um jogo pra jogar sem dó dos amiguinhos, pois você vai precisar controlar clareiras, vencer combates e outras coisas mais para poder pontuar.
Bônus: Maracaibo
Esse eu tinha deixado de fora da lista, mas precisamos falar sobre Maracaibo. É um jogo que reúne tudo de bom que o Alexander Pfister utilizou em seus jogos de uma forma magnífica. Foi um dos jogos que mais joguei na pandemia e talvez por isso ele ficou de lado. Mas, pretendo um dia terminar a história do jogo.
Top 9 jogos da Meeple BR Jogos
Deixei nos comentários quais jogos fazem parte da sua lista.