Reviews Charterstone

Publicado em setembro 20th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review: Charterstone (com spoilers)

Review: Charterstone (com spoilers) Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.3


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Quando anunciaram o lançamento de Charterstone, fiquei muito empolgado. Quando falaram que a Ludofy iria trazer para o Brasil, fiquei ainda mais. Assim que pude, me reuni alguns amigos e nos propomos a jogar a campanha. Jogo legacy de construção de vila feito pelo Jamey Stegmaier, não pode ser ruim.

Em Charterstone, você segue as ordens do rei Eterno, que lhe enviou para popular um vilarejo que será compartilhado pelos jogadores e seus trabalhadores. Prédios entram no jogo, personagens diferentes com habilidades especiais e outros visitantes (amigos e assistentes) lhe ajudam durante as partidas. O jogo começa com ações mais simples, mas até o final do jogo, haverá muitas novas possibilidades.

Importante ressaltar que este review tem spoilers sobre a mecânica e os componentes, mas não sobre a história. Então caso você não queira saber de nada, fuja deste texto! Bora conferir?

Componentes

Produção da Stonemaier Games não dá pra esperar nada menos que excelente. Assim como no Scythe, Viticulture e outros, a produção está sensacional. Os jogadores têm caixinhas para guardar os componentes durante as partidas da campanha, como cartas, recursos e moedas. Além disso, nela você vai marcar as vitórias, a capacidade de guardar recursos e a glória. Tudo isso vai te dar pontos no final do jogo. Existe ainda uma barrinha de estrelas de glória atrás das caixas que vão te dar bônus. Para cada fileira completa de estrelas, você recebe algo no início do próximo jogo.

Os recursos e peças dos jogadores são de madeira, bem feitinhos, tem moedas de metal, miniaturas dos minions, cartas normais e muitas adesivas (muitas mesmo!). A arte é incrível e bem temática. Muitos componentes vêm em caixinhas, em especial a vela que você usa na oitava partida. Tudo muito bonito e bem feito. Mas e o jogo?

Que jogo lindo!

O jogo

Charterstone é um jogo de campanha, então a experiência completa acontece somente jogando as doze partidas. A cada novo jogo, você vai descobrindo um pouco mais sobre Greengully e o Rei Eterno que reina essas terras há mais tempo do que você imagina.

O ideal é que você encontre um grupo fixo e jogue para que a experiência seja completa. No final das doze partidas, você vai ter um tabuleiro pronto para jogar quantas partidas quiser. Como o jogo tem dois lados,você pode adquirir o pacote de recarga e jogar outra vez. De qualquer forma, o tabuleiro usado funciona normalmente para partidas casuais depois de encerrada a campanha e vai ser personalizado de acordo com a sua história.

Você começa escolhendo o personagem e dando um nome a ele

A preparação

Na primeira partida você ganha alguns recursos iniciais, mas depois vai começar somente com o que puder guarda em sua caixa no final da partida anterior. Em cada jogo você vai preparar os componentes, separando por tipos na mesa, o tabuleiro e colocando a carta de guia no espaço do tabuleiro. Essa carta vai guiar o objetivo daquele jogo.

Cada jogador vai olhar em seus marcadores de glória, quantas fileiras completou e ganhar os respectivos bônus indicados. Escolhe um personagem e coloca na sua frente. Pega as peças da sua cor e os recursos que guardou da partida anterior e coloca em sua área de jogo. O jogador escolhe também 2 cartelas de céu e coloca sobre uma construção ou espaço vazio. Pode ser construída ou vazia.

Os marcadores de perigo são colocados um em cada espaço de construção dos títulos (menos os lugares comuns no centro do tabuleiro). O tabuleiro de cartas de progresso é aberto com as cinco cartas colocadas nos respectivos espaços. Também são abertos os objetivos comuns no tabuleiro de objetivo.

Coloque o marcador de rodadas no espaço indicado da trilha de progresso, de acordo com a quantidade de jogadores. Role o Charterstone até sair o símbolo de um título em jogo para determinar quem dará início ao jogo.

As rodadas

O jogo acontece em rodadas e termina quando a trilha de Progresso chegar no espaço final. A rodada atual termina e o jogo se encerra.

Em seu turno o jogador pode fazer basicamente duas coisas: colocar um trabalhador ou retirar trabalhador(es). Sempre que um jogador começar seu turno sem marcadores de influência, o marcador da trilha de progresso anda 1 espaço.

Quando coloca em um espaço de construção vazio, paga o custo indicado à esquerda e ganha o benefício indicado à direita. Se houver ali um personagem de outro jogador, você empurra ele de volta para a mão do outro jogador. Esse meeple vai estar disponível para ser utilizado na vez do jogador.

Você também pode utilizar um minion. Minions são trabalhadores que só podem ser colocados em construções vazias de seu título (sua vila). Eles oferecem benefícios ao jogador quanto o utiliza, ou quando outro jogador utiliza um prédio com um minion nele. Os minions não são expulsos, eles só saem das construções quando recolhidos. Ao fazer uma ação, sempre verifique suas cartas para ver se alguma delas não te dá benefício por aquela ação.

Quando um jogador vai retirar trabalhadores, ele pode tirar quantos quiser, inclusive os minions.

Minions e trabalhadores no tabuleiro

As construções comuns

Além das construções nos títulos que estarão em constante mudança, existe no centro do tabuleiro, as construções comuns. Elas poderão ser usadas durante todo o jogo e não são alteradas.

Zepelim: pague 3 marcadores de influência e os 4 recursos indicados para construir um edifício. Ele vai ser colocado em seu título. Caso seja um espaço vazio, cole o adesivo ali. Se for um espaço já ocupado, tem que ser construído sobre uma construção de menor valor. Se a carta possuir uma caixa, guarde a carta, caso o contrário coloque-a no arquivo. Ao construir, ganhe 5 pontos e avance a trilha de progresso.

Charterstone: pague $4 e 2 de influência para abrir uma caixa, retirando as cartas indicadas no índice. Ao abrir a caixa, ganhe 5 pontos e ande na trilha de progresso. Ao abrir uma caixa, guarde as cartas de personagem na sua caixa de título. Se houverem construções, pegue uma aleatória e coloque o resto no baralho de avanço.

Tribuna: coloque 1 marcador de influência em um objetivo completo, ganhe 5 pontos e avance a trilha de progresso.

Tesouro: pague 1 recurso para ganhar $1.

Mercado: pague 1 recurso e $1 para ganhar uma carta do tabuleiro de avanço.

Nossa localização no mapa do jogo, no site da Stonemaier Games

Trilha de Quota

No Porto da Nuvem e outros espaços você poderá colocar um marcador de influência na trilha de cota. Basta descartar a quantidade indicada do tipo de mercadoria e coloque um marcador. De benefício o jogador ganha 3 pontos, mais o benefício do espaço, caso existir (pontos de vitória ou trilha de reputação).

Trilha de Reputação

Sempre que houver um ícone de reputação (barco) o jogado coloca um marcador seu no espaço de reputação do tabuleiro. Quando o jogo termina, o(s) jogador(es) que possuírem mais marcadores ganha(m) 10 pontos. O(s) segundo(s) ganha(m) 7 pontos e o(s) terceiro(s) 4 PV (mas é preciso ter ao menos 1 marcador).

As cartas de avanço

Em Charterstone existem diversos tipos de cartas de avanço. Cada uma delas irá te dar um tipo de benefício durante o jogo. Seja durante a sua ação ou em outros momentos da partida. Vamos dar uma olhada em cada uma e sua função.

Assistentes: dão um benefício ao fazer as ações principais.

Edifícios: carta que você precisará construir para se tornar um espaço de ação disponível.

Carta de edifício construído: algumas cartas de edifício possuem uma caixa na parte superior direita. Essas cartas contêm caixas que poderão ser abertas no espaço Charterstone.

Visitantes: eles dão benefícios sempre que o marcador de progresso parar em um espaço de receita (duas setas circulares).

Itens: cartas que dão pontos ao coletarem uma quantidade de recursos.

Amigos: elas dão bônus quando usar um edifício do título do amigo.

Tesouro: elas dão habilidades poderosas de uso único e quando o jogador quiser.

Algumas cartas de avanço

Os automas

O jogo possui automas interessantes de se jogar. Ao jogar com eles, o manual recomenda que se utilize ao menos dois. De acordo com a dificuldade e o que eles vão fazendo na partida, existe uma regra para equilibrar e deixá-los mais fortes ou mais fracos.

Você vai virar uma carta, alocá-lo no lugar indicado (se for no próprio título, vai usar os minions) e funciona da mesma forma como um trabalhador normal. Ele só não vai pegar dinheiro, nem recursos. Mas, ganham pontos de vitória, constroem e abrem caixas.

Vale a pena jogar com eles, mas é importante ter em mente que eles vão acelerar o jogo e tem muitas chances de pontuar na trilha de reputação. Então, não se esqueça: use com moderação. Lembre que eles só fazem o que está na carta de automa. Eles não ganham nenhum bônus, nem ponto por outras coisas. E vale a máxima: se está deixando seu jogo chato, tire eles.

As cartas de automa geralmente vai dar pontos de vitória para ele e indicar o local em que ele vai ser alocado

Final de jogo e pontuação

No final da rodada em que o marcador da trilha do progresso chega no espaço do relógio alaranjado, o jogo termina. Os jogadores ganham pontos de vitória pela trilha de reputação e cartas de personagem que possuam o símbolo de final de jogo. Quem tiver mais PV ganha. Os critérios de desempate são: trilha de reputação, marcadores na trilha de quota e número de componentes restantes em seu estoque pessoal.

O jogador ou jogadores que atingiram o objetivo da guia, ganham 1 glória extra. O jogador vencedor marcar em sua caixa de título a vitória correspondente à partida e os que perderam ganham 1 de capacidade. Marque a glória em sua caixa de título de acordo com a pontuação atingida (cada 10 pontos completos, 1 estrela). Caso complete uma linha, ganhará um benefício no início da próxima partida. Marque também o personagem que foi utilizado com sua habilidade ativada.

Devolva os componentes que não caberem no seu Scriptorium. As peças que couberem, guarde na sua caixa de título.

Personagens e cartas de avanço

Pontuação final de campanha

Ao final das doze partidas os jogadores vão pegar suas cartas de pontuação (que ganharam na partida 8) e multiplicar os itens ali indicados. Glórias, vitórias, personagens utilizados, capacidade e o valor dos edifícios construídos no título e nas peças de ilhas. O jogador que possuir mais pontos, vence a campanha e é o novo líder de Greengully.

A carta de guia é sempre processada no final da partida e oferece bônus e novas regras

Considerações

Não vou negar que sou “stonemaierete”. Tudo o que o Jamey lança eu gosto, me parece muito interessante e pretendo ter e jogar. Comigo isso é uma realidade com Scythe, Viticulture e Euphoria. Adoro os jogos, jogo relativamente bem e se pudesse passaria muito tempo com os jogos dele. Com Charterstone não foi diferente.

Gostei do desenvolvimento do jogo, das mecânicas, componentes, artes, a forma como o jogo é jogado. Achei tudo genial. Gostei até da história que não é lá aquelas coisas. Se ao jogar o Pandemic Legacy tive que aprender a rasgar componentes, com o Chartestone, aprendi a colar adesivos. É basicamente o que o jogo faz, entrar novas cartas, novos componentes e colar adesivos. Você cola regras, cola cartas, cola construções, cola novos espaços, cola tudo! Pra mim isso de forma alguma desvalorizou o jogo.

Durante as partidas eu conseguia estabelecer algumas estratégias, fazer alguns caminhos e geralmente ficava entre os dois primeiros, isso quando eu não ganhava. Das 12 partidas, venci 8. Para mim parecia óbvio com o meu personagem e as cartas que possuía: deveria construir, abrir caixas e completar objetivos. A maioria das partidas eu nem fui na trilha de reputação, somente nas últimas.

Infelizmente, com a galera que estava jogando, isso não acontecia. Tanto que as últimas partidas, para terminar a campanha, tive que jogar sozinho contra automas. O pessoal reclamou que fazia muitas coisas e ainda assim não vencia, ficava em último. Pretendo tentar achar um novo grupo para jogar uma nova campanha com o Recharge Pack, mas dessa vez espero que todos possam ir até o final.

Veredito

Charterstone é um jogo muito interessante e que aplica o conceito legacy de um jeito inovador e diferente. Foi o segundo legacy que terminei e só não achei melhor que o Pandemic por conta da história que no jogo das doenças é muito boa.

Foi um jogo que eu gostei muito de jogar. Gostei das habilidades dos personagens, da arte, dos componentes, das construções e a forma como novas mecânicas vão entrando durante o jogo. Você começa jogando um jogo simples de alocação de trabalhador, mas durante o jogo vai se transformando em um set collection, gestão de mão, construção de baralho, pick up and delivery, entre outros. É muito legal colar as construções, dar nome aos lugares e personagens do jogo, é uma surpresa a cada partida.

Outro ponto que poderia ser melhor, são as regras. Algumas coisas não são claras e toda vez que vai se jogar depois de um tempo, é preciso dar uma lida nelas novamente. Elas não são muito intuitivas. Durante as partidas era normal ter que corrigir algo ou pintar uma dúvida. Não existe um guia rápido que te ajude nisso. Você tem que encontrar a parte do manual (quando encontra) para solucionar. Não foram poucos os momentos em que a gente passou o manual inteiro algumas vezes até achar o que procurávamos.

O jogo tem alguns mecanismos para animar a galera que não ganha, que é dar capacidade. Além de poder guardar mais recursos e cartas, isso vai dar pontos no final do jogo. Os tipos de cartas de pontuação diferentes também dá a oportunidade de quem não está tão bem, tentar pontuar bem no que mais fez durante a campanha.

Charterstone é para você?

Mas, enfim, se você é fã de jogos de alocação de trabalhador, construção de civilização e mecânicas novas, vale a pena jogar o Charterstone. Mas, como eu disse, não espere uma grande história. Sua grandiosidade está nas mecânicas e na forma como elas foram trabalhadas na construção da vila.

Pra mim foi um jogão!

O que gostei em Charterstone

  • Jeito diferente de usar o modo legacy;
  • Divertido e fácil de aprender e jogar;
  • Arte e componentes incríveis;
  • Forma de pontuação e valorização.

O que não gostei em Charterstone

  • História regular.
  • Regras fáceis de esquecer e difíceis de serem encontradas no manual.

Indicado para

Fãs de jogos de alocação de trabalhador, fãs de jogos de construção de cidade e jogos da Stonemaier Games.

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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