Publicado em outubro 19th, 2020 | por Renato J. Lopes
Top 10 jogos internacionais da SPIEL.digital 2020
Olá, pessoas de todo o mundo! Estamos aqui nos preparativos para a SPIEL.digital. Na semana passada fizemos um preview com o Romir comentando as expectativas para a feira. Como de costume, lançamos uma lista com o nosso top 10 jogos internacionais da SPIEL.digital 2020. Confira:
1 – The Red Cathedral
O jogo que está na primeira posição dos mais quentes da feira (hotness) é The Red Cathedral, da Devir. Nele, assumimos o papel das equipes de arquitetos que constroem a catedral. Cada jogador cuidará de diferentes partes do monumento. Quando o trabalho na catedral estiver concluído, o jogador que tiver conquistado mais prestígio será o vencedor.
O jogo utiliza as mecânicas de mancala, rolagem de dados e controle de área. The Red Cathedral foi criado pelo casal de designers iniciantes Israel Cendrero e Sheila Santos. Esse jogo já está anunciado e deve chegar aqui em breve pela Devir.
2 – Bonfire
Mais um jogo que está chegando no Brasil e de um autor muito amado por aqui: Stefan Feld. Bonfire traz mecânicas e aquela salada de pontos já conhecida do autor. É possível reconhecer nuances de Macao, Luna, Forum Trajanum e outros.
Em Bonfire, você faz parte do povo dos Gnomos e deve enfrentar inúmeros desafios: cumprir tarefas celestiais, preparar o caminho para o retorno das Guardiãs e provar seu valor ao banir a escuridão. Só assim, o seu lar irá brilhar como nunca! O jogo está em pré-venda por aqui e deve chegar nas lojas em dezembro deste ano pela editora Vem Pra Mesa.
3 – Paris
Mais um jogo anunciado para vir para o Brasil pela Grok Games. Ele é mais um trabalho sensacional da dupla Michael Kiesling e Wolfgang Kramer: Paris. Nele exploramos a cidade de Paris no século XIX. O objetivo é investir nas melhores construções, nos distritos corretos para conquistar pontos e vencer. Um jogo econômico, bonito e com uma excelente produção.
4 – Praga Caput Regni
Um euro médio/pesado de construção da cidade de Praga, pelo game designer Vladimír Suchý (Pulsar 2849, Cidades Submersas).
Em Praga Caput Regni, os jogadores são cidadãos de Praga realizando construções que promovam o bem-estar da população para conquistar o favor do rei.
São 6 ações do tabuleiro que estão sempre disponíveis, mas podem ficar mais caras. Será preciso juntar recursos, aumentar a força das suas ações para construir a Nova Praga.
É um jogo que oferece sinergia entre as ações se realizadas na ordem certa, o que se espera de um jogo com esse peso. Entre as mecânicas, se destacam o controle de área, grid hexagonal, colocação de peças, movimento em trilha, entre outros.
5 – CloudAge
CloudAge é um dos novos jogos anunciados de Alexander Pfister para a feira. Ele mistura engine e deck building com gerenciamento de recursos, com um modo campanha.
A cada nova partida, novos elementos são introduzidos no jogo conforme os jogadores progridem na história. Enquanto joga, você também experimenta e ajuda a direcionar o rumos da história. Se preferir, também é possível jogar spin-offs de histórias autônomas como cenários únicos.
6 – The Castles Of Tuscany
Uma reimplementação de The Castles Of Burgundy de Stefan Feld que chega com algumas novidades. Entre elas, mapa modular ao invés do player board fixo, saem os dados e entram as cartas e uma complexidade um pouco menor.
Olhando alguns reviews, me parece uma mistura do Burgundy normal e sua versão card game. Ainda assim, parece muito interessante e no aguardo para conhecer.
7 – Renature
Renatures é mais um jogo da dupla Kiesling & Kramer na lista, dessa vez salvando a natureza com dominós. Como sempre um jogo de regras simples: você coloca uma das 3 peças na sua mão com um símbolo igual ao dominó que estava no tabuleiro e coloca uma de suas plantas, pontuando as iguais que estavam naquele espaço. Depois, quando um espaço é cercado pelos dominós, pontua aquela área. Caso suas plantas acabem, você pode resgatar algumas do tabuleiro com nuvens. Quando os dominós acabarem, o jogo termina com uma pontuação final.
8 – Tawantinsuyu: The Inca Empire
Tawantinsuyu: The Inca Empire é mais um jogo de nome difícil e com temática de civilizações meso-americanas. Um jogo de alocação de trabalhadores do autor de Anachrony, Dávid Turczi.
A novidade é que ao alocar o trabalhador, você tem a possibilidade de fazer três ações diferentes, mas, vai poder fazer a princípio uma, mas se tiver trabalhadores adjacentes, pode conseguir fazer outras como bônus. Outra curiosidade, é que cada 1 das 5 cores de trabalhador oferece habilidades diferentes. O jogo termina assim que os trabalhadores acabarem.
9 – Lost Ruins of Arnak
Lost Ruins Of Arnak combina deck building e alocação de trabalhadores em um jogo de exploração, gerenciamento de recursos e descoberta. Além dos efeitos tradicionais de construção de deck, as cartas também podem ser usadas para posicionar trabalhadores.
Na sua vez, você faz somente uma ação, que não ficará disponível para os outros jogadores. A sorte nas cartas pode ser mitigada com ações que o tabuleiro oferece, então a vitória depende somente de você.
10- Monster Expedition
Pra fechar a lista, mais um do Pfister, mas dessa vez um jogo family que vai sair pela Amigo. Em Monster Expedition, os jogadores embarcam em uma expedição para caçar monstros lendários, que foram avistados nas nuvens, no mar profundo e na floresta assombrada. Com combinações de dados, os jogadores podem melhorar seus acampamentos, capturar novos monstros e usar as habilidades de monstros capturados anteriormente.
É um jogo de dados, com uma pegada de push your luck como vimos em Port Royal e Oh My Goods.
Top 10 jogos internacionais da SPIEL.digital 2020
E aí, o que achou do nosso top 10 jogos internacionais mais esperados da SPIEL.digital 2020? Conte pra gente nos comentários a sua lista!
Participe da SPIEL.digital. O evento acontece de 22 a 25 de outubro, totalmente online pelo site. Os cadastros para visitantes acontecem amanhã. Acesse o site e participe.Acompanhe também o pavilhão brasileiro pelo Instagram: @spiel.brazilianpavillion.
Imagens: Board Game Geek.